Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Unidade de Negócios - Business Unit

Unidade de Negócios é uma ferramenta de gestão amplamente adotado nas empresas internacionais e nas boas empresas nacionais.

#SBU #finance #RH

 Descrição: 

Uma unidade de negócios estratégica ou SBU opera como uma entidade independente, mas deve se reportar diretamente à matriz da organização ou a uma coordenação regional sobre o status de sua operação. 













<<<<<  Alpha Premium Consultoria, Palestras e Treinamentos 

Ela opera de forma independente e está focado em um mercado-alvo. É grande o suficiente para ter suas próprias funções de suporte, como RH, departamentos de treinamento, etc. 

Meu comentário: Nem sempre unidades de suporte são descentralizadas. Áreas como RH, TI, Finanças, Jurídico e outras muitas vezes são centralizadas e prestam serviço para todas as unidades de negócio. Em algumas empresas as áreas de serviço são agrupadas numa unidade corporativa que têm seus custos distribuídos ou rateados entre as diversas divisões. Esses departamentos de serviços são modernamente denominadas como "Shared Services Units" que significa Unidades de Serviços Compartilhados.

Na área Financeira grandes corporações costumam ter um " Controller de Negócios" que irá focar na Controladoria e Contabilidade Gerencial do negócios. Como principal objetivo da função de um Controller de Negócios está a otimização do Lucro e na ampla participação na Elaboração, Acompanhamento e Gestão do Budget da empresa.

Modernas Unidades focam fortemente em KPI´s ( Key Performance Indicators ) com objetivo de Melhoria Continua e Gestão Eficaz sobre Indicadores Contábeis / Financeiros.

Existem vários benefícios de ter uma SBU. Este princípio funciona melhor para organizações que possuem estrutura de múltiplos produtos. O melho
r exemplo da SBU são empresas como Proctor and Gamble, LG etc. Essas empresas têm diferentes categorias de produtos sob o mesmo teto. Por exemplo, a LG como empresa produz bens duráveis.

Fonte: https://www.quora.com/What-does-business-unit-means

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM