SIGAM ESTE BLOG

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como definir metas estratégicas no processo de preparação do Planejamento Estratégico



Palestra com o Professor Ari:
Preparando Líderes para obter comprometimento dos funcionários e para entreguem resultados através de posturas corretas.

( uma palestra destruidora dos comportamentos negativos. Seus líderes e sua equipe nunca mais serão os mesmos )   acesse aqui - PALESTRAS COM O PROFESSOR ARI


Como definir metas estratégicas no processo de preparação do Planejamento Estratégico



Um Planejamento Estratégico ( PA ) consiste em determinar os objetivos estratégicos e trabalhar consistentemente para o atingimento desses objetivos. Nenhuma empresa deve definir uma grande quantidade de objetivos estratégicos pois isso traria grande complexidade para a monitoração e execução das estratégias desejadas.

Muitas empresas se perdem nas estratégias, ou adotam medidas que no curto prazo contribuem para aumentar lucro, mas a médio e longo prazos trazem prejuízos muito maiores do que os lucros de curto prazo gerados. Um exemplo disso é o corte em gastos de manutenção, de investimentos em tecnologia, em treinamentos, etc.


As melhores estratégias são aquelas que apontam para um horizonte de médio e longo prazos e que são consistentemente executadas. Algumas empresas até que preparam um bom plano estratégico, no entanto acabam não alinhando a execução do dia-a-dia com os objetivos estratégicos. As ações de curto e médio prazos precisam ser alinhadas com os objetivos estratégicos.

Exemplo: O objetivo estratégico é aumentar o market share de um produto ou linha de produtos, a ação de curto prazo alinhada com esse objetivo estratégico pode ser a reestruturação da forma de distribuição da empresa ( go to market ) e a abertura de uma filial na região norte nordeste onde a empresa tem baixa participação e a melhoria do nível de serviço no atendimento aos clientes.

Vejam que temos aqui ações de curto prazo contribuindo para atingimento de objetivos estratégicos de longo prazo. Para complementar essa visão integrada de objetivos de longo e médio prazos, devemos identificar KPI´s que servirão para monitorar os objetivos estratégicos de longo prazo e as ações de curto e médio prazos. Resumindo temos:

Objetivo estratégico:  Aumentar Market Share passando da participação atual de 15% em 2010, para 25% em em 2012. Em 2011 alcançaremos 20% de Market Share.
Medições: Trimestrais conforme pesquisa Nielsen

Ação número 1 - Reestruturação da forma de distribuição da empresa ( go to market ) mediante detalhada análise de cobertura, participação, potencial por região. Serão identificados dados por cliente, por produto e por região incluindo vendas líquidas, custos de produção, de distribuição, verbas de marketing e custos de servir, outros custos diretos e margem por produto/ cliente. Para desenvolver esse estudo foi reservada a verba de $$$$$ que consta no orçamento de 2010 para gastos com suporte de consultoria especializada.
Medição : Cumprimento das datas planejadas do projeto.


Ação número 2 - Abertura de uma filial na região Norte Nordeste. Essa ação inclui a preparação de um plano detalhado incluindo estudo de viabilidade econômica com completa demonstração de custos e receitas incrementais e impacto no market share da região. Será preparado um plano de negócios da região e definidos targets de vendas e margens adicionais a serem geradas.  Para monitorar esse projeto será preparado um Cronograma com todas as fazer do projeto e respectivas datas esperadas de execução.
Medição : Cumprimento das datas planejadas do projeto.


Ação número 3 - Melhoria do nível de serviço no atendimento aos clientes. Atualmente a empresa tem um nível de serviço de 80% considerando o conceito de atendimento do pedido e entrega na data pedida pelo cliente. O objetivo e fechar o ano de 2010 com um nível de serviço médio de 90%.
Medição: Monitoração mensal do nível de serviço conforme relatório emitido pela área de Customer Service.

Esse tipo de conexão das metas estratégicas com as ações de curto e médio prazos efetuada para vários indicadores chave, não muitos, podem se configurar num bom planejamento estratégico da organização.

Para termos uma boa preparação e execução do PE devemos preparar um detalhado plano de negócios, podemos também utilizar uma ferramenta como o balanced scorecard, que consiste numa das melhores ferramentas para monitoração do PE e da execução ações planejadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

Palestras custos Controladoria liderança Consultoria Gestão marketing Contabilidade comportamento Livros linkedin ética Controller IFRS comunicação Normas Contábeis Plano de Negócios Material de Controladoria Palestra RH planejamento planejamento estratégico postura sistemas de custos vagas BSC CPC Crise Palestrante auditoria compliance facebook meio ambiente melhores práticas treinamento vendas Bain CRC Consultoria de Gestão ERP Ebook Emprego KPI Logística Mapa Estratégico codigo de ética consultor educação empregos estratégia funcionários lider processos proteção animal qualidade ABC Alpha Premium Ativos Fixos Balance Scored Card Bancos Brasil CFC CV CVM Comportamento Organizacional Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC Demonstrativos Financeiros EMPRESAS Editora Saraiva Estagiários FASB FIFA Futebol Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF TCC Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria de custos consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques gerentes gestão estratégica headhunter inventários jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produtividade produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Avaliação 360 graus Ayres Brito BB BLOCO K Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Brazil Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consulting Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Controles Cora Coralina Corrupção Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 DRE Dilma Dinossauros E-commerce EBITDA Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de Custos Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de Desempenho Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Integridade Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico P&L PEC 231/95 PIB PME Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Profit Plan Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT SWOT Analysis Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila apostila de controladoria. Controle aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting cotação crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo diretor presidente eleições empresa empresas globais energia ethics evaluation excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio net working capital normatização obrigações fiscais operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano contábil plano de negócio população postagens povo prestação de serviço previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda youtube