Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Como ter uma Controladoria de Primeira Linha

Requisitos para a prática de uma Controladoria de primeira linha:

Fonte Ebook Papo de Controller


Como ter uma Controladoria de Primeira Linha


ü  Assegurar reporte contábil de qualidade, incluindo atendimento das normas contábeis, prazos de disponibilização das informações ágeis e formato adequado.
ü  Manter um sistema de Planejamento de Longo, Médio e Curto Prazos com detalhe suficiente que permita fazer simulações rápidas e detalhadas que permitam projetar resultados a nível de empresa como um todo, por produto, por unidade de negócio, por cliente, etc. Tudo isso contribuindo para empresas terem modelos de simulação detalhados e usarem tais modelos para a construção de cenários diversos.
ü  Coordenar sistemas de gestão de indicadores de desempenho, planos de melhoria contínua, aumento de eficácia e eficiência e foco na adoção das práticas seguidas nas melhores empresas, as de classe mundial.
ü  Dar suporte e ser a área chave para o desenvolvimento de estudos especiais, que não ocorrem em situação de continuidade. Esses estudos podem envolver, aquisições ou vendas de partes ou o todo de empresas ou marcas, lançamento de novos produtos, estudos aprofundados de planejamento tributário e tantos outros estudos pontuais.
ü  Reportar, acompanhar e interagir com os principais componentes humanos que influenciam nos resultados da empresas, o que inclui funcionários de todos os níveis, fornecedores, clientes e o outros parceiros da empresa sempre com foco em obter um sistema justo, onde a relação ganha-ganha seja objetivada.
Atender outros elementos constantes no Ebook PAPO DE CONTROLLER


Tenho visto profissionais experientes e qualificados que coordenam Controladorias fracas, onde
 a vontade dos diretores e gerentes muitas vezes prevalecem sobre o que as melhores práticas recomendariam.

Observações: Conheci um Presidente de empresa que em todo fechamento contábil sentava-se ao lado do Controller e não saía enquanto os resultados não melhorassem consideravelmente em relação aos primeiros e melhores números divulgados. Coisas como reclassificar gastos de uma conta para outra, postergar provisões necessárias, classificar com ativo fixo o que seria gasto de manutenção, atrasar start up de obras em andamento e muitas outras coisas eram praxe.

Recentemente soube a respeito de um grande grupo cuja direção exige que os custos do produtos vendidos, quando reportados, sempre fiquem em torno de uma certa porcentagem decretada pelos diretores. Ocorre que a porcentagem está subindo, por isso os números são manipulados para os níveis desejados.



Este texto é parte do Ebook  Papo de Controller com mais de 300 folhas sobre CONTROLADORIA, abordada de forma prática e diferenciada.



Sigam a Pagina da Alpha Premium no Linkedin CLIQUE PARA SEGUIR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM