terça-feira, 17 de julho de 2018

Boas e Más práticas na comunicação por Email



Boas e Más práticas na comunicação por Email


Já presenciei inúmeros casos de más práticas no uso de emails


Já fiz também muitos erros e quero aproveitar minha experiência para contribuir principalmente com jovens profissionais.


Todos os dias nos deparamos com más práticas no uso de Emails. Então separei algumas poucas
Boas Práticas e várias Más Práticas para comentar.


Boas Práticas:


  •          Tudo que for contrário às más práticas;
  •          Ser educado, cortês e cuidadoso;
  •          Ser sucinto e objetivo;
  •          Revisar os emails e fazer correção ortográfica;
  •     Saber que emails são importantes, mas nunca substituirão o "olho no olho" e a abordagem direta que hoje em dia são cada vez mais raros;
  • Quando escrever palavra em inglês colocar em Itálico;
  •       Efetuar revisão ortográfica. Hoje em dia a maior parte dos sistemas possuem revisor automático;
  •    Evite mandar emails com erros básicos de português.


Más práticas:

  •  Escrever todo o texto CAIXA ALTA ( corresponde a gritar em linguagem de Internet );
  •       Copiar quem não deve por descuido;
  •   Copiar diversas ou muitas pessoas que deveriam estar em cópia oculta ou nem estarem copiadas;
  •     Destacar partes em vermelho ( corresponde a xingar em linguagem de internet );
  •   Não colocar o assunto ( deixar campo em branco denota dar pouca importância a quem recebe a mensagem );
  •         Usar com frequência parágrafos muito longos;
  •          Não usar revisão ortográfica;
  •        Deixar de usar termos como: por gentileza, por favor, muito obrigado, etc.;
  •        Não enviar resposta ignorando o email;
  •        Não fazer follow up;
  •     Abusar do "gerundismo": Vou estar vendo;
  •          Usar e abusar de abreviações:  Pra vc ver c/ att.
  •    Colocar em cópia terceiros, como fornecedores e clientes, em comunicações internas da empresa onde são adicionadas respostas e todos terceiros são automaticamente copiados. 


Outras Dicas
  •          Deixe para completar os campos <para> <copia > < cópia oculta >  como última coisa, assim não correrá risco de mandar mensagens incompletas ou sem revisão;
  •  Se possível aguardar um pouco faça o email previamente e salve em rascunho e releia depois de algumas horas.
  •    Escreva o email e depois elimine tudo que for possível e deixe apenas o essencial;·   Nas empresas alguns emails passam a fazer parte como elemento acessório nos processos que envolvem contratos, procedimentos e até de reclamações trabalhistas ou cíveis.


       Conclusão      


 Emails bem elaborados são essenciais para boa comunicação e podem até terem efeito de contrato e documentarem situações diversas. Por isso, faça emails bem feitos, sucintos, com revisão ortográfica e revisados.
  
I Importante também é entender que o email não é o principal elemento da comunicação.
·       
   Envie o email, mas não deixe de fazer follow up, de ligar para a pessoa e fazer uma abordagem direta sempre que possível.

Conheça nosso eBook Papo de Controller que reúne o melhor deste Blog e muito mais.

Esta matéria acima é uma pequena parte baseada no eBook Papo de Controller com mais de 200 folhas sobre Controladoria. 

Trata-se de material essencial para Controllers, CFO´s, Contadores e Profissionais em geral que queiram ampliar conhecimentos na área de Controladoria e terem acesso a abordagens "fora da caixa" e que não se encontram nos livros.

Para saber mais sobre o eBook PAPO DE CONTROLLER





Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br

#email  #máspraticas



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Controladoria Palestras custos liderança Consultoria Gestão Controller Contabilidade ética comportamento marketing Livros linkedin IFRS comunicação BSC Material de Controladoria Normas Contábeis Palestra RH compliance planejamento planejamento estratégico postura vagas CPC Crise Palestrante Plano de Negócios auditoria consultor empregos facebook meio ambiente melhores práticas sistemas de custos treinamento BLOCO K Bain Brazil Consultoria de Gestão ERP Ebook Gestão de Custos KPI Logística Mapa Estratégico PME TCC codigo de ética educação estratégia funcionários lider processos produtividade proteção animal qualidade vendas ABC Alpha Premium Balance Scored Card Bancos Blog Brasil CFC CRC CV CVM Comportamento Organizacional Consulting Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC DRE Demonstrativos Financeiros EBITDA EMPRESAS EVA Editora Saraiva Emprego Estagiários FASB FIFA Futebol Indicadores de Desempenho Integridade Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão P&L Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio apostila de controladoria. Controle ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques evaluation gerentes headhunter jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores youtube 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Ativos Fixos Avaliação 360 graus Ayres Brito BB Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Cora Coralina Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 Dilma Dinossauros E-commerce Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico PEC 231/95 PIB Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consultoria de custos consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo eleições empresa empresas globais energia ethics excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão estratégica gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity inventários investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio normatização operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano de negócio população postagens povo previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda