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domingo, 24 de março de 2013

Tópicos de Controladoria Estratégica e Controladoria Financeira

Atualizei as postagens sobre Tópicos de Controladoria

O material é composto por 6 postagens, onde encontrarão boa parte do material que costuma utilizar em classe.

Para facilitar os acessos coloco a seguir os links:

TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 1

TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 2
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 3
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 4
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 5
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 6

Use o material à vontade, mas não esqueça de mencionar a fonte. Se quiser fazer um comentário no Blog, será bem vindo.

Obrigado

arilopes@folha.com.br

sábado, 23 de março de 2013

Headhunters - Como separar o joio do trigo?

Logo de início quero comentar que conheci deversos excelentes headhunters. Mas na minha avaliação de mais de 30 anos convivendo com headhunters posso afirmar que é frequente termos problemas com eles.

Boa parte dos headhunters não dão feed back e adotam práticas pouco respeitosas para com seus pesquisados.

Já troquei algumas vezes de emprego através deles e tive a sorte de cruzar com excelentes profissionais da área, mas também sofri um pouco na mão de outros tantos.

Sem contar com certas empresas que chegam a dominar o mercado, mas que possuem práticas inadequadas.

Certa ocasião fui contato por uma afamada empresa que me fez uma série de perguntas por telefone, disse que eu havia sido indicado e comentou que tinham uma posição em aberto. A empresa tinha pressa e pressionaram para marcar uma entrevista dali a alguns dias, no que eu me prontifiquei a atender.

Confirmei a data e horário da entrevista. Me lembro que pedi o primeiro horário, pois pretendia perder o menor tempo possível, visto que iria para o trabalho em seguida. Como é comum, me preparei no dia anterior. Reservei um bom terno, engraxei os sapatos, levantei bem cedo, me arrumei e sai com boa antecedência de casa, pois o trânsito em São Paulo assim o requer.

Quando eu estava quase chegando, meu telefone toca e a headhunter pergunta se eu estava a caminho. Eu respondí que estava quase chegando. A headhunter falou: " Me desculpe mas surgiu um contra tempo e eu vou precisar marcar a entrevista para outro dia e entrarei em contato para remarcar. Sem muito o que fazer eu falei que aguardaria o contato.

Estou aguardando até hoje o contato da headhunter, o que já faz quase uma década.

Vemos também diversas empresas, algumas bem famosas e até líderes de mercado que possuem práticas voltadas a faturar o máximo,  mas que raramente agregam valor para os candidatos. Uma vez fiz a bobagem de cadastrar um currículo num site pago, numa dessas empresas que tem um milhões de vagas disponíveis. Ocorre que a maioria dos conhecidos que que se candidam para essas vagas nunca são chamados. O que faz com que dê para desconfiar se as vagas realmente existem.

Outra empresa, líder do mercado de vagas para área financeira, é famosa por nunca responder aos CV´s enviados. Um conhecido meu excelente profissional, com ótima formação e inglês fluente, comentou que se candidatou inúmeras vezes às vagas dessa empresa mas nunca foi chamado. No meu caso eu fui uma vez contatado pela empresa e compareci lá para uma entrevista. Fui entrevistado por uma moça bem jovem, que não sabia nem o que perguntar e que depois de 5 minutos comentou que eu era a pessoa certa para a vaga que estavam buscando.

Ocorre que as empresas que contratam prestam pouca atenção em como o headhunter atua e se comporta com os candidatos, e acabam colocando na liderança de mercado empresas como essa que comentei acima. Eu participarmente prefiro as empresas menores, e preso a experiência e profissionalismo dos headhunters, sendo que varios dos melhores possuem a cabeça branca e uma lista imensa de realizações e seleções efetuadas com sucesso satisfazendo empresas e respeitando os candidatos.Entendo que a área trabalha com tempo curto. Um amigo e excelente headhunter comentou que para uma vaga publicada foram recebidos 1200 currículos. Obvio que não para dá dar retorno para todos, nem fazer uma análise profunda no material recebido.

Na realidade bons headhunters são prejudicados pelos ruins, e isso é mais culpa das empresas que contratam e que não sabem separar o joio do trigo. Por isso, profissionais que vão para o mercado precisam buscar colocação profissional através de diversas outras formas. Afinal Headhunters, como separar o joio do trigo?


quinta-feira, 14 de março de 2013

Comunicação perneta domina as redes sociais

O Linkedin é uma ferramenta excelente mas um pouco desbalanceada. Nele existe muito mais oferta do que procura. Vi uma posição publicada na seção de empregos para a qual se candidataram mais de 700 pessoas. Muitos enviam propagandas e muitas vezes se você responde ou comenta. isso é ignorado. Tem um senhor que me conectou e semanalmente ele envia postagens de seu Blog. Já comentei e fiz perguntas a ele algumas vezes mas ele nunca respondeu. Lógico que desisti de interagir com o sujeito e ao ver aos postagens dele, eu deleto sem ler.

Para a comunicação funcionar ela deve ser de duas vias.  Para isso, este canal é importante, mas a importância é relativa. Devemos em paralelo cuidar do nosso network, e para este fim o Linkedin é apenas mais uma peça dentre varias outras.

Para construirmos um network o meio virtual é super válido, mas não devemos abrir mão do contato direto que pode ocorrer de diversas formas tal como: participar de associações profissionais, comparecer a cursos, palestras, ou até mesmo uma mensagem de uma linha.

Identifique o mercado foco e para abordá-lo desenvolva estratégias inteligentes. Cuidado para não demonstrar que o seu interesse é um caminho de mão única. Tenho sido procurado diversas vezes por pessoas que não vejo há uma decada ou mais, mas que quando se vêm necessitados não exitam procurar.

Se você teve um contato com algum profissional no passado, esse contato pode ser útil no futuro. Então, de vez em quando, pode ser uma ou duas vezes ao ano,  mande uma mensagem ou ligue para para a pessoa. Pode ser uma linha, isso já serve para mostrar que você não a procura apenas em momentos de seu interesse.
Um simples "like" numa postagem, ou outras formas de interagir servirão para mostrar que você não procura a pessoa somente em momentos de necessidade.

Mas não iluda, "a comunicação perneta", ou de via única, que em vez de estabelecer relaçoes saudáveis e parcerias duradouras, tende a obter resultados medíocres e voláteis.

 Meu avô costumava dizer: meu ouvido é paiol. O quer dizer isso? Nas fazendas, sitios e casas do campo antigamente tudo que não sabiamos onde colocar ia para o Paíol. Ou seja, ao dizer que o ouvido era Paiol, estava dizendo que o ouvido dele aceitava  tudo, ou seja, todo tipo de bobagem.

Hoje na era da Internet podemos dizer: Nosso murau também é Paiol aceita tudo até mesmo o que resulta de uma comunicação perneta, que funciona no sentido inverso ao da parceria e da amizade, o que aliás, no mundo dos negócios está cada vez mais raro.

Nota: se quiserem me adicionar no linkedin para termos uma comunicação bilateral, ou se quiserem mandar uma mensagem anotem meu email: arilopes@folha.com.br

Meu endereço no linkedin: br.linkedin.com/in/ariovaldosilva/

sábado, 23 de fevereiro de 2013

SOBRAM CANDIDATOS MAS FALTAM TALENTOS




SOBRAM CANDIDATOS MAS FALTAM TALENTOS

Perfis hesitantes são aqueles que, quando se deparam com dois caminhos optam por nenhum dos dois. Eles nunca erram porque não assumem nada.


Muitas empresas enfrentavam o desafio de recrutar milhares de pessoas de uma só vez.

Mas paradoxalmente, muitas vagas não conseguem ser preenchidas apesar da grande quantidade de candidatos e elevado interesse pela vaga, que faz com que sejam recebidos algumas dezenas e às vezes até centenas de currículos.

O mercado tem estado aquecido para bons profissionais, e podemos antever que para os próximos anos as oportunidades e a procura por competência serão cada vez maiores.

Lecionei por cerca de 20 anos. Sei que as universidades em geral pouco preparam os estudantes para exercer funções de liderança, e os cursos de graduação estão muito mais voltados para os conteúdos técnicos do que para a formação de gestores. Desta forma, os recém-formados ao chegarem no mundo corporativo acabam se deparando com dificuldades para as quais eles nunca foram preparados.


Por outro lado, a maioria das empresas não formam gestores - elas vão buscar no mercado a maioria das posições de comando ou mesmo de especialistas experientes que estiverem necessitando.

Escolas e empresas ajudariam muito a sí próprias e ao mercado em geral, se
procurassem formar ou propiciar desenvolvimento de seus profissionais, preparando-os para posições de liderança. No entanto é muito mais fácil buscar no mercado profissionais já prontos.

Em ordem de importância, elenco a seguir alguns requisitos aos profissionais em geral nas empresas:






PRIMEIRO REQUISITO: ÉTICA E INTEGRIDADE

São matérias primas essenciais que tanta falta fazem ao nosso país.  Não fosse pela absoluta ausência desses elementos, nosso país certamente estaria em outro patamar de desenvolvimento. Menciono esses dois termos juntos, porque um não funciona sem o outro. Conheço alguns executivos que são os atuais responsáveis pelos padrões éticos de suas empresas, mas que nunca tiveram a integridade suficiente para isso. Nada pior do que você cobrar dos outros algo que você nunca praticou, ou colocar “a raposa tomando conta do galinheiro”, como temos observado tanto em empresas privadas, como em órgãos públicos.

SEGUNDO REQUISITO: BOM SENSO

O profissional atual precisa ter capacidade de identificar os prós e os contras para levar em conta nas decisões. É necessária alta capacidade para fazer um exame do cenário antes da tomada de decisão. A análise SWOT é uma boa ferramenta para avaliar situações antes de tomar decisões. O bom senso também está associado à sabedoria, à inteligência emocional, ao custo benefício e a tantos outros elementos. Pessoas com bom sendo fazem algo como uma análise SWOT mentalmente e agilmente e se manifestam de forma racional e com sabedoria.

TERCEIRO REQUISITO: CORAGEM

Conviver com pessoas medrosas não é tarefa fácil. Um líder inseguro e hesitante é um perigo para qualquer organização. Perfis hesitantes são aqueles que, quando se deparam com dois caminhos optam por nenhum dos dois. Eles nunca erram porque não assumem nada.


QUARTO REQUISITO: PAIXÃO

Ter paixão é gostar do que se faz, é querer sempre dar o melhor de si, é ter entusiasmo para buscar avanços continuamente. Trabalhar com paixão é saber que somos parte muito importante de um grande projeto, maior, e que, independentemente de alguns aspectos bons ou maus do momento atual, nosso papel está sendo executado da melhor forma. A paixão tem como companheiros o otimismo, a perseverança, a vontade de aprender e a humildade, entre outras tantas virtudes.







QUINTO REQUISITO: CAPACIDADE DE APRENDIZADO

Precisamos estar dispostos a aprender a cada dia. Conhecimentos de hoje pouco valem para o amanhã, precisamos estar antenados com o mundo, as mudanças estão por toda parte.

O aprendizado contínuo pode ocorrer de varias formas e não existe uma receita sobre a forma ideal. Mas existe uma receita para permanecer estacionado e distante do aprendizado contínuo. Para isso, ignore o que ocorre fora das paredes da empresa, não dê atenção ao mercado, leia pouco, não acompanhe as notícias através de revistas, internet, jornais, não participe das associações de classe nem de seminários e cursos de reciclagem, não cuide de seu network, e tantas outras formas.



SEXTO REQUISITO: BAGAGEM PROFISSIONAL

Incluo aqui a formação acadêmica, idiomas, conhecimentos e habilidades técnicas e experiência profissional. Observe que não raro os profissionais preocupam-se apenas com o aspecto da bagagem profissional e acabam deixando de lado os outros requisitos acima citados. Ainda mais preocupante é que alguns dos requisitos anteriores são pouco sensíveis a desenvolvimento e são mais inerentes à personalidade de cada um. Todavia, alguns deles podem ser trabalhados.


Considerando tudo isso, trabalhe para aumentar a sua bagagem profissional, mas não descuide dos outros requisitos, pois são eles que determinarão o seu perfil e serão fatores-chave para seu sucesso ou fracasso profissional.

Aos empregadores fica a sugestão: Procurem identificar e desenvolver talentos. Cuidados com os “insubstituíveis” dentro da empresa. Eles podem estar bloqueando o desenvolvimento de funcionários com potencial para crescer.



quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Poder de influência da Geração Y está crescendo




No estudo 8095, 74% acreditam que influenciam as decisões de compras de seus pares e também de outras gerações.


A Edelman lançou ontem o estudo global “8095® 2.0”, que trata das ambições e crenças da geração Y, os Millennials, nascidos entre 1980 e 1995. Foram feitas ao todo 4.000 entrevistas com Millennials em 11 países, incluindo o Brasil para atualizar os dados obtidos em 2010. O novo estudo, foi realizado para entender melhor como tem mudado o papel das marcas na vida de Millennials e como as mudanças culturais, como a recessão global, estão afetando seus comportamentos.

“O “8095® 2.0”, nos mostrou que é hora dos profissionais de propaganda e marketing atualizarem suas percepções sobre essa geração conforme ela cresce” explica Alex Abraham, diretor do Grupo de Insights 8095 na Edelman. "Em 2013, o mais antigo nesta geração terá 33 anos - muitos deles são agora os pais, têm carreiras e possuem um alto poder de compra e influência no mundo de hoje."

O lançamento foi realizado na sede da agência, em São Paulo, e reuniu cerca de 50 executivos e acadêmicos que tiveram a oportunidade de ver os resultados em primeira mão e debater sobre os principais achados.


Destaques 8095® 2.0



Ao comparar as conclusões do “8095® 2.0” a que chegamos em 2010 com os novos dados da pesquisa, identificamos uma clara mudança na maneira com os Millennials percebem suas vidas e futuro - enquanto ela é ainda idealista e otimista, há uma nova variável: o realismo.

Resultados globais e do Brasil do ”8095® 2."0 incluem:



Os brasileiros estão confiantes: 79% dos Millenials brasileiros acreditam que o Brasil é influente no cenário global. A média dos países pesquisados é de 75%. O Brasil está à frente de países como Reino Unido, Canadá, França e Austrália. O mercado de trabalho, entretanto, é uma fonte de preocupação e estimulou o aparecimento de empreendedores. No mundo, 48% dos Millennials afirmam quepossuir seu próprio negócio é um de seus maiores objetivos de vida. Destaque aqui para os números da Turquia, 76% e Brasil, 65%, bastante superiores à média mundial.

Poder de influência: 74% dos respondentes acredita que podem influenciar na decisão de compras de pessoas de sua geração e de outras também e 7 em cada 10 consideram que é responsabilidade deles compartilhar informações com as marcas sobre boas ou más experiências que tiveram com elas. Essa média no Brasil é 72%.

Os Millenials estão surpreendentemente abertos a conhecerem mais e se engajarem a marcas. A preferência de compra está diretamente ligada a fatores comportamentais das marcas..O estudo mostra que 49% queremparticipar da criação de produtos e serviços de modo colaborativo e 48% querem interações em tempo real nas mídias sociais. Os Millennials brasileiros, por sua vez, gostariam que as marcas fossem além da venda de produtos e serviços e intensificassem os laços junto a eles. 84% desejariam ajuda financeira dasempresas para bolsas de estudos, por exemplo e 78% desejam ter nas marcas parceiras para novas experiências de vida, como viagens ou cursos. Com relação a patrocínio de eventos de entretenimento, 39% esperam que as marcas se envolvam com isto.

Por que os Millennials são importantes para o marketing? De acordo com o World Fact Book, há mais de 1 bilhão de Millennials ao redor do mundo e a idade média da população mundial é de 28, contemplada pela Geração Y. Esta é a primeira geração a crescer na era digital, também é um grupo que tem a informação ao seu alcance e espera abertura para dialogar com suas marcaspreferidas.

"Os profissionais de marketing precisam se esforçar mais para fortalecer marcas junto a este grupo. É preciso aplicar um novo nível de transparência, autenticidade e propósito para o trabalho que fazemos", diz Abraham. "Se pudermos fazer isso corretamente, vamos descobrir na geração Y um grupo de defensores ativos da marca e de parceiros ".


Sobre estudo global Edelman 8095® 2.0
A pesquisa foi realizada pela Edelman Berland em 11 países e consistiu em entrevistas online com 4.000 pessoas nascidas entre 1980 e 1995 (17 a 31 anos). Os países contemplados foram os seguintes: Alemanha (N=300),Austrália (N= 300), Brasil (N=300), Canadá (N=300), China (N=300), Emirados Árabes (N=300), Estados Unidos (N=1.000), França (N=300), Índia (N=300), Reino Unido (N=300) e Turquia (N=300), com o cuidado de manter o equilíbrio correto entre cada um deles. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.


Para acessar o estudo completo com os dados brasileiros, acesse: https://edelmanftp.box.com/s/hzanvwd9dk4l7fqjrveo


Sobre a Edelman Berland
A Edelman Berland é o braço da Edelman de pesquisa estratégica e análise. A partir destas pesquisas, fornece insights baseados em evidências, análise e mensuração para clientes dos três setores globalmente. A empresa é especializada em branding, reputação e comunicação. A Edelman Berland tem mais de 100 funcionários e escritórios em Nova York, Washington, DC, Chicago, no Vale do Silício, Atlanta, Houston, Seattle, Rochester, NY, Paris, Londres,Bruxelas e Abu Dhabi. Para mais informações sobre Edelman Berland, visite
www.edelmanberland.com.


Sobre a Edelman Significa
A Edelman Significa é uma agência especializada em engajamento para construção de marcas, decorrente da integração, no Brasil, da Edelman, a maior empresa independente de relações públicas do mundo com 4.500 funcionários em 66 escritórios, com a Significa, agência brasileira pioneira em estratégias de causas e conteúdos para marcas.

A agência possui 150 profissionais e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Seus serviços integram conceitos e práticas de Relações Públicas e de Atitude de Marca, potencializada por unidades especializadas em Mídias Digitais, Ativação & Publicidade, Design e Pesquisa. Seus principais clientes são a Vale, GE, Samsung, Natura, Claro, Cultura Inglesa, adidas, Starbucks, Kimberly-Clark, en

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CPC30 - Mensuração e Reconhecimento das Receitas



O CPC30 trouxe para a contabilidade brasileira exigências similares ao que o IFRS e FASB consagram.

As receitas de bens vendidos devem ser reconhecidos apenas quando a posse efetivamente for transferida para o comprador. Por isso vendas faturadas e não entregues aos comprador, no caso de vendas CIF, deverão ser devidamente excluídas das vendas.

Muitas empresas que possuem a prática de acelerarem o faturamento nos últimos dias úteis do mês precisam tomar cuidado para não ficarem irregulares com o novo procedimento.
Também não são válidos artifícios como faturar e transferir para o deposito da transportadora mercadorias faturadas.

Logo, recomenda-se que as empresas tenham uma rotina de cut off das vendas que assegure que apenas mercadorias efetivamente entregues dentro do período sejam reconhecidas como receita.

Para facilitar o procedimento recomenda-se que se evitem concentrações de faturamento nos últimos dias úteis, mas se ocorrer e não houver confirmação da entrega, as mesmas deverão ser estornadas.

Vejam o CPC completo no link abaixo:

CPC30 completo do site do CPC


Vejam todos os Links do 
Palestrante e Consultor Ari
                                                               Clique na Foto


quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Gozador

Quem não conhece um gozador.

O brasileiro é um povo alegre e animado. Brincadeiras saudáveis e normais ajudam a alegrar e descontrair os ambientes. No entanto, gozadores contumases que fazem da gozação a sua marca registrada são figuras que extrapolam os limites de uma bricadeira normal e assumem um comportamento inconveniente.

Os gozadores são incovenientes, chegam a falar sobre detalhes que outras pessoas "normais" jamais fariam, fazem bricadeiras com coisas como a cor da camisa, o tamanho da barriga ou nariz, ou até mesmo modelo do sapato.

domingo, 29 de abril de 2012

A hora de virar a mesa

Quando o feriado prolongado está terminando,  e você começa a ficar triste por ter que voltar ao trabalho. Talvéz seja hora de você tomar uma atitude.

Pense bem se não está no momento de começar a planejar a virada da mesa?

Para virar a mesa não basta querer, é preciso planejar, avaliar alternativas, termo um plano B e até um C.

Se decidir pela virada da mesa, comece a trabalhar. Isso pode levar meses ou até anos. Ou então, pare de reclamar e trate de se motivar para o trabalho.

Por outro lado, mesmo que você não pretenda virar a mesa, não desconsidere ter um plano B. Isso pode ser vital para você amanhã!






Pensamentos que movem as organizações do futuro

Abaixo seguem excelentes slides sobre esse genio chamado Jim Collins

domingo, 13 de novembro de 2011

SUPERAÇÃO

Todos deveriam assistir este vídeo - SUPERAÇÃO

Conheça a história de Nick Vujicic. Um deficiente físico que superou todos os obstáculos para tornar-se um dos maiores testemunhos do amor de Deus. Diante de todas as adversidades, acreditou no seu poder e mudou a sua história!

Nick nos emociona e passa mensagens de otimismo e amor à vida.
Importante repensarmos nossas atitudes ao reclamar e criticar.
Dispensável qualquer outros comentários. Assistam!
 





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Afinal de contas! O que é uma boa compra?

Robert Kaplan, um dos gurus em atividade e um dos criadores do Balanced Scored Card, destaca que a contabilidade do futuro será uma contabilidade voltada para a gestão de indicadores. Estou de acordo, mas indicadores tomados isoladamente podem representar uma armadilha em certos casos.

Há alguns anos, analisando os custos de um certo produto bem conhecido no mercado, notei que rótulos de componentes do mesmo estavam com grandes reduções de custos, isso porque que a área de compras havia efetuado negociação obtendo grande redução no preço.

Notei também que, naquela época, a empresa havia colocado como uma das metas e base para pagamento de bônus, reduções de custos obtidas, e que várias reduções de custos estavam sendo alcançadas.

Analisando os estoques procurei pelo rótulo, e me saltou à vista o motivo daquela enorme redução de custos. Haviam comprado um estoque de rótulos para 3 anos de consumo, e que provavelmente nunca seria usado pois as áreas de marketing geralmente adoram alterar o design das embalagens. Jamais passaria um período tão longo sem alterar a imagem do rótulo.

Lógico que a empresa também controlava indicadores de giro dos estoques, no entanto os rótulos representavam muito pouco nos estoques totais, o que logicamente  levou a crer que aquele estoque monstruoso não seria notado.

Ao avaliar o giro dos estoques sempre tive o "mau costume"  de calcular o giro por item, e mostrar o resultado na forma de rank. Isso faz com que salte à vista itens com baixo giro, ou até mesmo com giro nenhum. Desta forma detectei rapidamente o "famigerado" alto estoque de rótulos.

Acredito muito que a gestão por indicadores seja uma forma excepcional de gestão, e pessoalmente adoro a ferramenta balanced scored card, no entanto é importante que não fiquemos só nisso. Ao analisarmos indicadores, o número geral obtido representa o síntetico, mas é importante descer ao nível análitico e avaliar item a item o que está por trás do indicador obtido.

Com relação aos índices de redução de custos ou giros de estoques, os números globais obtidos são importantes, mas poderemos ter surpresas. É importante levar em conta que a redução de custos de hoje pode representar perdas importantes amanhã.

É necessário uma análise cuidadosa sempre boas compras  estiverem por trás de indicadores favoráveis,  Afinal de contas! O que é uma boa compra?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

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