Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Contabilização de Comissões a Representantes

Comissão à Representantes é uma conta importante no DRE de muitas empresas.


Contabilização de Comissões a Representantes 


Não raro as contabilizações são apropriadas ao resultado de forma errada e sem que seja observado o regime de competência.

A comissão deverá ser contabilizada e reconhecida como um valor a ser pago no mesmo mês em que a Receita for reconhecida.

É errado contabilizar as provisões pelo regime caixa.

Se os valores de Comissões a Representantes forem relevantes recomendo que destaquem os valores pagos em linha específica do DRE e sempre observando o regime de competência.

Credite - Passivo : Comissões a Pagar
Debite -  Despesas    :  Comissões a Representantess 

Muitas empresas além da provisão dos representantes contabilizam um doze avos a título de verbas indenizatórias, visto que ao ser desligado um representante faz jus a uma indenização de um doze avos de tudo que recebeu ou de outro valor conforme sempre definido pelas normas legais.











Ao contratar representantes as empresas devem assegurar que os mesmos estejam registrados no CORE, Conselho Regional de Representantes Comerciais. Além disso, devem ser feitos contratos pré analisados e finalizados por um advogado experiente.

Não se deve atribuir outras obrigações aos representantes que não sejam aquelas previstas em contrato e pertinentes a essa função. Já vi empresa com problemas sérios porque o representante fazia outras atividades além do que o contrato previa. Todo cuidado é pouco.





<<<<<  Alpha Premium Consultoria, Palestras e Treinamentos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM