Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Controladoria. - Balanceamento entre a Postura e o Conhecimento técnico.


Deve haver um balanceamento entre o conhecimento técnico e a postura do Profissional de Controladoria.




Abaixo destaco uma parte do eBook Papo de Controller cujo Vídeo destaco abaixo.



O grupo de funcionários da Controladoria. Balanceamento entre a Postura e o Conhecimento técnico. 

O GRUPO CONTÁBIL


O grupo contábil processa transações para suportar a operação do negócio.
O grupo deve dispor de um conjunto de funcionários bem preparados e capazes de liderar os processos relativos à gestão contábil.
É requerido ao grupo capacidade de interagir com sistemas integrados.
Deve o grupo ter conhecimentos atualizados das normas contábeis e estar com os trabalhos em dia e com os processos requeridos executados com eficácia.
É requerido conhecimentos a nível avançado e informatica e também de sistemas integrados.
Conhecimento das Boas Práticas para a área e Treinamentos frequentes também são necessários.
Deve-se somar a tudo isso aspectos como Postura e Ética.

A Ética deve pautar o comportamento dos profissionais da Controladoria. A empresa deve definir como ela vê o papel da Controladoria dentro da organização.

Preso muito e recomendo fortemente que profissionais de Controladoria aprofundem conhecimento em Informática. Alguns dos grupos contábeis que formei parecia mais uma área de informatica do que de Controladoria. Sempre mantive no grupo pessoas com conhecimento avançado de ferramentas como Excel, Access e por vezes até SQL.

Desafio do Grupo Contábil


O desafio do grupo contábil consiste em:
Deixar de ser um grupo introvertido que processa informações em papel ou virtuais tornando-se um grupo versátil que trabalhe com as diversas partes da empresa e que esteja disposto a modificar seus sistemas de forma a acomodar as necessidades dos outros departamentos conforme requerido atualmente no moderno ambiente onde os negócios ocorrem.
São poucos os grupos contábeis dinâmicos onde seus participantes costumam visitar o chão de fábrica no caso de indústrias, o estoques e até fornecedores e clientes.

Grupo de Colaboradores e a Controladoria


Empresas devem ter estruturas pequenas, econômicas e eficientes. Os grupos devem ser reduzidos e altamente qualificados.

A gestão deve ser voltada para resultados, o treinamento e a normatização devem ser constantes.

Foco em melhoria continua e busca de eficácia no processos precisam ser buscados.

Serviços não relacionados ao negócio fim "core business" tendem a ser terceirizados cada vez mais.

O corpo funcional das empresas precisa ser técnico e qualificado. Os profissionais necessitam além do conhecimento técnico da área, também de conhecimentos gerais e devem dominar informática e até outras idiomas.

Mas o requisito principal exigido do funcionário da Controladoria está na postura adequada que o leve atuar com ética e com integridade.

A equipe da Controladoria deve ser dimensionada de forma a atender as necessidades de recursos humanos necessários ao cumprimento das funções da Controladoria.

Tanto um sub como um super dimensionamento dos recursos necessários serão prejudiciais.

Um grupo de funcionários com boa formação e educação para trabalhar na área é fundamental para o alcance dos objetivos.

Especial cuidado deverá ser tomado no que tange às admissões dos funcionários, visto que uma admissão errada pode gerar prejuízos consideráveis.

Recomenda-se que sejam esgotados os recursos de avaliação admissional. Assim, os testes de conhecimento técnico, avaliação do perfil psicológico, análise curricular e outros, não devem ser prescindidos.

Cada funcionário deve ter uma descrição de funções detalhada (job description) e definição das responsabilidades oficialmente estabelecidas.

Avaliações funcionais, planos de treinamento, plano de carreira, rodízio de funções (job rotation), são instrumentos de vital importância não só na organização da Controladoria mas de toda a empresa.

O rendimento dos colaboradores da Controladoria está altamente relacionado à capacidade de motivação e estilo de liderança do Controller.





    Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
300 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       

Conheçam o Blog SAÚDE COMPLETA   < < < < Clique para acessar

Blog Saúde Completa


Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com  carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM