SIGAM ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de março de 2013

Comunicação perneta domina as redes sociais

O Linkedin é uma ferramenta excelente mas um pouco desbalanceada. Nele existe muito mais oferta do que procura. Vi uma posição publicada na seção de empregos para a qual se candidataram mais de 700 pessoas. Muitos enviam propagandas e muitas vezes se você responde ou comenta. isso é ignorado. Tem um senhor que me conectou e semanalmente ele envia postagens de seu Blog. Já comentei e fiz perguntas a ele algumas vezes mas ele nunca respondeu. Lógico que desisti de interagir com o sujeito e ao ver aos postagens dele, eu deleto sem ler.

Para a comunicação funcionar ela deve ser de duas vias.  Para isso, este canal é importante, mas a importância é relativa. Devemos em paralelo cuidar do nosso network, e para este fim o Linkedin é apenas mais uma peça dentre varias outras.

Para construirmos um network o meio virtual é super válido, mas não devemos abrir mão do contato direto que pode ocorrer de diversas formas tal como: participar de associações profissionais, comparecer a cursos, palestras, ou até mesmo uma mensagem de uma linha.

Identifique o mercado foco e para abordá-lo desenvolva estratégias inteligentes. Cuidado para não demonstrar que o seu interesse é um caminho de mão única. Tenho sido procurado diversas vezes por pessoas que não vejo há uma decada ou mais, mas que quando se vêm necessitados não exitam procurar.

Se você teve um contato com algum profissional no passado, esse contato pode ser útil no futuro. Então, de vez em quando, pode ser uma ou duas vezes ao ano,  mande uma mensagem ou ligue para para a pessoa. Pode ser uma linha, isso já serve para mostrar que você não a procura apenas em momentos de seu interesse.
Um simples "like" numa postagem, ou outras formas de interagir servirão para mostrar que você não procura a pessoa somente em momentos de necessidade.

Mas não iluda, "a comunicação perneta", ou de via única, que em vez de estabelecer relaçoes saudáveis e parcerias duradouras, tende a obter resultados medíocres e voláteis.

 Meu avô costumava dizer: meu ouvido é paiol. O quer dizer isso? Nas fazendas, sitios e casas do campo antigamente tudo que não sabiamos onde colocar ia para o Paíol. Ou seja, ao dizer que o ouvido era Paiol, estava dizendo que o ouvido dele aceitava  tudo, ou seja, todo tipo de bobagem.

Hoje na era da Internet podemos dizer: Nosso murau também é Paiol aceita tudo até mesmo o que resulta de uma comunicação perneta, que funciona no sentido inverso ao da parceria e da amizade, o que aliás, no mundo dos negócios está cada vez mais raro.

Nota: se quiserem me adicionar no linkedin para termos uma comunicação bilateral, ou se quiserem mandar uma mensagem anotem meu email: arilopes@folha.com.br

Meu endereço no linkedin: br.linkedin.com/in/ariovaldosilva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...