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terça-feira, 28 de abril de 2020

Boas Práticas no Contas a Receber

A Controladoria tem o dever de acompanhar, analisar e controlar os indicadores de desempenho relacionados ao Contas a Receber.


Boas Práticas no Contas a Receber


Mensalmente relatórios devem demonstrar o que chamamos " Aging" do Contas a Receber.

Suponhamos que uma empresa tenha um contas a receber de 5 milhões

O Aging do Contas a Receber poderia ser:

4 milhões a vencer
1 milhão vencido, sendo
300 mil vencidos há mais de 90 dias
200 mil vencidos há mais de 30 e menos de 90 dias
500 mil vencidos até 30 dias 

Empresas devem ter ações específicas para cada tipo de vencidos.

É possível que vencidos até 30 dias sejam cobrados pela própria área de contas a receber da empresa.

Contas vencidas há mais de 30 dias poderiam ser enviadas para empresa especializada em cobrança e contas vencidas há de 90 dias poderiam ser enviadas para escritório de advogados especializados.

O Importante é que a empresa tenha regras para o Controle do Contas a Receber muito bem definidas e cumpridas.

O indicador a ser monitorado no contas a Receber é o Prazo Médio de Recebimento de Vendas.

O trecho abaixo é transcrição de uma publicação minha em http://blogdoprofessorari.blogspot.com/2010/02/gerenciamento-do-capital-de-giro.html

Continuando 


Contribuem para a melhoria dos níveis do Contas a Receber:


1- não usar condições de pagamentos como elemento de negociação comercial;
2- observar rigorosa política de crédito;
3- cobrança jurídica ágil para maus pagadores;
4- contato ágil com clientes para resolver pendências;
5- trabalho conjunto entre área financeira e comercial;
6- praticar poucas e condições comerciais com prazos curtos;
7- Não ceder à pressão dos clientes; não aceitar prorrogações.

INDICADORES: 


Giro do Contas a Receber em dias ( quanto menor melhor), contas a receber como porcentagem de vendas, porcentagem de recebíveis vencidos ( overdues ); valor da provisão para devedores duvidosos.




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