sábado, 29 de janeiro de 2011

Como tratar o lixo eletrônico no país que mais consome celulares no mundo?

• Pesquisa aponta que, em comparação até com alguns países mais ricos, os brasileiros foram os que mais compraram celulares no ano passado


• Segundo a ONU, são geradas anualmente, no planeta, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico; mais uma vez, o país se destaca, como campeão de volume per capita


• Para a TGestiona (Grupo Telefônica), iniciativas como a PNRS, que colocam a logística reversa em evidência, são instrumentos de desenvolvimento econômico e social

Logo nos primeiros dias de janeiro, o mundo aguardava ansioso as novidades apresentadas na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de tecnologia do planeta. Entretanto, mais do que notícias, ficou evidente a ânsia, cada vez maior, do consumidor pelos eletroeletrônicos e as facilidades que proporciona.


Paralela à CES, a consultoria internacional Accenture apresentou uma pesquisa – disponível em inglês, com o título Finding Growth: Emergence of a New Consumer Technology Paradigm –, mostrando que 87% dos consumidores dos mercados emergentes compraram produtos tecnológicos no ano passado. O Brasil ganhou destaque, por superar países desenvolvidos em quantidade de eletrônicos pessoais adquiridos por seus habitantes, especialmente, aparelhos celulares.
Apreensão com o e-lixo - Apesar da euforia do comércio e da indústria diante das expectativas positivas para 2011, uma questão se destaca aos olhos dos consumidores mais atentos e conscientes: qual a destinação de todos esses itens tecnológicos ao serem substituídos por novos? De que forma e onde serão descartados?


Pelo grau de importância da destinação correta dos resíduos sólidos, principalmente do lixo eletrônico, a TGestiona (www.tgestiona.com.br), operadora logística do Grupo Telefônica, acredita que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em dezembro e que coloca a logística reversa em evidência no país, é um instrumento de desenvolvimento econômico e social.


“Particularmente agora com a criação de um comitê que vai definir as diretrizes da PNRS, o tema da destinação do e-lixo está ainda mais vivo na sociedade”, afirma Marcelo José de Sousa, diretor de logística da TGestiona.


Apenas no ano passado, a TGestiona efetuou a entrega de 10 milhões de aparelhos celulares. Em razão disso, compreende a importância do seu papel na cadeia nacional para aumentar os índices de reciclagem e descarte seguro de materiais. Um relatório da ONU, denominado Reciclando – Do lixo eletrônico a recursos, estima que anualmente são geradas 40 milhões de toneladas desse tipo específico de resíduo no mundo. Apesar de a maior parte ter origem nos países mais ricos, a entidade alerta para a explosão de consumo de eletrônicos nas nações emergentes. De fato, o Brasil ocupa a primeira posição global em acúmulo de lixo eletrônico per capita.


Conscientização e retorno financeiro – Sousa explica que muitas companhias já entenderam que assumir uma posição ecologicamente responsável traz, além do reconhecimento do público, benefícios tangíveis, como retorno financeiro e redução de gastos na operação. “Com a coleta, tratamento, transporte e destinação correta dos resíduos gerados pela empresa chega-se a um coeficiente ideal entre lucro e sustentabilidade”, finaliza o diretor de logística da TGestiona.
Todos os releases desta empresa estão disponíveis no site da Versátil Comunicação: http://www.versatilcomunicacao.com.br/versa/imprensa.asp

SOBRE A TGESTIONA (www.tgestiona.com.br)
Presente no Brasil desde o ano 2001, a empresa do Grupo Telefônica, com faturamento de cerca de R$ 213 milhões anuais, presta serviços nas áreas de logística, outsourcing e gestão de terceiros. Além das companhias do grupo (Vivo, Atento, Terra, Fundação Telefônica etc.), a TGestiona tem entre seus clientes empresas como Lenovo, Dell, Positivo, ZTE, L’Occitane, Motorola, Samsung e Sony Ericsson. Emprega 1,6 mil funcionários no Brasil e está presente em quatro outros países: Espanha, Peru, Argentina e Chile.

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