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segunda-feira, 7 de abril de 2014

Gerenciamento de propostas





É preciso ter em mente que a entrega de uma proposta é um dos momentos mais importantes no processo de estabelecimento de uma parceria

Propostas precisam ser elaboradas com máxima qualidade e atenção. A proposta deve beirar a perfeição e assim irá surpreender a outra parte pela forma e principalmente pelo conteúdo.

Para a elaboração da proposta procure conhecer muito bem o objetivo do cliente / parceiro. Estude e domine os diversos caminhos que poderiam ser tomados para a atingir aos objetivos. Prepare-se para as objeções e se puder tenha na manga um trunfo para poder fechar a negociação.

Fale proativamente sobre os vantagens da proposta e não economize ao falar dos benefícios. Seja amável, simpático e verdadeiro, e nunca seja intransigente. Assim cativará ao cliente.

Entregue uma versão impressa e encadernada ou numa pasta padrão. Entregue também uma versão em arquivo de preferência PDF.

Mostre que quer o melhor para o cliente e se  a melhor opção para o cliente não implicar na efetivação da proposta, seja sincero e ponha as cartas sobre a mesa.Você poderá não fazer uma venda, mas ganhará um cliente para diversas outras vendas futuras.

Veja também:  Etapas estratégicas nos processos de negociação

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