Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 13 de junho de 2023

Importância da área de Recebimentos de Materiais nas empresas.

Um bom Controle dos Estoques, que infelizmente é coisa rara principalmente em empresas nacionais, tem na área de recebimento uma peça chave.


Importância da área de Recebimentos de Materiais nas empresas


#Recebimento #Estoques


Infelizmente as áreas de recebimento nem sempre atendem minimamente com as responsabilidades dessa área.

Segue então algumas recomendações para se ter uma área de Recebimento eficaz:


DICAS PARA SE TER UMA ÁREA DE RECEBIMENTO EFICAZ:

1- Acessar os XMLs das notas fiscais emitidas pelos fornecedores e fazer análises previas permitindo que os materiais recebidos já estejam com as notas aprovadas e conferidas com pedidos de compra. O ideal é que os pedidos de compra sejam mencionados nas notas assim como códigos dos produtos e outras informações relevantes. 
Em alguns sistemas o registro e análise prévio das notas fiscais emitidas é feito e esse processo se chama PRÉ NOTA. Desta forma, quando as mercadorias são fisicamente recebidas e se vierem em conformidade com os dados da Nota Fiscal, o processo de registro do recebimento pode ocorrer com apenas um clique. Isso agiliza e automatiza o trabalho da área de Recebimento. 
2- Não receber materiais sem nota ou com notas que divergem das quantidades físicas recebidas. 
3- Ter prazo máximo de 1 dia, ou de preferência menos para liberação do materiais recebidos.
4- Ter um controle de portaria e checar as notas recebidas com as notas que passaram pela portaria. Notas que veem nas malas com funcionários que retiram materiais devem ser registradas no Controle de Portaria.
5- Ao receber materiais colocar identificação completa com todos os detalhes relativos aos produtos. Costumo emitir 2 etiquetas sendo que uma vai junto ao produto e outra colo num caderno que servirá de protocolo para controlar a disponibilização do material para o Almoxarifado ou para quem utilizar.
6- Manter materiais recebidos em áreas reservadas e sobre controle de forma a não permitir que materiais sejam retirados normalmente para produção sem a liberação final do Recebimento.
7- Trabalhar com funcionários bem treinados e qualificados para atuar sobre todas as necessidades da área.
8- Reportar e gerar relatórios de não conformidades que devem gerar Medidas Corretivas de forma prevenir ocorrências futuras.
9- Cuidar para que o acondicionamento dos materiais sejam feitos adequadamente de forma a prevenir problemas que possam afetar a qualidade dos produtos.
10- Ter cuidado para que produtos sensíveis a temperatura, poeira e outros fatores estejam em condições adequadas de guarda.
11- Ter as atividades da área de recebimento separadas das do Almoxarifado. Quem recebe não controla e movimenta estoques e vice versa.
12- Observar para que senhas de acesso não sejam compartilhadas ou que não sejam confidenciais.
13- Ter procedimento de corte de final de mês de forma a evitar acúmulo de recebimentos nos últimos dias do mês dificultando o trabalho. 
14- Efetuar reuniões periódicas apresentando Resultados do mês, Follow Up de itens pendentes de reuniões anteriores, KPI´s da área, Planos de Melhoria e outros itens relevantes.
15- Ter procedimentos práticos e formais definindo práticas obrigatórias e práticas proibidas.
16- Utilizar recursos de informáticas, relatórios customizados e outras formas de agilizar o trabalho da área.
17- Providenciar para que sejam destacadas informações sobre LOTE, Validade, Corrida e outros dados para facilitar o controle e registros posteriores.
18- Colher dados no sistema sobre utilizações que serão dadas aos materiais recebidos e agilizar entrega dos materiais que precisam ser entregues com urgência, sem contudo prejudicar os controles necessários.
19-Conferir quantidades, metragens, pesagens e tudo mais que seja necessário para garantir que recebimentos estejam corretos.
20-Avaliar necessidades e  providenciar inspeções no recebimento para itens que não tenham qualidade assegurada.

                            CLIQUE NA FIGURA PARA SABER MAIS


Esses são apenas alguns pontos. Se você tiver algo a acrescentar deixe um comentário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM