Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Algumas citações do Ebook Papo de Controller



Uma das piores coisas que pode ocorrer numa empresa é um sistema integrado mostrar uma coisa e a realidade ser outra. Isso ocorre com frequência na área de estoques e em muitas outras áreas. Para evitar esse tipo de problema o registro no sistema deve ser em real time, ou seja no momento em que ocorre de fato a transação


A figura do Key User, ou usuário chave é fundamental para o sucesso na utilização dos sistemas. O Key User será um multiplicador dos conhecimentos das funcionalidades do sistema. 

Uma área de manufatura passa a utilizar Just in Time ou um departamento produtivo terceiriza uma linha de produção completa. Quando ocorrem mudanças significativas nos processos alguns controles precisam ser adequados, substituídos ou eliminados.


O papel do Controller tem se expandido de um Contador voltado para atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos, bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de colaboradores. Desta forma o papel do moderno Controller requer pelo menos muita experiência em gerenciamento e amplo conhecimento contábil.

Se o Controller não segue os mais elevados padrões éticos, o resto do grupo contábil não terá um líder para seguir. Por outro lado não é suficiente apenas mencionar que os mais elevados padrões éticos devem seguidos, se tais padrões não estão bem definidos. Para evitar esses problemas o Controller e/ou a Direção da empresa devem criar e cumprir um adequado código de ética.

O GRUPO CONTÁBIL tem alplo papel de reforçar os padrões éticos na empresa. O CONTROLLER deve ter o maior interesse em montar um código de ética que o grupo contábil possa assumir e assegurar de forma a manter apropriados padrões éticos.

O Controller que se envolve demasiadamente em assuntos de rotina, chamando para si todas as decisões é um indicativo de que algo está errado. Normalmente esses perfis não formam sucessores e estão mais preocupados em manterem seus empregos do que em capacitar seus colaboradores.


A dependência que as empresas possuem em relação a alguns funcionários que se tornam insubstituíveis é indicador de problema de gestão, bons manuais de procedimentos colaboram para que essa situação seja evitada. A elaboração de manuais de procedimentos com o registro criterioso e atualizado das principais rotinas da empresa contribui para a boa gestão.

Um comentário:

VEJAM TAMBÉM