SIGAM ESTE BLOG

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Q.I. não é inteligência – A destruição de um mito

Lançamento de livro da Editora Qualitymark

A sigla Q.I., que significa “quociente intelectual“, transformou-se em sinônimo de inteligência, como se esta potencialidade constasse apenas de funções cognitivas, ignorando que ela é muito mais ampla que tudo que o intelecto pode realizar, mesmo quando devidamente estimulado. De “quociente intelectual” passou-se a considerar a sigla Q.I. também como “quociente de inteligência”.

Na linguagem comum, ouve-se, por exemplo, que uma pessoa tem baixo Q.I. para indicar que ela tem pouca inteligência. A inteligência é uma função global própria dos seres para propiciar-lhes a autopreservação e preservação da espécie. Ela vai depender de três fatores: do ambiente físico, cultural e psicológico em que pessoa veio ao mundo; da educação, isto é, como é tratado o seu potencial e do fator genético.

O propósito desse livro é contribuir para mostrar que inteligência, em seu sentido mais amplo e verdadeiro, é muito mais que aquilo que os testes de Q.I. dizem medir, por mais atualizados que sejam, pois se baseiam em uma premissa errada e, consequentemente, chegam a conclusão errada.


Público-alvo: A profissionais ou leigos que queiram entender a amplitude da inteligência, que vai muito além do que avaliam os testes mentais.


Autor: Luiz Machado iniciou sua vida profissional como professor de Inglês e Alemão, tendo se voltado logo em seguida para cargos de administração. Foi diretor do Instituto de Letras da Uerj, universidade em que chefiou, por 26 anos, o “Programa Especial de Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade (Pedic)”. Nessa época, concomitantemente, foi Superintendente de Recursos Humanos do Grupo LTB, no Rio de Janeiro e São Paulo, período em que publicou seu livro best-seller “Se Funciona é Obsoleto; Criatividade na Administração”. Ao longo de 45 anos, desenvolveu sua tese de que a inteligência depende mais do sistema das emoções, com destaque para o sistema límbico, que do intelecto, conforme a apresentou em congresso, em Estocolmo, Suécia, em 1984.



Dados técnicos:

ISBN: 978-85-7303-945-0

Formato: 16x23 cm

Preço:  R$19,90

Número de páginas: 96

1ª Edição: 2010  

Um comentário:

  1. Muito legal essa afirmação eu concordo plenamente com o que foi escrito no texto,muito bem explicado.parabéns pela postagem e pelo Blog
    Um abraço.

    ResponderExcluir

getsitecontrol

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...