Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 6 de março de 2022

Soft Closing X Hard Closing - Qual a diferença ? Comentando sobre os fechamentos contábeis.

Nas empresas Internacionais o entendimento e a aplicação dos termos Soft Closing e Hard Closing são essenciais.


Este breve texto vai procurar responder a questão: Soft Closing X Hard Closing - Qual a diferença?

Entendendo o Soft Closing

Muitas vezes visando adiantar certas análises e propiciar a publicação rápida de informativos financeiros opta-se pelo Soft Closing  que consiste em efetuar um fechamento preliminar, que pode considerar alguns dados estimados que posteriormente podem ser ajustados.

Soft Closing significa optar por um fechamento preliminar mas com possibilidade de ajustes posteriores. Essa prática em termos contabilidade gerencial é essencial e auxilia muito na Gestão e Análise dos Demonstrativos Financeiros.

Já o Hard Closing é um fechamento rígido onde as contas são reconciliadas, o regime de competência e rigidamente seguido e sobretudo as Normas Internacionais de Contabilidade são atendidas.

Nada pior do que chegar no mês de fechamento anual e serem identificados grandes necessidades de provisões, ajustes elevados nos estoques e outros ajustes contábeis que mudam completamente o resultado acumulado.

Trabalhei com um sistema SAP R3 onde é comum serem os processos definitivos, mas dados estimados eram assumidos preliminarmente propiciando um fechamento muito rápido via Soft Closing. O Soft Closing propiciava a obtenção de Informes Financeiros no primeiro ou segundo dia útil de cada mês. Mas, trimestralmente a empresa rodava um Hard Closing onde diversas contas não contempladas no Soft Closing eram ajustadas e por vezes até auditadas. Exemplos das contas consideradas no Hard Closing eram ajustes de Custos, Provisões para Contingências e ajustes de Fair Value.

Em algumas corporações, sobretudo aquelas que possuem ações em bolsa, os fechamentos trimestrais são divulgados e os números devem receber praticamente a atenção dispensada a fechamentos anuais, visto que o mercado e  os acionistas aguardam ansiosamente a divulgação dos resultados do trimestre, o que acaba tendo forte impacto no mercado. 

A visão de aplicar um fechamento Hard Closing em cada trimestre encerrado é uma boa prática,  não só em empresas de capital fechado mas até mesmo em empresas de médio e até pequeno porte.

Sou favorável a utilizar o conceito de Soft Closing ampliado e disponibilizar dados muito rapidamente, pois agilidade na divulgação de informações financeiras é essencial e muitos valores podem ser obtidos rapidamente com boa aproximação dos valores reais. Assim empresas podem efetuar um Soft Closing no primeiro ou segundo dia útil. Nesse Soft Closing pode-se incluir alguns ajustes do mês anterior e no trimestre um Hard Closing bem meticuloso pode ser efetuado.

Infelizmente em algumas empresas, majoritariamente nacionais, esses conceitos são ignorados e pior ainda, as informações financeiras costumam ser disponibilizadas com grande atraso.

Ariovaldo Lopes
arilopes@folha.com.br

Veja nossa:

Página Cursos / eBooks / Treinamentos  <<< Clique aqui

Faça o DOWNLOAD GRÁTIS DOS LIVROS

    CONTROLLERSHIP THE WORK OF THE MANAGERIAL ACCOUNTANT


    Teoria da contabilidade I Eldon S. Hendriksen, Michael F. Van Breda

    Managerial Accounting Kaplan, and Others

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM