Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 26 de outubro de 2019

Quando um "Balance Sheet" se torna um "Balance Shit"


Em algumas empresas o "Balance Sheet" é na realidade "Balance Shit". Cito a seguir apenas alguns dos muitos motivos que podem fazer um "Balance Sheet" se tornar um "Balance Shit".

Os estoques são enormes e repletos de itens obsoletos sem provisão alguma. Sem contar as enormes diferenças entre estoque físico e estoque no sistema, e também existem casos de itens com saldo negativo. Inventário geral é apenas anual, mas ou apresentam problemas de cut off ( corte ) mau feito, ou pouco tempo depois da realização já estão novamente cheios de incorreções .

As contas a receber não são controlados em dias, ou seja não se controla o giro do contas a receber. A política de vendas permite a concessão de prazos variados e crescentes. Sem contar que de vez em sempre a área comercial interfere solicitando e obtendo prorrogações e aumento nos já generosos prazos de pagamento. Contas vencidas não são devidamente cobradas e contas incobráveis deixam de ser provisionadas.

Os ativos fixos não são conferidos há anos. A identificação dos itens com plaquinhas até que é feita, mas muitas sumiram. Ativos estão alocados em centros de custos errados. Ativos em poder de terceiros não são bem controlados e às vezes nem mau controlados são. Faltam normas e procedimentos para uso de bens da empresa por funcionários.

Os adiantamentos estão sem conciliação há meses. Também faltam regras nesta área. Funcionários com adiantamentos pendentes demoram muito para prestarem contas. Adiantamentos de importação, a fornecedores nacionais e outros apresentam pendências sem resolução.

As Contas a Pagar igualmente ao Contas a Receber não é controlado em dias. Assim, o necessário equilíbrio entre pagamentos e recebimentos pode não ocorrer e ser ainda agravado pelos elevados estoques. A empresa paga em prazos mais curtos do que recebe as vendas e a Controladoria não alerta para o fato. Outros problemas nas contas a pagar como atrasos no pagamento, reconciliações atrasadas e pendências demasiadas dificultam e comprometem os dados repostados.

Nas provisões nem se fala. Contingências de provável perda não são reconhecidas como despesas por desconhecimento ou para não comprometer o resultado da empresa.

Muitas outras coisas podem acontecer nas empresas e comprometer a qualidade dos ativos e passivos reportados e transformado o Balance Sheet num autêntico Balance Shit.

arilopes@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM