Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Gerenciamento Baseado em Atividades ( ABM[



Gerenciamento Baseado em Atividades ( ABM[1])

O ABC isoladamente é apenas uma forma mais sofisticada de se apurarem os custos dos produtos, clientes, atividades e processos, todavia, ele pode implicar em poderosa ferramenta de gerenciamento quando adequadamente utilizado, vindo a constituir-se no ABM. A Figura acima - Usando ABM para melhoria operacional e decisões estratégicas, ilustra o ABM classificando-o em ABM operacional e ABM estratégico
.
O ABC  utilizado para distribuição dos custos indiretos, por si só já representa significativo avanço sobre os sistemas tradicionais, normalmente a sua implementação requer complexo e detalhado trabalho, iniciando por amplo treinamento interno, todavia apesar de toda a sua avançada concepção, ele pode ser apenas uma forma mais sofisticada de distribuírem custos indiretos, na mesma linha do o custeio por absorção, ainda que de forma mais técnica ou até mesmo científica.

A maior contribuição do ABC é a sua capacidade de identificarem-se custos discricionários associados a certas atividades, a medição das performances associadas às diversas atividades e direcionadores, e abordagem de melhoria continua que ele possibilita ao buscar a otimização dos custos, baixo de uma abordagem de processo   Assim os custos que não agregam valor podem ser identificados e eliminados.

A utilização plena do ABC, envolvendo gerenciamento das atividades, reengenharia dos processos de negócios, qualidade total, avaliação de performance de um lado, e por outro lado também focando desenho de produtos, mix de linha de produção, relações e parcerias com fornecedores, segmentação de mercado e canais de distribuição, se configuram no ABM, que é a utilização mais avançada dos custos baseados em atividades.

KAPLAN & COOPER destacam um  ABM operacional e em ABM estratégico, conforme figura acima.




[1] ABM, Acitivity Based Management 




Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br


Um comentário:

  1. Ótima abordagem para o meu curso gestão de projetos SP, muito bom, parabéns pelo do blog, me ajudou muito, parabéns!

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM