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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

RECURSOS HUMANOS - UMA ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL - PESQUISA TOWERS WATSON

Pesquisa da Towers Watson realizada com 133 grandes empresas dos mais diversos segmentos identificou as tendências e melhores práticas em gestão de talentos, a partir da análise sobre as principais ações - modelo de competências, avaliação de desempenho, avaliação de potencial, ações de treinamento e desenvolvimento e retenção de talentos -, bem como as perspectivas de mercado na América Latina.


Segundo a consultora sênior Jucila Gosling, responsável pelo estudo, "na medida em que os negócios evoluem e se expandem, os RHs enfrentam desafios cada vez mais complexos, decorrentes da globalização e da competição crescentes, e a gestão de talentos torna-se uma prática essencial para apoiar os líderes na sua atração e retenção como forma de gerar diferencial competitivo e contribuir para a longevidade da organização".


As principais conclusões do trabalho foram:

- Práticas de Gestão de Talentos difundidas e atingindo maturidade;
- A crise não afetou a maioria das práticas de gestão de talentos. Apenas parte das empresas realizou reduções nos investimentos e ações em treinamentos; e
- Integração das práticas segue como o grande desafio ainda não alcançado.

Dentre as principais tendências, destacam-se:

- Preocupação em realizar ações individualizadas e diferenciadas para reter os talentos;
- Ações efetivas para absorver e melhor aproveitar a nova geração de profissionais; e
- Planos de retenção, sucessão e programas de coaching e mentoring;

A Towers Watson é uma empresa global líder em serviços profissionais que auxilia as organizações a melhorar seu desempenho através do gerenciamento efetivo de pessoas, finanças e riscos. Com 14.000 colaboradores, oferecemos soluções nas áreas de benefícios para empregados, talentos e recompensas, gerenciamento de risco e capital.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BIOTECNOLOGIA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

Se existem prioridades para o planeta temos considerar como prioridade zero as questões relativas ao meio ambiente. Temos que divulgar e promover ações que contribuam para o equilibrio e recuperação do meio ambiente. Será que ainda dá tempo? Nesta virada de ano assistimos algumas manifestações climáticas terríveis que podem ser apenas a ponta do iceberg.

O estrago ao meio ambiente está feito e continua a ocorrer. A conta pelo que tudo indica já começou a ser cobrada pela natureza.

A utilização de fontes renováveis de matérias primas é uma necessidade e deve ocorrer de forma a respeitar o meio ambiente, contribuindo e convivendo em harmonia com a fauna e flora. A Biotecnologia é uma das ferramentas contra o aquecimento global. Espero que esse setor encontre apoio do governo e políticas tributárias que contribuam para a viabilização dessas tecnologias.

Abaixo destaco interessante reliese publicado:

BIOTECNOLOGIA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

A Conferência do Clima em Copenhague (Dinamarca) reforça a urgência de novos caminhos na redução da emissão de gases poluentes e atitudes que diminuam as agressões ao meio ambiente. Nessa nova empreitada, empresas recém-criadas em São Carlos (a 230 km de São Paulo) buscam na Biotecnologia as respostas para esse desafio.

A Biomater é uma dessas empresas. Ela produz matérias-primas obtidas de fontes agrícolas renováveis para a indústria de embalagens sustentáveis. A companhia fabrica e fornece granulados à base de milho, batata e mandioca para a fabricação de artefatos plásticos e embalagens. A empresa aposta no crescimento do mercado internacional por matérias-primas de origem biológica, em substituição aos plásticos convencionais de origem fóssil.

A Vitrovita é outro exemplo que nasceu das experiências de universitários nos laboratórios da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da USP com pesquisas em biotecnologia. A empresa desenvolveu um produto para tratamento da hipersensibilidade dentária que já se encontra em processo de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Synbeeosis também traz inovações biotecnológicas para o mercado. A companhia criou um produto para retirada de óleo da água em acidentes de derramamento. "É um material hidrofóbico, que rejeita a água e absorve o petróleo", explica Cláudio Dezidério, diretor da empresa. O Canadá é o maior exportador de um produto similar, mas que absorve quantidade menor do petróleo. "Nosso produto absorve até 40 vezes mais do que seu peso, desde que mesclado a alguns outros produtos", ressalta Dezidério. A Synbeeosis tem ainda outros produtos, como uma urna funerária que evita a contaminação do meio ambiente, e placas hidropônicas com novos materiais. "O caminho não é o reciclável, mas o compostável", aponta o empresário.

E-mail : edmir@libris.com.br

domingo, 3 de janeiro de 2010

PROJEÇÕES GERAIS FECOMERCIO 2010 PARA PIB, IPCA E CÂMBIO

Abaixo destaco reliese da FECOMERCIO, particularmente acredito num crescimento de PIB superior a 5%, podendo superar 6%, isso se não ocorrerem acontecimentos internacionais que remetam a novo agravamento da crise mundial que ainda não está resolvida.

Dentro de três cenários possíveis (provável, otimista e pessimista), a Fecomercio analisa alguns indicadores da economia brasileira, acreditando que o ano de 2010 será bastante positivo:

Produto Interno Bruto (PIB)

A projeção provável para a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) está entre 4,5% e 5%. No cenário otimista a perspectiva de aumento é de 6% e o pessimista de 3,5%.

A assessoria econômica da Fecomercio explica que há elementos para acreditar na expectativa de crescimento provável (entre 4,5% e 5%). Em primeiro lugar porque o País está crescendo a taxas maiores do que a média do ano de 2009. Em segundo, porque indicadores apontam para a manutenção do consumo e retomada do crescimento mais robusto do volume de crédito, portanto haverá estímulo para que a oferta se prepare para um futuro promissor.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

O cenário provável é de que a inflação fique em 4,5%. Os mais otimistas acreditam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 4% e os pessimistas, 5,5%.

Segundo os analistas da Fecomercio, o cenário provável é o que tem 90% de chance de acontecer, já que o Banco Central tem se esforçado para manter a inflação dentro da meta. "Assim como o otimista, o quadro pessimista ocorre de um fato extraordinário, mas negativo, como, por exemplo, uma explosão do preço do petróleo ou uma guerra, fatos que o Banco Central não consegue resolver sozinho."

Câmbio

A expectativa mais provável é que a taxa de câmbio (valor do Real em relação ao Dólar) termine 2010 em R$ 1,80. A mais otimista é de R$ 1,75 e, a pessimista, de R$ 2,20.

Sobre a Fecomercio

A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa 152 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 600 mil empresas e respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

ALINHAMENTO CONTÁBIL: NOVOS AVANÇOS - POR EDUARDO POCETTI

Ano novo, vida nova, regras novas para as auditorias... A partir de janeiro de 2010, entram em vigor 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA).

Isso significa que os auditores brasileiros devem, obrigatoriamente, a partir do ano que vem, rever seus procedimentos para se adaptarem às práticas internacionais de auditoria, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Essas regras não constituem novidade para as maiores firmas de auditoria do Brasil. Justamente porque possuem clientes internacionais, essas empresas já se valem de uma metodologia de trabalho abrangente, conservadora e alinhadas aos parâmetros globais.
Aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, as novas regras são uma tradução, com poucas adaptações, das International Standard on Auditing (ISA), editadas pelo International Auditing and Assurance Standards Board (comitê responsável pelas normas internacionais de auditoria). Para chegarem ao formato final, os auditores responsáveis pela edição brasileira trabalharam duro: além de seguirem o estabelecido pelo IAASB, tiveram que submeter as propostas a audiências públicas e realizar ajustes a partir das modificações sugeridas. O processo todo se prolongou por aproximadamente dois anos.

Vale lembrar que as 38 novas normas serão aplicadas aos trabalhos iniciados em 2010, e as auditorias que ainda não seguem as diretrizes mundiais precisam se apressar para poderem dar conta do recado. Como as normas internacionais (ISA), conhecidas no Brasil pelas siglas NBC TA e NBC PA, são mais rigorosas e requerem uma estrutura maior por conta das exigências inerentes à execução dos trabalhos, o desafio tende a ser bastante significativo para as firmas de pequeno porte e para os auditores autônomos.

Uma coisa é certa: o principal beneficiado com tudo isso será o público formado por investidores, bancos, órgãos reguladores e governos, que se utiliza dos pareceres dos auditores independentes. E, principalmente, a uniformização de normas será positiva para o País, que está agregando mais um diferencial favorável à atração de investimentos.

* Eduardo Pocetti é CEO da BDO, quinta maior empresa de auditoria no Brasil e no mundo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SETOR PÚBLICO SE ADEQUA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

Presidente Lula assina decreto que organiza o Sistema Federal de Contabilidade e consolida o processo de convergência contábil conforme orientações estratégicas do Conselho Federal de Contabilidade


Um importante passo foi dado na consolidação do novo arcabouço conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público com institucionalização no âmbito da União, do Sistema de Contabilidade Federal, possibilitando ao País a adequação do setor público às Normas Internacionais de Contabilidade, por meio do decreto nº 6.976, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de outubro de 2009, que dentre outras medidas, trata das atribuições e objetivos do referido Sistema de Contabilidade, ratificando o processo de convergência aos padrões internacionais, conforme estabelecido no artigo 4º do presente decreto.

O Conselho Federal de Contabilidade - CFC iniciou o movimento no setor privado, quando instituiu o Comitê Gestor de Convergência, em 2007, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da reforma contábil e de auditoria que resulte em uma maior transparência das informações financeiras, utilizadas pelo mercado, bem como, no aprimoramento das práticas profissionais no âmbito do setor privado e do setor público.

Segundo Paulo Henrique Feijó, coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, este foi o primeiro passo para a convergência no setor público: "Depois que o CFC criou o Comitê, o governo pegou carona nesse processo e despertou para a necessidade da convergência contábil, notando sua importância para o País. O presidente está agora finalizando o processo para que o setor público busque a convergência aos padrões internacionais, visando editar normativos e adotar procedimentos viáveis à economia pública", constata Feijó.

"O decreto assinado é de grande relevância para a Contabilidade, que ficou mais de 40 anos atuando por meio da Lei 4.320/64. Os demonstrativos contábeis do setor público, alinhado com as normas brasileiras de Contabilidade do setor público, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, trazem a este atual momento uma sinergia entre um órgão de classe e o governo", afirma o coordenador Paulo Henrique Feijó .

No ano passado, a portaria 184 do ministro da Fazenda, Guido Mantega, já estabelecia as diretrizes para que a Secretaria do Tesouro Nacional trabalhasse no processo de convergência entre os padrões brasileiros, estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade e as Normas Internacionais do Setor Público (Ipsas em inglês). Para Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC, este decreto é um marco para o País: "A portaria do Ministério da Fazenda, deu início ao processo que, agora, com o decreto nº 6.976 da Presidência da República, permite que o setor público se adeque às Normas Internacionais e se encaminhe para o processo de transparência que a Contabilidade mundial necessita. Considero, portanto, que este é um avanço para o Brasil", comemora a presidente do CFC.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CRC SP REALIZARÁ ELEIÇÃO ONLINE: MODERNA, RÁPIDA E PRÁTICA

Exemplo de modernidade, a Eleição Online CRC SP 2009 será realizada entre os dias 29 de outubro (a partir das 10h) e 12 de novembro de 2009 (até as 18h) para a renovação de dois terços dos conselheiros que irão compor o plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

O voto é obrigatório para os Contabilistas registrados no CRC SP, com exceção de quem possui Registro Secundário. No entanto, somente aqueles em situação regularizada e sem débitos na entidade estarão aptos a votar. Para profissionais com mais de 70 anos, o voto é facultativo. Realizada, exclusivamente, pela internet, a eleição oferece a praticidade de votar pelo Portal do CRC SP (www.crcsp.org.br).

Na sede do CRC SP e nas delegacias da entidade, durante o horário de expediente, haverá computadores à disposição dos profissionais contábeis. Para votar, o Contabilista deverá acessar o Portal e digitar seu número de registro e a senha do CRC SP enviada pelos Correios.

Para facilitar ainda mais, o Conselho sugere aos profissionais que participem da Eleição Experimental, de 13 a 19 de outubro, com candidatos fictícios, para eliminarem eventuais dúvidas. Assim, no momento da votação oficial, o processo será mais rápido para todos.

Eficiente e aprovado com sucesso em eleições anteriores, o processo de votação da Eleição Online CRC SP 2009 conta com um cronograma completo do procedimento a ser realizado por todos os Contabilistas registrados. As informações também podem ser visualizadas no Portal do CRC SP.

Justificativas - O Contabilista que, por algum motivo, não conseguir votar, deverá apresentar sua justificativa no prazo máximo de 30 dias, contados a partir de zero hora de 13 de novembro de 2009.

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