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segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Boas atitudes podem fazer diferença na carreira profissional

Encontrei uma postagem simples mas não por isso pouco importante. Ao longo da minha vida profissional tenho visto muitos profissionais com atitudes inadequadas. Na realidade não estamos livres de vez ou outra nos surpreendermos com nossas atitudes no trabalho, então devemos ficar atentos. Por outro lado, jovens profissionais que se iniciam no mercado de trabalho devem ficar ainda mais atentos porque estes tendem a encontrar ambientes muitas vezes não adequados ao seu desenvolvimento profissional.

Vou começar  a postar algumas dicas para jovens profissionais que querem se desenvolver profissionalmente. Jovens profissionais devem ficar cientes de que atitude é tudo no campo profissional, e se ele quer ser um supervisor ou gerente deve começar a parecer assim no seu meio profissional.

Fonte:



Construir uma carreira profissional sólida é o que todas as pessoas querem. Mas além da formação e da qualificação adequada, quem busca ascensão profissional de forma ética e responsável precisa ficar atento a algumas regras de comportamento no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas simples que podem fazer a diferença na carreira. Confira:
1. Use roupas discretas, mesmo que o ambiente de trabalho não seja exactamente formal. As mulheres devem evitar roupas decotadas;
2. Respeitar e cumprimentar os colegas, independente do cargo, além de demonstrar educação, são expressões de companheirismo no trabalho. Evite também falar alto e usar palavras de baixo calão;
3. Não ouça música em volume alto, pois pode atrapalhar a concentração dos que estão a sua volta;
4. Procure deixar os problemas pessoais em casa, para que eles não atrapalhem o seu desempenho profissional e também para não ocupar o tempo dos colegas durante o horário de trabalho;
5. Evite mexericos sobre atitudes de outros funcionários, sejam elas pessoais ou profissionais, inclusive sobre as chefias. Você pode passar a impressão de que se acha mais qualificado que o chefe;
6. Não seja oportunista, utilizando-se de privilégios de sua função para tirar proveito de alguma situação. Isso é muito mal visto no mercado de trabalho;
7. A sociabilidade, a atenção e a paciência são também comportamentos esperados de um bom profissional, que deve saber ouvir e não se envergonhar de pedir opinião aos colegas;
8. Seja pontual, pois chegar atrasado ao trabalho, a alguma reunião ou até mesmo não estar preparado para uma apresentação pode comprometer a sua imagem;
9. Exerça sua função com ética, responsabilidade e competência, pois estes são os principais instrumentos para construir uma carreira sólida.
Acções do Documento

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Se aprovado novo CPC no dia 30 de novembro, mediações poderão ser feitas por profissionais de diversos segmentos

Com nova Lei, advogados perdem exclusividade na função de mediadores

 Próxima terça-feira, dia 30 de novembro, o projeto de Lei nº 166/2010, do novo Código de Processo Civil (CPC), será votado pelo Senado. O novo projeto traz dentre algumas modificações e importantes alterações para Arbitragem e Mediação com a finalidade de aliviar o Poder Judiciário. Pelo novo texto, os advogados perdem exclusividade nas Mediações envolvendo processos extrajudiciais e profissionais como: contadores, administradores, e outros poderão exercer legalmente a função de mediadores.

Segundo a advogada Ana Luiza Isoldi, mediadora da SP Arbitral e Presidente da Comissão de Mediação do Conima-Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, esse projeto prevê uma mudança radical no perfil profissional, dominado pelos advogados. De acordo com o novo Código poderá ser exercido por qualquer profissional, desde que sejam em processos que não há intervenção judicial, no caso da Conciliação e Mediação.

O novo Código, até então em vigor desde 1973, irá beneficiar o trabalho da Mediação com a melhora na prestação dos serviços. “Creio que as exigências na capacitação e na previsão de remuneração dos mediadores implicarão em maior qualidade no serviço, e o incentiva também, ao uso da Conciliação e da Mediação, no âmbito Judicial, como mecanismo de solução de conflitos. A partir dessas mudanças, acredito que o Judiciário poderá ser um importante fomentador do uso da Mediação e Arbitragem”, assegura Ana Luiza.

De acordo com a advogada, a mudança no Código será um caminho viável também para as empresas utilizarem a Mediação e a Arbitragem, cujo uso pode significar efetivamente celeridade e redução de custos. A emenda n° 51 propõe a alteração dos arts. 336 e 338, com a fixação de regras procedimentais e prazos. No caso da Arbitragem, a proposta objetiva evitar o retardamento da análise da convenção de Arbitragem pelo juiz e a necessidade de adiantamento da matéria de defesa perante o Poder Judiciário, mesmo diante de prévio acordo.

Para os processos que envolvem a Arbitragem, algumas alterações também foram sofridas. Uma delas diz respeito ao segredo de justiça, direito assegurado pelo novo Código, a fim de preservar a intimidade das partes, seja para protegê-las da divulgação de seus dados pessoais, seja para preservar segredos comerciais e sigilos profissionais. Outra novidade do CPC é a criação de uma carta arbitral. De acordo com esta emenda, esse instrumento passa a ser um relevante cooperador jurisdicional, pois permite a melhoria das comunicações entre o juízo arbitral e o Poder Judiciário.

Com esse novo projeto alguns avanços no segmento da Arbitragem e da Mediação irão acontecer. Ana Luiza aponta que haverá mais divulgação e informação acerca dessas duas práticas, especialmente para os advogados, que poderão utilizá-las judicial ou privadamente, como uma via válida de acesso à Justiça.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Líderes complicados

A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém. 
Paulo Freire




Quantas vezes vemos bons profissionais (enquanto executantes de tarefas e enquanto comandados), ao serem promovidos a funções de liderança acabaram tornando-se líderes complicados. 

Muitas dessas pessoas até que obtêm algum sucesso, pois costumam entregar resultados, no entanto, com o tempo acabam mostrando o seu lado real.


Líderes complicados existem um muitas organizações e podem apresentar algumas das características que destaco abaixo:


1- São os donos da verdade. Apesar se simularem a prática da democracia, na realidade eles dão sempre a última palavra.
2- Nunca formam sucessores e vão buscar no mercado a maioria de seus principais colaboradores.
3- São mais temidos do que respeitados.
4- Não hesitam em apresentar o trabalho da equipe como se fosse obra exclusiva sua.
5- Não se colocam no lugar do outro e são indiferentes a como os componentes de seu grupo estão se sentindo.
6- Não reconhecem méritos.  
7- Não incentivam a cooperação entre os membros da equipe.
8- São centralizadores e se preocupam em controlar tudo que os funcionários fazem.
9- Não dão feed back à equipe.
10- Não compartilham informações. Divulgam mais informações para pressionar os funcionários do que para informar.
11- Ao se tornarem líderes passam a se julgar superiores aos demais.
12- Nas reuniões não são questionados, pois seus colaboradores sabem que ele não gosta de ser contrariado.

Lógico que ninguém é perfeito, todos escorregam em uma ou outra ocasião, mas devemos estar atentos e conscientes de que a melhor forma de ser um bom líder é ouvindo, respeitando e contribuindo para os colaboradores crescerem. 






quinta-feira, 22 de julho de 2010

SEGUNDA SEM CARNE

Convido todos a participarem e divulgarem a SEGUNDA SEM CARNE.

Você que simpatiza com a ideia de não comer carne, ou mesmo que está diminuindo a quantidade, 
junte-se a muitos que em todas as partes do mundo apoiam essa importante ação.

Conheça o site SEGUNDA SEM CARNE:
http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

Faça sua adesão através do link abaixo:

http://www.svb.org.br/segundasemcarne/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=8&Itemid=9

terça-feira, 8 de junho de 2010

Quer conhecer a verdadeira índole de uma pessoa? A observe ao volante.

Se você quiser conhecer a real personalidade de uma pessoa basta que a observe no trânsito. As pessoas no trânsito tendem a mostrar o que realmente são. Conheço pessoas amáveis, simpáticas e bem vistas, no entanto quando tomam o volante se despem da máscara que ostentam e se mostram como se estivessem disputando uma corrida de formula 1. Querem tomar a frente de todos, cortam por todos os lados, nunca dão passagem, ao contrário se percebem que você precisa mudar de pista, aceleram para você não conseguir.


Alguns fatores agravam ainda mais a complicada situação no trânsito. O policiamento é insuficiente e parece que está mais voltado para a alimentação da industria da multa, do que para educar o motorista. Observando alguns irresponsáveis ao volante, não tenho dúvida em afirmar que são potenciais criminosos, e que se causarem acidentes, devem ser penalizados como criminosos culposos, ou seja, com intenção de cometer o crime.

A grande maioria dos acidentes são causados pelos homens, que são notadamente mais agressivos e violentos também no trânsito. Dentre os homens, causam mais acidentes os jovens, para comprovar isso basta verificar as consequências da insanidade nas estradas, o que é muitas vezes agravado pelo consumo de alcool, os hospitais e necrotérios estão cheios de jovens que não raro pagam com a própria visa ou passam a carregar sequelas para o resto da existência.

A má educação no trânsito independe da classe social, já vi Ferraris a 200 km por hora nas estradas. Algumas motos já passaram por mim como um foguete, quando eu estava a 120 km por hora.  Quando esse tipo de coisa ocorre, me pergunto: onde estão as autoridades? Na realidade eu sei onde estão, estão nos cruzamentos desse trânsito infernal de São Paulo, muitas vezes multando pessoas como eu e você, que se esforçam para fazer tudo direito, mas ao mínimo deslize tomamos mais uma multa.

Pessoas que causaram graves acidentes, matando uns e ferindo gravemente outros, quando condenados o são a penas insipientes. As leis do trânsito são muito brandas para os criminosos do volante e isso contribui para impunidade e manutenção da caótica situação instalada.

Vejam http://www.gazetadopovo.com.br

Sou de opinião que pessoas que dirigem a 200 por hora nas estradas deveriam ser presas, e a pena deveria ser inafiançavel. Se temos tantos problemas no trânsito, isso é por falta de educação dos motoristas, mas é principalmente por falta de controle, policiamento efetivo e de leis rígidas que sejam realmente aplicadas.

As estradas como a Castelo Branco por exemplo, deveriam ser monitoradas por cámaras 24 horas por dia, e disporem de helicópteros para capturar e colocar atrás das grades os loucos do volante.

Não acredito que o povo brasileiro seja pior que os dos outros países, mas acredito que quem deveria legislar, controlar, policiar e dar segurança no trânsito para a população não faz a sua parte. Por isso uma meia duzia de loucos ao volante continuam pondo em risco as próprias e também as nossas vidas.

Concordo com a ABETRAN ao citar que o trabalho é da sociedade em geral e não apenas do governo. Somente com a união de forças e por meio da educação se poderá alcançar um trânsito pacífico, com menos mortes e com mais cidadãos conscientes, isto é, que prezam pela vida .

Enquanto isso, eu e você vamos continuar fazendo a nossa parte e esperando por dias melhores. Colocar o problema sobre a mesa, cobrar medidas mais efetivas das autoridades e apoiar entidades como a ABETRAN são ações recomendáveis.

Vejam o link abaixo dessa organização cuja inciativa deve ser apoiada e divulgada.







Bem Vindo a ABETRAN
ABETRAN - 08-Jun-2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Alguém já disse que te ama hoje?

                                                                                                                                                                      
Certas expressões como obrigado, desculpe, por favor, disponha e amo você, acompanhadas ou não de um gesto, fazem uma diferença extraordinária para o bem estar e a autoestima das pessoas. O melhor é que dizer isso não custa nada. É só dizer!
Alguém já disse que te ama hoje? é um livro para sua cabeceira. Nele, os consultores Albigenor e Rose Militão extrapolam os moldes do “livro de auto-ajuda” e, através de textos curtos, simples e objetivos – mas extremamente sensíveis, nos dão valiosos conselhos sobre o amor.
Muitos já tentaram explicar ou entender o amor. Outros tantos procuraram defini-lo. Nesta obra, porém, os autores fogem das especulações vãs de justificar esse nobre sentimento e conseguem mostrar que o mais importante é gerá-lo dentro de si e transmiti-lo ao próximo. Suas várias formas de expressão e demonstração devem estar presentes desde o âmbito profissional até o mais intimo toque pessoal. Afinal, o objetivo da vida é ser feliz!
Público-Alvo: Um livro que se propõe simplificar a vida e oferece a solução universal para todos os problemas: o amor.
Autores: Albigenor Militão é psicólogo, consultor de processos humanos organizacionais, na área de T&D, com especialização em Dinâmica de Grupo, Gestalt-terapia e SH. É consultor nacional do programa “Sebrae Ideal” (Aperfeiçoamento de Lideranças Empresariais), CDL-Fortaleza, Senac-CE e Sebrae-CE. É diretor da Imagem Domínio.

Rose Militão é assistente social, com especialização em Dinâmica de Grupo, publicitária e diretora comercial da Imagem Domínio. É facilitadora de workshops de Mudanças Organizacionais. Tem mais de 10 anos de experiência com sensibilização e acompanhamento de grupos familiares.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 34,90

ISBN: 978-85-7303-741-8

Número de Páginas: 168

Formato: 16 X 23 cm

sábado, 24 de abril de 2010

FUNCIONÁRIO MOTIVADO PRODUZ ATÉ 50% A MAIS

Investir na qualidade de vida do colaborador é ótima estratégia para garantir um bom trabalho e realização profissional

Que um bom rendimento no trabalho está ligado com a motivação que o colaborador tem, não é novidade. O que muitas empresas ainda não perceberam é que investir na qualidade de vida do funcionário é muito mais que um gasto, é um investimento, no qual o retorno é visível e rápido.


Após consultar 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 delas brasileiras, a consultoria Right Management concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Segundo estudos, recompensas salariais não é o único fator decisivo para satisfazer um trabalhador, e sim, recompensas sociais, simbólicas e não materiais.

Um dos cases mais conhecidos é da empresa Google, que está no mercado desde 1998, e por vários anos, foi considerada a melhor empresa para se trabalhar, segundo análises realizadas pelo GPTW (Great Place to Work), instituto americano responsável pela realização de pesquisas focadas na motivação dos colaboradores de empresas que atuam em diversos segmentos. O GPTW realiza avaliações de acordo com os pilares que o instituto acredita serem características atraentes para a força de trabalho, como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. O Google coloca os funcionários em primeiro lugar quando se trata do dia-a-dia em seus escritórios. Há o investimento em benefícios adicionais como academias de ginástica, salas de massagem, área para entretenimento e lanchinhos no meio da tarde para garantir a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores, e assim, aumentar a produtividade.

A Injoy Blend, empresa brasileira, realiza ações específicas de marketing de resultados e possui programas para motivar equipes no ambiente de trabalho. São várias divisões: Dentro do Injoy SPA tem-se o Programa de Endomarketing que tem o objetivo promover a motivação dos colaboradores e garantir o compromisso com a empresa, focar nos objetivos e valores. São realizadas atividades para alinhar a visão e missão da empresa, organização de comunicação interna, projetos para incentivo, etc. Outra opção muito utilizada é o Programa Qualidade de Vida que propõe o bem estar tanto físico quanto psicológico do funcionário, realizando ginástica laboral, massagens terapêuticas, ginástica funcional, pilates, ioga, programa de nutrição e eventos sobre qualidade de vida. São medidas simples que podem garantir o sucesso da empresa e o bem-estar dos colaboradores.

No Injoy Experience, o marketing interativo, que contribui para o relacionamento inter-pessoal, reforço de lideranças, desenvolvimento de novas competências e melhora do clima organizacional. As experiências são organizadas de acordo com a necessidade da empresa. Veja alguns exemplos:


· Dia radical - Esportes radicais out company
· Caça ao tesouro - Atividade de lógica e espírito de equipe
· Chef de cozinha por um dia - Desenvolvimento de competências
· Dia do bem - Visita à pessoas especiais

Caminhamos para uma sociedade em que grande parte dos profissionais são trabalhadores do conhecimento, que não requerem controles de horários e tarefas, mas sim estímulos à criatividade. Por isso as pesquisas de clima são um guia valioso para diagnosticar o ambiente, planejar ações de gestão de pessoas e medir o progresso conseguido.

Conheça mais sobre os serviços da Injoy através do site www.injoy.com.br

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