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terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como definir metas estratégicas no processo de preparação do Planejamento Estratégico



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Como definir metas estratégicas no processo de preparação do Planejamento Estratégico



Um Planejamento Estratégico ( PA ) consiste em determinar os objetivos estratégicos e trabalhar consistentemente para o atingimento desses objetivos. Nenhuma empresa deve definir uma grande quantidade de objetivos estratégicos pois isso traria grande complexidade para a monitoração e execução das estratégias desejadas.

Muitas empresas se perdem nas estratégias, ou adotam medidas que no curto prazo contribuem para aumentar lucro, mas a médio e longo prazos trazem prejuízos muito maiores do que os lucros de curto prazo gerados. Um exemplo disso é o corte em gastos de manutenção, de investimentos em tecnologia, em treinamentos, etc.


As melhores estratégias são aquelas que apontam para um horizonte de médio e longo prazos e que são consistentemente executadas. Algumas empresas até que preparam um bom plano estratégico, no entanto acabam não alinhando a execução do dia-a-dia com os objetivos estratégicos. As ações de curto e médio prazos precisam ser alinhadas com os objetivos estratégicos.

Exemplo: O objetivo estratégico é aumentar o market share de um produto ou linha de produtos, a ação de curto prazo alinhada com esse objetivo estratégico pode ser a reestruturação da forma de distribuição da empresa ( go to market ) e a abertura de uma filial na região norte nordeste onde a empresa tem baixa participação e a melhoria do nível de serviço no atendimento aos clientes.

Vejam que temos aqui ações de curto prazo contribuindo para atingimento de objetivos estratégicos de longo prazo. Para complementar essa visão integrada de objetivos de longo e médio prazos, devemos identificar KPI´s que servirão para monitorar os objetivos estratégicos de longo prazo e as ações de curto e médio prazos. Resumindo temos:

Objetivo estratégico:  Aumentar Market Share passando da participação atual de 15% em 2010, para 25% em em 2012. Em 2011 alcançaremos 20% de Market Share.
Medições: Trimestrais conforme pesquisa Nielsen

Ação número 1 - Reestruturação da forma de distribuição da empresa ( go to market ) mediante detalhada análise de cobertura, participação, potencial por região. Serão identificados dados por cliente, por produto e por região incluindo vendas líquidas, custos de produção, de distribuição, verbas de marketing e custos de servir, outros custos diretos e margem por produto/ cliente. Para desenvolver esse estudo foi reservada a verba de $$$$$ que consta no orçamento de 2010 para gastos com suporte de consultoria especializada.
Medição : Cumprimento das datas planejadas do projeto.


Ação número 2 - Abertura de uma filial na região Norte Nordeste. Essa ação inclui a preparação de um plano detalhado incluindo estudo de viabilidade econômica com completa demonstração de custos e receitas incrementais e impacto no market share da região. Será preparado um plano de negócios da região e definidos targets de vendas e margens adicionais a serem geradas.  Para monitorar esse projeto será preparado um Cronograma com todas as fazer do projeto e respectivas datas esperadas de execução.
Medição : Cumprimento das datas planejadas do projeto.


Ação número 3 - Melhoria do nível de serviço no atendimento aos clientes. Atualmente a empresa tem um nível de serviço de 80% considerando o conceito de atendimento do pedido e entrega na data pedida pelo cliente. O objetivo e fechar o ano de 2010 com um nível de serviço médio de 90%.
Medição: Monitoração mensal do nível de serviço conforme relatório emitido pela área de Customer Service.

Esse tipo de conexão das metas estratégicas com as ações de curto e médio prazos efetuada para vários indicadores chave, não muitos, podem se configurar num bom planejamento estratégico da organização.

Para termos uma boa preparação e execução do PE devemos preparar um detalhado plano de negócios, podemos também utilizar uma ferramenta como o balanced scorecard, que consiste numa das melhores ferramentas para monitoração do PE e da execução ações planejadas.






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