Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Controladoria e Avaliação de desempenho



 Na Controladoria é peça chave a gestão dos recursos humanos. Normalmente se adota um período anual, assim em uma determinada data escolhida os funcionários são avaliados pelos seus superiores. É importante que em um bom sistema de avaliação os funcionários recebam "feed back" a respeito de suas avaliações funcionais. Algumas empresas pedem ao funcionário para efetuarem uma auto avaliação, a qual depois compara com a  avaliação efetuada pelo superior hierárquico.
É importante que os pontos nos quais são atribuídas menores pontuações sejam devidamente explicados aos avaliados. Recomenda-se que os pontos críticos identificados sejam trabalhados pela empresa de forma a propiciar melhor avaliação futura. Necessidades de treinamento são frequentemente consideradas como elemento para melhoria de avaliações futuras. Aumentos de mérito e promoções normalmente são vinculados às avaliações de desempenho.

Avaliação 360 graus.

Avaliações isoladas de subordinados pelos superiores podem ser consideradas um processo superado ou pelo menos insuficiente. Avaliações precisam ocorrer sob vários ângulos, a saber:
• de superiores para funcionários;
• de funcionários para superiores;
• de funcionários para funcionários;
• de funcionários para a empresa como um todo;
• de clientes internos e externos com relação os serviços prestados pela empresa;
• da empresa para fornecedores;
• do consumidor em relação às marcas e serviços da empresa;
• Etc.

Enfim, quando existe uma ampla rede de avaliações envolvendo colaboradores, gestores, fornecedores, clientes e outros, e principalmente onde as avaliações contribuem para aprendizado e melhorias contínuos, podemos concluir que se adota uma avaliação 360 graus.

Organizações hierárquicas com comando baseado em autoridade não suportam uma avaliação 360 graus. Tentativas de introdução desse conceito nessas empresas sofrem todo tipo de dificuldade, o que é uma reação natural e inerente aos sistemas arcáicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM