Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A Evolução dos Sistemas Gerenciais na Era da Tecnologia Avançada: Desafios e Oportunidades




A Evolução dos Sistemas Gerenciais na Era da Tecnologia Avançada: Desafios e Oportunidades

Em um ambiente empresarial impulsionado pela tecnologia avançada e pela busca incessante por eficiência e eficácia, os sistemas gerenciais enfrentaram uma necessidade premente de redefinição. A demanda por informações detalhadas, atualizadas e precisas, aliada à pressão por melhoria de processos e eliminação de atividades sem valor agregado, impulsionou uma revolução no campo dos sistemas de custos e de gerenciamento contábil.

Robles (1997:7) observa que "houve até tentativas de substituição de Sistemas de Custos Contábeis por Sistemas de Custos de Engenharia", evidenciando a necessidade de adaptação dos sistemas tradicionais às demandas do ambiente empresarial contemporâneo.

O surgimento de tecnologias avançadas de produção na década de 80, juntamente com a crescente importância dos custos indiretos em detrimento dos custos com mão de obra direta, estabeleceu um terreno fértil para a evolução dos sistemas de custos e gerenciamento contábil. Custos anteriormente negligenciados, como os relacionados à implementação e manutenção de sistemas automatizados assistidos por computador e os custos ambientais, passaram a demandar uma atenção especial.

No entanto, mesmo com a adoção de recursos avançados, empresas que não acompanharam uma adequada atualização de seus sistemas de gestão correm o risco de relatar resultados imprecisos ou insuficientemente detalhados e oportunos para a gestão e tomada de decisão.

A implementação de sistemas corporativos abrangentes (EWS - Enterprise-wide systems) surge como uma resposta a essa demanda por integração e eficiência. Kaplan & Cooper (1997, VII) destacam que muitas empresas estão investindo consideráveis recursos na implementação desses sistemas, mas apontam dois pontos críticos a serem considerados:

  1. Será que o EWS fornecerá informações precisas sobre custos de atividades, processos e clientes, comparáveis aos sistemas de Custeio Baseado em Atividades (ABC) que operam em nível micro?

  2. Será que o EWS fornecerá automaticamente informações relevantes e em tempo hábil para atender às necessidades dos gerentes e funcionários, aprimorando assim a operação presente e futura do negócio?

Os autores sugerem que os gerentes devem compreender os conceitos fundamentais do ABC e da melhoria de desempenho para aproveitar ao máximo o potencial desses sistemas gerenciais. Além disso, destacam que muitos dos benefícios dos EWS podem ser alcançados sem sua implementação, desde que a empresa promova a integração de informações de diferentes fontes. No entanto, apenas os EWS podem fornecer uma integração completa e abrangente.

Conclusão

Em um mundo empresarial em constante evolução, a adaptação dos sistemas gerenciais às demandas da tecnologia avançada é crucial para o sucesso organizacional. A implementação de sistemas corporativos abrangentes oferece oportunidades significativas para melhorar a eficiência, a precisão e a tomada de decisões informadas. No entanto, essa implementação não é isenta de desafios, e os gestores devem estar preparados para enfrentá-los, compreendendo os princípios subjacentes aos novos sistemas e buscando integrar informações de forma eficaz.

Referências

  • Robles, A. (1997). Custos da Qualidade. Editora.
  • Kaplan, R.S. & Cooper,1997, R. Harvard Business Press
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM