Análise de Margens é uma das mais importantes atividades de uma Controladoria.
É fundamental que a Direção da Empresa, tenha relatórios que demonstrem margens por produto e por cliente, logo nós primeiros dias subsequentes ao mês ter terminado.
Até no máximo até o quinto dia útil, após os meses terem sido encerrados as margens obtidas devem ser disponibilizadas e analisadas pela Controladoria.
Margens devem ser comparadas com períodos anteriores e com os porcentuais planejados, ou seja aqueles que foram considerados nos orçamentos de vendas.
Acompanhar margens planejadas e comparar com as realizadas é função da Controladoria. Se a margem considerada na Venda não se realiza é importante entender o motivo.
ÍNDICE DA MARGEM DE LUCRO BRUTO
O excelente site " The Stretegic CFO" destaca:
" O índice da margem de lucro bruto , também conhecido como margem bruta , é o índice da margem bruta expressa como um percentual das vendas . A margem bruta, por si só, indica quanto lucro uma empresa obtém após pagar seu Custo dos Produtos Vendidos . É uma medida da eficiência de uma empresa no uso de suas matérias-primas e mão de obra durante o processo produtivo . O valor da margem de lucro bruto varia de empresa para empresa.
Fórmula da relação da margem de lucro bruto
Margem de lucro bruto = lucro bruto ÷ receita total
Ou = ( receita - custo dos produtos vendidos ) ÷ receita total"
As análises de Margens se dão em vários níveis.
NIVEL MACRO
Em primeiro lugar temos o nível macro que equivale à margem praticada na empresa toda.
NÍVEL MICRO OU ANALÍTICO
Depois mediante a funcionalidade "Drill Down" ou "Drill Trough" poderemos obter detalhes de margens por produtos e por clientes.
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