Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 9 de abril de 2024

Pequenas reduções de Custos - Grandes Economias - Otimize o uso de Papel

O uso de papel otimizado é importante não apenas no bolso mas também a natureza agradece.

Muitos de nós, funcionários mais experientes, temos o costume de desperdiçar papel. Um dos meus ex chefes somente lia emails depois que todos fossem impressos  entregues a ele pela secretária.

Para auxiliar no uso do papel é importante termos uma noção dos tamanhos, qualidade e gramatura dos papeis.

Reduzir uma impressão de A4 para A5 pode trazer importante economia e consequente menor impacto ambiental.

Vejam as medidas dos papeis:


• De 90g de 115g: esse é o papel que você usa na sua casa ou no. Algumas marcas também trabalham com 75g e são comumente utilizados em papel timbrado e envelopes.


• 115g: esta gramatura é mais utilizada em aplicação à cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo.


• 150g: É um material mais resistente, utilizado em panfletos e folhetos, além de folder e flyers. Um exemplo desse material são as capas de revistas. É uma boa comparação.


• De 250g a 300g: É mais utilizada para cartões de visitas. É mais pesado e espesso. Lembre-se de cartões de visita, cartões postais e de aniversário ou mesmo convites de casamento de qualidade.


• De 35g a 55g: Esses papeis possuem menor gramatura, ou seja, são muito finos e são mais utilizados em jornais. Também há os papéis de menor gramatura que são, de fato, muito fino e sua aplicação mais comum é em jornais


• Gramatura e espessura: Outra coisa importante a saber é que a gramatura do papel não está relacionada com a espessura. Gramatura é a massa (celulose + cargas + aditivos) e a espessura é a grossura do papel, ou seja, a distãncia entre duas faces do papel. É medida na unidade µm (Micras).

Economias no uso de papel e papelão nas embalagens
Nessa área as oportunidades são enormes. Empresas gastam milhões com uso de papel e papelão em embalagens. Fazer uma reengenharia de embalagens por causar melhor impacto visual e reduzir drasticamente os custos.
A Embalagem é essencial para o seu produto. Em muitas empresas ela ocupa importante parcela dos custos totais. A embalagem tem múltiplas funções envolvendo:
Aspectos Financeiros incluindo Relação Custo Benefício, Qualidade e conservação dos produtos, Comunicação da Marca e imagem do produto no mercado, Grau de profissionalismo da empresa e até Meio ambiente.
Uma adequada Engenharia de Embalagem terá grande impacto nas funções citadas e em muitas outras.
Temos grande experiência com Engenharia de Embalagens. Faça uma consulta.
Para maiores detalhes sobre embalagens veja o site da Alpha Premium Consultoria
 6 dicas para reduzir o consumo de papel.
Fonte: Green Savers Link: http://greensavers.sapo.pt/2014/11/07/6-dicas-para-reduzir-o-consumo-de-papel/


1.Use tablets durante as reuniões – 60% das empresas que contribuíram para o relatório da AIIM – Paper Wars 2014 – afirmaram que a principal razão pela qual imprimem documentos deve-se à sua utilização em reuniões.


2.Utilize o Outlook e apps como o Evernote para reduzir as notas que aponta ou to-do lists.


3.Coloque mais palavras em cada página. Basta mudar as margens de 1.25’’ para 1’’ para reduzir a quantidade de papel que utiliza em 8%. Use também um espaçamento eficiente e tipos de letra como o Times New Roman.


4.Programe os computadores para imprimirem em frente e verso. O banco Citigroup descobriu que poderia poupar €560.000 (R$ 1,75 milhões) por ano ao fazê-lo.


5.Monitorize a sua pegada de impressões no escritório. Crie um sistema que permite aos funcionários medir quantas cópias imprimem por mês – a maioria das pessoas ficaria chocada ao descobrir o seu número de impressões.

6.Conheça exatamente para que precisa ou não precisa de imprimir – 45% das pessoas ainda acreditam que precisam de assinaturas físicas em alguns documentos.


"Paperless Offices"


Empresas focadas no uso mínimo e racional de papel que alcançam significativa redução são chamadas de Paperless Ofifces. O impacto no bolso, no meio ambiente e na consciência são imensos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM