domingo, 2 de dezembro de 2018

Gestão de Pequenos Negócios - Erros recorrentes

Em alguns pequenos e até médios negócios alguns erros são recorrentes e se repetem nas diferentes empresas.


Vou iniciar esta postagem e irei complementando aos poucos.

Apesar da minha experiência em médias e grandes empresas sobretudo as multinacionais, tenho prestado consultoria a diversas pequenas empresa como pequenas industrias, lojas e empresas de serviços.

A seguir listo alguns problemas recorrentes:

1- Misturar Finanças da Empresa com as finanças pessoais dos donos.
O maior dos problemas e que ocorre em muitas empresas é o fato dos donos misturarem as finanças pessoais com as finanças das empresas. Tal prática provoca uma anarguia no Caixa e faz com que a Gestão do Caixa seja muito prejudicada.
É importante que as finanças das empresas sejam separadas das finanças pessoais dos donos. Um dos meus clientes tem uma empresa até que rentável, mas os gastos pessoais do dono são como um ralo para as finanças da empresa. Por isso, empréstimos frequentes com uma situação de caixa insustentável inviabilizando a empresa.

2- Bagunça nos controles dos estoques. Para empresas que mantem estoques, este é um grande problema. Por trás de estoques errados podem estar questões como falta de controle e até fraudes e roubos.

3- Contratação de serviços de contabilidade muito básicos. Por trás de honorários mensais muito baixos pode estar a prestação de serviços insuficientes.,
Muitas vezes contabilidades apenas se limitar e emitir guias mensais de recolhimento dos impostos. Ao contratar serviços contábeis deve fazer parte do pacote o fornecimento de balancetes mensais com dados do Balanço e DRE mensal e acumulado. Em muitas empresas ao buscarmos informações financeiras não encontramos praticamente nada.

Por enquanto para por aqui. Se você pode citar algum problema que a seu ver seja relevante deixe nos comentários.

arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário