Muitas empresas fazem uma análise e mesmo com o câmbio elevado concluem que vale a pena importar.
Os cálculos da formação dos custos de importação são simples embora tenha muitos componentes e você pode baixar uma dessas planilhas de composição dos custos da importação na Internet.
Suponha que você paga localmente 1000 reais e o importado e é estimado que depois de todas as taxas, impostos, fretes, armazenagem e tudo mais fica em 700 reais.
Então começa o processo de troca do item nacional pelo item importado. Mas alguns detalhes não costumam ser levados em conta. A seguir seguem alguns:
- Os pagamentos das importações em geral precisam ocorrer antecipadamente, o que provoca grande impacto no fluxo de caixa
- Para minimizar custos é necessário importar grandes volumes, o que por acarreta um grande aumento dos estoques
- Perde-se a flexibilidade que os fornecimentos locais propiciam e no caso de problemas de planejamento e outros fatores que requeiram compras emergenciais, enormes custos adicionais são incorridos por fretes aéreos e outros custos.
Outros elementos podem ocorrer mas esses citados são suficientes para mais que compensar certas situações aparentemente favoráveis.
No final o que parecia uma solução se torna um problema, ou mesmo ainda que economicamente haja vantagem, é preciso monitorar importação a importação e comparar os custos previstos com os reais. Uma análise muito detalhada é essencial.
Veja também:
http://professorari.blog.br
Explore o mundo da Controladoria, Custos e Contabilidade Gerencial no Blog do Professor Ari. Descubra insights sobre Gestão, Ética e Liderança com o Mestre em Contabilidade e Finanças, Professor de Graduação e MBA, Consultor e Palestrante. O blog aborda temas especializados e é uma ótima opção para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nessas áreas. O Professor Ari, com sua vasta experiência e expertise, compartilha conteúdo valioso e praticada nas melhores empresas.
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sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Custo de importação - Fique de olho nele
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
O Bloco K foi prorrogado para faturamento abaixo de 300 milhões
BLOCO K PRORROGADO
Diário Oficial da União: 08/10/2015
BLOCO K PRORROGADO: Publicado no Diário oficinal da União de hoje (08/10/2015) o escalonamento da obrigatoriedade de entrega do bloco K.
Segue abaixo texto extraído e link da publicação:
“AJUSTE SINIEF 8, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015
Altera o Ajuste SINIEF 02/09, que dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital – EFD. O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ e o Secretário da Receita Federal do Brasil, na 158ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, realizada em Florianópolis, SC, no dia 2 de outubro de 2015, tendo em vista o disposto no art. 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), resolvem celebrar o seguinte AJUSTE
Cláusula primeira Fica alterado o § 7º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF 02/09, de 3 de abril de 2009, com a redação que se segue:
Adquira nossos Ebooks e Artigos a partir de R$ 1,00 real
Ajudem a manter nossos blogs e a ajudar aos animais
Depósito em qualquer um dos Bancos
“§ 7º A escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque será obrigatória na EFD a partir de:
I – 1º de janeiro de 2016:
a) para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00;
b) para os estabelecimentos industriais de empresa habilitada ao Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof) ou a outro regime alternativo a este;
II – 1º de janeiro de 2017, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$78.000.000,00;
III – 1º de janeiro de 2018, para: os demais estabelecimentos industriais; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os estabelecimentos equiparados a industrial.”
Diário Oficial da União: 08/10/2015
BLOCO K PRORROGADO: Publicado no Diário oficinal da União de hoje (08/10/2015) o escalonamento da obrigatoriedade de entrega do bloco K.
Segue abaixo texto extraído e link da publicação:
“AJUSTE SINIEF 8, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015
Altera o Ajuste SINIEF 02/09, que dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital – EFD. O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ e o Secretário da Receita Federal do Brasil, na 158ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, realizada em Florianópolis, SC, no dia 2 de outubro de 2015, tendo em vista o disposto no art. 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), resolvem celebrar o seguinte AJUSTE
Cláusula primeira Fica alterado o § 7º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF 02/09, de 3 de abril de 2009, com a redação que se segue:
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“§ 7º A escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque será obrigatória na EFD a partir de:
I – 1º de janeiro de 2016:
a) para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00;
b) para os estabelecimentos industriais de empresa habilitada ao Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof) ou a outro regime alternativo a este;
II – 1º de janeiro de 2017, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$78.000.000,00;
III – 1º de janeiro de 2018, para: os demais estabelecimentos industriais; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os estabelecimentos equiparados a industrial.”
terça-feira, 6 de outubro de 2015
Palestras para Universidades, Escolas, ONGs e PME´s
Atenção
Palestras grátis em ONG´s, Universidades e Colégios.
Baixo custo em PME´s
Levo experiência de mais de 40 anos no mundo corporativo e 20 anos como lecionando em cursos de Administração, Economia e Contabilidade.
Palestras sobre:
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Palestras sobre:
•Gestão
e liderança,
acima de tudo com ética
•Evitando
desperdício,
reduzindo
custos e trazendo lucro.
•Boas
práticas em vendas ,
sem elas o fracasso é certo
•Motivação
e qualidade de vida
no trabalho.
Sim, é possível!
•Postura
de prossionais
de alto desempenho.
•Controladoria
de negócios.
Cuidado com a falta de controle.
•Controladoria
de fábrica.
Nem sempre o que parece é!
•Ferramentas
de gestão.
Para o sucesso do seu negócio.
•Custos
na prática.
A realidade é mais embaixo.
•Relacionamento
no trabalho.
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Palestras
Planejamento Estratégico - Dicas para a elaboração
sábado, 3 de outubro de 2015
CPC PME - Norma Contábil para Pequenas e Médias Empresas
Pequenas e Médias Empresas tem o procedimento contábil simplificado conforme o
CPC PME (R1) - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas com Glossário de Termos
Abaixo encontre o link do procedimento completo e ao final do procedimento encontre o Glossário de Termos.
Demonstrativos Contábeis devem de PME devem estar em conformidade com esse CPC.
O CPC PME possui cerca de 240 páginas, mas para aqueles que acham muito eles facilitam a aplicação das normas contábeis para PME, pois o CPC´s originais para as demais empresas possuem mais de 1600 páginas.
Nas PME´s não estão incluídas • Bancos, cooperativas de crédito, seguradoras
• Fundos mútuos e bancos de investimentos
• Sociedades de grande porte.
No CPC PME
Não é permitida a reavaliação de ativos;
Não há reavaliação de intangíveis;
Itens que terão tratamento idêntico tanto nas PME
quanto nas companhias abertas
• Estrutura conceitual da contabilidade
• Disponibilidades, Contas a Receber, Estoques, Ativos
Especiais e Despesas antecipadas
• Ativo Diferido – não existe nas normas internacionais e
deverá ser mantido apenas até sua total amortização
• Fornecedores, Empréstimos e Financiamentos (exceto pelos
juros capitalizados para ativos qualificáveis), Impostos a
Pagar e Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
• Concessões
• Combinação de Negócios, Fusão, Incorporação e Cisão
• Transações entre Partes Relacionadas
Itens acima do link: http://www.crc-ce.org.br/crcnovo/files/CRC-CE-PME_Ariovaldo.pdf
Vejam o CPC PME completo em:
Outros pontos importantes do CPC PME:
(a)
a entidade avalia o ativo imobilizado pelo menor valor entre o custo
depreciado e o seu valor recuperável;
(b)
a entidade avalia estoques pelo menor valor entre o seu custo e o preço
de venda estimado menos despesas para completar a produção e vender;
(c)
a entidade reconhece a perda por redução ao valor recuperável
relacionada a ativos não financeiros que estão em uso ou mantidos para venda.
A maioria dos passivos que
não são passivos financeiros é mensurada pela melhor estimativa da quantia que
seria necessária para liquidar a obrigação na data das demonstrações contábeis.
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CPC,
CPC PME,
Norma Contábil
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Grandes mudanças nas normas contábeis no Brasil
A partir de 2009 profundas mudanças ocorreram nas normas contábeis.
Imprescindível para o profissional de contabilidade é acompanhar uma autêntica revolução que está ocorrendo no Brasil.
Ministrando durante alguns anos aulas de contabilidade internacional, tive a oportunidade de antecipar para alunos algumas abordagens pouco conhecidas até hoje.
Me recordo que estudamos exaustivamente dentre outras a figura do Fair Value que é uma grande inovação na contabilidade, e que faz com que o antigo e desgastado princípio contábil do custo histórico perca espaço, possibilitando assim à contabilidade revestir-se como elemento de avaliação econômica.
Para o contador e estudante de ciências contábeis, bem como para outras áreas profissionais que interajam com a contabilidade é fundamental acompanharem o que está ocorrendo. Abaixo destaco alguns links importantes.
Mas vejo que muitos contadores e escritórios de contabilidade têm apenas uma preocupação fiscal com os demonstrativos financeiros e não se preocupam em adequar os demonstrativos aos padrões contábeis vigentes.
Vejam também:
http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos
http://www.cvm.gov.br/
http://www.ibracon.com.br/noticias/destaque.asp?identificador=3243
Imprescindível para o profissional de contabilidade é acompanhar uma autêntica revolução que está ocorrendo no Brasil.
Ministrando durante alguns anos aulas de contabilidade internacional, tive a oportunidade de antecipar para alunos algumas abordagens pouco conhecidas até hoje.
Me recordo que estudamos exaustivamente dentre outras a figura do Fair Value que é uma grande inovação na contabilidade, e que faz com que o antigo e desgastado princípio contábil do custo histórico perca espaço, possibilitando assim à contabilidade revestir-se como elemento de avaliação econômica.
Para o contador e estudante de ciências contábeis, bem como para outras áreas profissionais que interajam com a contabilidade é fundamental acompanharem o que está ocorrendo. Abaixo destaco alguns links importantes.
Mas vejo que muitos contadores e escritórios de contabilidade têm apenas uma preocupação fiscal com os demonstrativos financeiros e não se preocupam em adequar os demonstrativos aos padrões contábeis vigentes.
Vejam também:
Escritórios de contabilidade. É preciso inovar.
http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos
http://www.cvm.gov.br/
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Mais de 2 milhões de acessos - Blogs do Ari
O blog do Professor Ari ( blog profissional ) www.blogdoprofessorari.blogspot.com e o blog Saúde Completa www.saudecompleta.blogspot.com já tiveram mais de 2 milhões de acessos.
São mais de 1000 postagens.
Compartilhem e ajudem a divulgar. O objetivo é prestar informação de qualidade.
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domingo, 27 de setembro de 2015
A Controladoria e Manual de Procedimentos
Fonte: Ebook Papo de Controller
Manuais
de Procedimentos
Um bom manual de procedimentos deve
ser claro e conter passo a passo como devem ser executadas as principais
atividades da empresa. Os manuais também contribuem para a avaliação dos
processos e atividades a que dizem respeito.
O simples fato de documentarmos
alguns processos através de manuais de procedimentos não raro evidencia
necessidades de tais atividades e processos serem melhorados, ou até mesmo
eliminados (processos discricionários ), outras vezes os processos avaliados
são terceirizados ( outsourcing ).
As normas e os procedimentos não
devem representar uma camisa de força, mas sim um importante elemento de
apoio para a operação da empresa.
Uma vez estabelecidos os
procedimentos não significa que os mesmos sejam imutáveis. Mudanças, melhorias alterações
deverão ocorrer sempre que necessário porem de forma coordenada e organizada.
Fluxogramas das principais rotinas
devem fazer parte dos procedimentos. Para a elaboração dos fluxogramas poderão
ser usadas algumas ferramentas específicas ou até mesmo ser usado o processador
textos tipo WORD.
Quanto mais padronizada e normatizada
uma empresa maior a possibilidade de descentralização e delegação. Algumas
grandes empresas são altamente padronizadas. Exemplo: Mc Donalds e tantas redes
de franquias que conhecemos.
Pior do que não possuir um manual, é
ter e não respeitá-lo, ou ainda ter e frequentemente serem autorizadas inúmeras
exceções pelos níveis de comando da organização.
Quanto mais técnica e profissional a
administração da empresa, maior a tendência de ter elevado grau de normatização
e padronização na empresa. Elevado grau de normatização não significa uma
imensa quantidade de normas e procedimentos. Ao se elaborar um manual é muito
importante capacidade de síntese.
Ø Manuais enormes são convite ao
descumprimento. As normas devem ser sucintas e objetivas.
Observação: O Manual da Contabilidade de uma empresa multinacional
européia onde atuei tinha e creio que ainda tem cerca de 700 folhas, o que
demonstrava um certo exagero e por vezes dificultava o cumprimento das normas
definidas.
Alguns exemplos de manuais:
ü - Manual Contábil;
ü - Manual de Custos;
ü - Manual da Qualidade;
ü - Manual de Procedimentos dos
diversos departamentos.
A dependência que as empresas possuem
em relação a alguns funcionários que se tornam insubstituíveis é indicador de
problema de gestão, bons manuais de procedimentos colaboram para que essa
situação seja evitada. A elaboração de manuais de procedimentos com o registro
criterioso e atualizado das principais rotinas da empresa contribui para a boa
gestão.
Ariovaldo Lopes da Silva –
Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas. arilopes@folha.com.br
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Palestras
sábado, 19 de setembro de 2015
Para que serve o sistema de custos de sua empresa?
Em muitas empresas o sistema de custos serve quando muito para valorizar os estoques.
O pior é que gestores usam sistemas de custos medíocres para formação de preços e para tomada de decisões relevantes.
Aliás, para tomar decisões relevantes até um bom sistema de custos pode não ser usado adequadamente.
Conheço empresa que com base em seu "razoável" sistema de custos resolveu eliminar alguns produtos de baixa margem. Ocorre que os produtos eliminados absorviam importantes custos fixos, que não foram eliminados, assim os produtos que permaneceram tiveram os seus custos aumentados.
Fiz uma postagem no Linkedin ( link abaixo ) onde você encontrará a continuação deste tópico.
Aproveite e se achar válido me adicione como contato no Linkedin, se precisar de email - arilopes@folha.com.br
O pior é que gestores usam sistemas de custos medíocres para formação de preços e para tomada de decisões relevantes.
Aliás, para tomar decisões relevantes até um bom sistema de custos pode não ser usado adequadamente.
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sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Escritórios de contabilidade. É preciso inovar.
Minhas Postagens no Linkedin
15 dicas para controlar ou descontrolar fretes
Passei 40 anos dentro de fábricas, calculando custos, gerindo processos e cuidando de finanças e operações de médias e grandes empresas.
Muito do que se faz nas empresas acaba gerando confusão e tem pouca efetividade como elemento de gestão focada em eficácia, em otimização dos processos e em gastar com inteligência.
O que fazer em tempos de crise?
Desnecessário falar que estamos em crise. Aliás uma crise previsível.
A crise vem sendo agravada pelo cenário externo, mas creditar a crise a isso não é válido pois o país não fez a lição de casa, pelo contrário veio nadando contra a maré e adotando políticas populistas e que colocaram o país nessa difícil situação.
A crise vem sendo agravada pelo cenário externo, mas creditar a crise a isso não é válido pois o país não fez a lição de casa, pelo contrário veio nadando contra a maré e adotando políticas populistas e que colocaram o país nessa difícil situação.
A importância de uma Controladoria forte nas empresas
Efetivamente são as empresas americanas onde eu senti o cargo de Controllermais valorizado. Já nas europeias, são adotadas boas práticas e com frequência grandes corporações chegam a separar a Controladoria Financeira da Controladoria de Negócios.
Os 5 P´s da Organização dos Estoques
Frequentemente me questionam como organizar os estoques de uma empresa.
Uma das melhores formas de organizar uma área de estoques é começar por 5 P´s.
P de pessoas
P de processos
P de procedimentos
P de processamentos
Regra 80 /20. Priorizando o importante
Quando se trata de análise de custos costumo recomendar o uso de uma regra 80 / 20, um pouco diferente da famosa regra 80/20 de Pareto.
Essa regra é simples, todavia é sistematicamente ignorada por muitos catedráticos e por autores de livros assim como pelos executivos e profissionais em geral.
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Palestras e Seminários - Alpha Premium
Controladoria de Negócios
Objetivo
Abordar um abrangente conjunto de análises, controles, indicadores e ferramentas relacionados à Controladoria de Negócios.
Capacitar aos participantes o entendimento da diferença entre a Controladoria Financeira e a Controladoria de Negócios para que possam dar o melhor suporte às áreas de Negócios.
Disponibilizar amplo conteúdo para reforçar a visão sobre gestão e controle de informações, processos, procedimentos, sistemas e ferramentas de gestão.
Contribuir para o alcance das melhores práticas em Controladoria, possibilitando aos gestores apoio competente e eficaz da área de Controladoria.
Proporcionar uma seleção de tópicos única e com abordagem diferenciada de tudo que existe no mercado.
Palestra: Gestão e Liderança acima de tudocom Ética
Palestras repletas de exemplos que foca como exercer uma LIDERANÇA FORTE e ter uma POSTURA ADEQUADA.
Professor Ari
Professor Ari
Teve mais de 500 subordinados, respondeu para mais de trinta superiores diretos e mais de uma centena indiretos, teve mais de 2000 alunos. Formou muitos líderes que atualmente ocupam posição de destaque. Cometeu erros e acertos que costuma abordar em suas palestras.
Executivo de empresas por 40 anos, Empresário, Consultor, Palestrante,
Controller regional na Henkel e membro do Board de Diretores por 15 anos.
Professor universitário por 17 anos, Mestre em Finanças. Especialista em controladoria, custos planejamento estratégico, gestão e liderança.
Vegetariano, Blogueiro e ativista em prol dos animais e meio ambiente.
Seminário - COMO DESENVOLVER ORGANIZAÇÕES DE ALTA PERFORMANCE?
Treinamento dedicado a executivos de alto nível.
Organizações de Classe Mundial requerem executivos preparados que conheçam:
Como escolher e motivar pessoas;
Como tirar proveito das ferramentas de gestão;
Como alcançar os melhores resultados na execução dos processos.
Seminário / Palestra
Gestão em Tempos de Crise
Objetivo
Abordar as necessidades, ações e medidas que as empresas precisam tomar em tempos de crise.
Capacitar aos participantes a terem postura compatível com necessidades em tempos de crise
Avaliar Riscos, Oportunidades, Ameaças e Estratégias para tirar proveito da crise.
Abordagem
O seminário terá um abordagem baseada na prática do dia-a-dia das empresas face as dificuldades que momento econômico requer.
Abordar ferramentas de gestão, alternativas, analises, atitudes e posturas adequadas para tempos de crise.
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Palestras,
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treinamento
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
BLOCO K - CUIDADO com ele
Entrará em vigor em 01/012016 próximo uma série de obrigações relativas ao bloco.
Tenho alertado aos meus clientes a respeito, e me espanta muitos não estarem preocupados a se adequarem a esse exigência.
As empresas deverão entregar mensalmente informações muito detalhadas referente formulações de produtos, ordens de produção, quantidades produzidas e insumos consumidos referentes seus processos produtivos, além também de serem as informações devidas empresas não industriais.
Empresas enquadradas no simples por enquanto não estarão sujeitas, mas poderão ser fiscalizadas através de informações indiretas de seus fornecedores e clientes. Além poderem futuramente ter que atender exigências legais
Vejam um dos artigos que postei no site ALPHA PREMIUM sobre o Bloco K
ARTIGO SOBRE O BLOCO K -
#BLOCOK
#SPED
#SPEDCONTÁBIL
#MELHORESPRATICAS
#BESTPRACTICES
Tenho alertado aos meus clientes a respeito, e me espanta muitos não estarem preocupados a se adequarem a esse exigência.
As empresas deverão entregar mensalmente informações muito detalhadas referente formulações de produtos, ordens de produção, quantidades produzidas e insumos consumidos referentes seus processos produtivos, além também de serem as informações devidas empresas não industriais.
Empresas enquadradas no simples por enquanto não estarão sujeitas, mas poderão ser fiscalizadas através de informações indiretas de seus fornecedores e clientes. Além poderem futuramente ter que atender exigências legais
Vejam um dos artigos que postei no site ALPHA PREMIUM sobre o Bloco K
ARTIGO SOBRE O BLOCO K -
Bloco K - Não deixe para a última hora
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