Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 29 de março de 2024

Além da Contabilidade de Custos / Postagem revisada e ampliada

Além da Contabilidade de Custos


É fundamental identificar e atuar sobre as causas dos custos e atuar fortemente sobre elas. 

Sistemas contábeis reportam efeitos mas não controlam as causas dos custos.

Sistemas tradicionais e até sistemas avançados de custos muitas vezes pouco auxiliam na gestão, controle e redução dos custos. 

Quando bem instalados sistemas contábeis de custos medem os custos dos produtos que nada mais é do que a consequência de tudo que acontece desde o desenvolvimento de um fornecedor, até a produção, venda, entrega, recebimento da venda, pós venda, garantia, assistência técnica e muitos outros processos que as empresas mantêm.

Assim como ir ao médico e receber um antiácido para o estômago, voltar para casa e continuar comendo diariamente batatas fritas com linguiça acompanhados por refrigerante. Um paciente assim precisa ser orientado sobre os hábitos alimentares e deve passar por uma reeducação na forma de se alimentar.

Da mesma forma as empresas que querem, precisam e podem reduzir seus custos devem focar as causas dos custos obtidos. Através da análise das causas poderão identificar um bom número de fatores que contribuem para os custos serem maiores do que eles deveriam ser. Assim como na reeducação alimentar empresas precisam passar por uma reeducação na gestão de seus custos e para isso os custos contábeis contribuem muito pouco

 

Seguem alguns elementos que são causas dos custos e que precisam ser entendidos, medidos e avaliados no impacto que trazem aos custos:

 

1 OEE

 Todo bem professional de custos deveria conhecer muito bem o que é OEE.

Vejam mais no Link abaixo:

A Importância do OEE na Avaliação do Desempenho de uma Unidade Produtiva


2 TPM

 

Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM (“Instituto Japonês de Manutenção de Planta”). A letra “T”, de “Total”, significa o envolvimento de todos os empregados.

Fonte: WIKIPEDIA

 

Empresas que possuem um bom TPM, melhoram a estabilidade nos processos, obtêm maior disponibilidade e consequentemente menores custos.


Para saber mais sobre TPM vejam:

TPM (Total Productive Maintenance): Maximizando a Eficiência e a Confiabilidade Operacional


3 - Custos da Qualidade 

Trata-se de outro conceito de extrema importância. O objetivo mais do Custo da Qualidade é saber e trabalhar para minimizar Os Custos da Não Qualidade.

Vejam mais em: 

O Custo da Qualidade: Uma Análise dos Impactos Financeiros da Baixa Qualidade

 

 4 Rendimentos de Produção


 

Rendimento de Produção ( Production Yield ) é um dos principais indicadores que determinam os custos dos produtos processados.

Vejam mais em 

Rendimento de Produção: O Indicador Essencial para a Eficiência e Custos dos Processos Produtivos

 

5. Controle eficaz das ordens e apontamentos de produção 

 Este tópico por si só não aumenta os custos diretamente, mas contribui para o aumento dos custos uma vez que dificulta o controle e impede a medição correta dos custos de fábrica.

Algumas práticas simples quando adotadas asseguram qualidade nos controles e análises detalhas sobre as ordens de produção.

Vejam 

Ordens de Produção / BOM / Bill of Material


6- Qualidade nos Dados Mestres do sistema( Master Data )

 

Sistemas de custos são fortemente prejudicados pela baixa qualidade nos cadastros e parâmetros dos sistemas integrados (ERP´s ).

Os Dados Mestre incluem código, BOM – “ Bill of Material” – Lista de Materiais dos Produtos e outros itens e parâmetros dos sistemas integrados. Empresas que vivem corrigindo erros sem corrigir as causas dos problemas poderão ter dificuldades.


7- Gestão do Setup

No universo da gestão de custos, uma das áreas cruciais, mas muitas vezes negligenciadas, é a gestão de setup. Setup, ou preparação de máquinas e equipamentos para a produção, desempenha um papel fundamental na eficiência operacional e na redução de desperdícios nas operações industriais. Os japoneses, com sua abordagem meticulosa e inovadora, transformaram a gestão de setup em uma ferramenta essencial para otimizar custos e revolucionar o mercado global.

Vejam mais sobre SETUP <<< Clique


Concluindo

 Longe de esgotar tudo que possa influenciar e ser causa dos custos os itens acima são vitais se atuar na busca da otimização dos custos.

embora esses não sejam os únicos fatores que influenciam os custos, eles são vitais para qualquer empresa que busque otimizar seus custos e melhorar sua rentabilidade. Ignorar essas causas fundamentais pode resultar em desperdício de recursos e oportunidades perdidas para economizar dinheiro e aumentar a eficiência operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM