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terça-feira, 6 de outubro de 2015

Planejamento Estratégico - Dicas para a elaboração

O ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento estratégico é a clara definição da Missão, Cultura e Valores das empresas.

Essas definições devem ser definidas, divulgadas nos murais, sites,etc. Mas, mais do que isso elas devem ser vivenciadas no dia a dia da empresa.

Uma vez definidos Missão, Cultura e Valores as empresas devem definir o seu Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico irá definir onde queremos chegar em um horizonte de 5 a 10 anos.




A direção das organizações de sucesso dá alta importância ao Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico (PE) deve apontar para como tocar a organização e determinar ações para darem suporte ao alcance da missão, metas e objetivos da melhor maneira possível. O PE considera o tamanho do mercado e avalia a participação que a organização ocupa atualmente ( Market Share ). Muitas empresas recorrem a pesquisas de empresas especializadas para obterem melhores informações sobre o tamanho de mercado bem como suas participações.




Para formulação ou atualização do PE pode-se utilizar metodologias como SWOT analysis e OGSAM. Atualmente muitas empresas estão utilizando o Balanced Scorecard que é uma excelente alternativa que une o PE ao Planejamento Operacional ou Tático.

A empresa Bain, elenca uma série de importantes tópicos para a execução do PE:

• Descrever a missão, visão e valores fundamentais da organização;
• Objetivar novas áreas de negócios potenciais e explorar cada mercado sobre as ameaças e oportunidades que surgem, identificando e avaliando alternativas estratégicas
• Entender as prioridades atuais e futuras dos segmentos alvo de clientes e desenvolver um modelo de negócio vantajoso que irá diferenciar a empresa de seus competidores de forma lucrativa, alocando recursos para desenvolver competências críticas;
• Analisar as forças e fraquezas da companhia em relação aos competidores e determinar quais elementos da cadeia de valor a empresa deve executar internamente ou comprar fora;
• Definir as expectativas de acionistas e estabelecer objetivos claros e alcançáveis para o negócio;
• Preparar programas, políticas e planos para implementar a estratégia e ter um Planejamento de Cenários e Contingências para poder responder prontamente a mudanças no ambiente;
• Estabelecer uma estrutura de organização que dê suporte nos processos de decisão, sistemas de controle e de informação e planos de contratação e treinamentos;
• Monitorar desempenho;

Rigby, Darrel, Ferramentas de Gestão, Um guia para Executivos, Bain & Company inc

Empresas que nunca fizeram ou que não fazem um planejamento estratégico bem estruturado, Podem ter seus resultados, principalmente os de longo prazo, prejudicados. Um programa amplo onde o PE receba apoio da direção da empresa é essencial. O comprometimento dos executivos, o acesso às metodologias mais utilizadas nas grandes corporações e a boa comunicação, são elementos essenciais para a boa execução do PE. Nessa etapa o suporte de consultores experientes pode auxiliar consideravelmente.


Vejam diversas outras postagens no Blog que poderão ajudar na realização do PE

Contatos : arilopes@folha.com.br


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