domingo, 22 de abril de 2018

Soft Closing X Hard Closing - Qual a diferença ?

Nas empresas Internacionais o entendimento e a aplicação dos termos Soft Closing e Hard Closing são essenciais.

Este breve texto vai procurar responder a questão: Soft Closing X Hard Closing - Qual a diferença?

Muitas vezes visando adiantar certas análises e propiciar a publicação rápida de informativos financeiros opta-se pelo Soft Closing,  que consiste em efetuar um fechamento preliminar, que pode considerar alguns dados estimados que posteriormente podem ser ajustados.

Soft Closing significa optar por um fechamento preliminar mas com possibilidade de ajustes posteriores. Essa prática em termos contabilidade gerencial é essencial e auxilia muito na Gestão e Análise dos Demonstrativos Financeiros.

Trabalhei com um sistema SAP onde é comum serem os processos definitivos, mas dados estimados eram assumidos preliminarmente propiciando um fechamento muito rápido via Soft Closing. O Soft Closing propiciava a obtenção de Informes Financeiros no primeiro ou segundo dia útil de cada mês. Mas, trimestralmente a empresa rodava um Hard Closing onde diversas contas não contempladas no Soft Closing eram ajustadas e por vezes até auditadas. Exemplos das contas consideradas no Hard Closing eram ajustes de Custos, Provisões para Contingências e ajustes de Fair Value.

Em algumas corporações, sobretudo aquelas que possuem ações em bolsa, os fechamentos trimestrais são divulgados e os números devem receber praticamente a atenção dispensada a fechamentos anuais. Mas essa visão de aplicar um fechamento Hard Closing em cada trimestre encerrado é uma boa prática não só em empresas de capital fechado mas até mesmo em empresas de médio e até pequeno porte.

Sou favorável a utilizar o conceito de Soft Closing ampliado e disponibilizar dados muito rapidamente, pois agilidade na divulgação de informações financeiras é essencial e muitos valores podem ser obtidos rapidamente com boa aproximação dos valores reais. Assim empresas podem efetuar um Soft Closing no primeiro ou segundo dia útil. Nesse Soft Closing pode-se incluir alguns ajustes do mês anterior e no trimestre um Hard Closing bem meticuloso pode ser efetuado.

Infelizmente em algumas empresas, majoritariamente nacionais, esses conceitos são ignorados e pior ainda, as informações financeiras costumam ser disponibilizadas com grande atraso.

Ariovaldo Lopes
arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário