SIGAM ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sistemas de Gestão - EWS



Inserido em um ambiente tecnológico avançado, com necessidade de informações detalhadas, atualizadas e precisas, e, sobretudo com a necessidade premente da busca de eficiência e eficácia, melhoria dos processos, eliminação de atividades que não agregam valor, os sistemas gerenciais necessitaram ser amplamente redefinidos.
 
Robles ( 1997:7) menciona,  que:

 “houve até tentativas de  substituirem Sistemas de Custos Contábeis por Sistemas de Custos de Engenharia”.

O campo fértil necessário à evolução dos Sistemas de Custos e de Gerenciamento Contábil, firma-se a partir da década de 80, em função do uso intensivo de tecnologias avançadas de produção, menor importância dos custos com mão de obra direta. Os custos indiretos passaram a ser os mais importantes e até novos tipos de custos surgiram ou passaram a ser mais representativos, como por exemplo: os relacionados à implementação e manutenção de sistemas automatizados assistidos por computador, custos relacionados a meio ambiente, etc....

Nas empresas onde houve uma evolução na utilização de recursos avançados sem uma paralela adequação dos Sistemas de Gestão, os resultados reportados tem grande possibilidade de estarem incorretos ou de não serem suficientemente detalhados ou em tempo para gestão e tomada de decisão.

EWS ( Enterprise-wide system )
KAPLAN & COOPER (1997, VII ) mencionam que muitas empresas estão implantando, normalmente com elevados custos, novos EWS, e que dois pontos críticos devem ser considerados:

1.          Irá o EWS prover informações precisas sobre custos de atividades, processos, e clientes, o que é correntemente disponível nos sistemas não integrados de Custos Baseados em Atividades, que estão rodando nos micros?

2.          Irá o EWS automaticamente fornecer informação relevante e em tempo ideal, conforme a necessidade dos gerentes e funcionários de forma a melhorar a operação corrente e futura do negócio?


Os autores respondem que não para as duas questões e acrescenta que somente se os gerentes compreenderem os conceitos fundamentais do ABC e de melhoria de performance, estarão habilitados a tirarem  proveito do potencial de seus sistemas gerenciais. Acrescenta ainda, que muitos dos benefícios podem também ser alcançados sem os EWS, porém para tal é necessário que a empresa promova a integração de informações de diferentes fontes. Uma integração completa poderia ser provida apenas pelos EWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...