quinta-feira, 23 de maio de 2019

o que é Benchmarking?



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o que é Benchmarking?

Consiste em comparar produtos, serviços, processos e práticas de negócios contra as melhores práticas de mercado. Empresas procuram aqueles que são best in class para efetuarem benchmarking e muitas vezes identificam um grande gap em relação às sua práticas internas.

Abaixo destaco um breve material da Bain sobre benchmarking


DESCRIÇÃO

Benchmarking busca a melhoria do desempenho a partir da identificação e aplicação de melhores práticas encontradas em outras empresas ou dentro dela própria. Gestores comparam o desempenho dos seus produtos e/ou processos externamente com os dos competidores e empresas-modelo e internamente com outras áreas da empresa que realizam atividades similares. 

O objetivo do Benchmarking é encontrar exemplos de desempenho superior e entender as práticas que determinam esse bom desempenho. As empresas, então, incorporam as melhores práticas às suas operações – não através de imitação, e sim da inovação – na tentativa de buscar a melhoria desejada.

METODOLOGIA

A realização de um bom Benchmarking envolve:

• Identificar o produto, serviço ou processo que será alvo da comparação e as métricas-chave de desempenho que serão avaliadas;
• Escolher as empresas externas e áreas internas que serão estudadas, coletar dados de desempenho e práticas de operação. Estes devem ser analisados para identificar oportunidades de melhoria;
• Adaptar e incorporar as melhores práticas observadas na operação da empresa, estabelecer objetivos factíveis e assegurar a aceitação de toda a companhia.

O Benchmarking normalmente é usado nas empresas para:

• Melhorar o desempenho (identificando oportunidades de melhoria da eficiência operacional e de desenvolvimento de produto);
• Entender posição relativa de custo, ganhar vantagem estratégica (comparando capacidades e pontos de vantagem críticos para o sucesso da companhia) e aumentar o conhecimento da organização (trazendo novas ideias à companhia e facilitando o compartilhamento do conhecimento).

REFERÊNCIAS

American Productivity and Quality Center. www.apqc.org.• Bogan, Christopher E., Michael J. English. Benchmarking -Aplicações Práticas e Melhoria Contínua. Makron Books, 1996• Boxwell, Robert J., Jr. Vantagem Competitiva Através doBenchmarking. Makron Books, 1996.• Camp, Robert C. Benchmarking: O Caminho da QualidadeTotal - Identificando, Analisando e Adaptando as MelhoresPráticas da Administração que levam à Maximização.Pioneira, 1998• Camp, Robert C. Benchmarking dos Processos de Negócios:Descobrindo e Implementando as Melhores Práticas.Qualitymark, 1996.• Coers, Mardi, Chris Gardner, Lisa Higgins, and CynthiaRaybourn. Benchmarking: A Guide for Your Journey toBest-Practice Processes. American Productivity and QualityCenter, 2001.• Czarnecki, Mark T. Managing by Measuring: How toImprove Your Organization’s Performance ThroughEffective Benchmarking. AMACOM, 1999.• Denrell, Jerker. ‘Selection Bias and the Perils ofBenchmarking.’ Harvard Business Review, April 2005,pp. 114-119.• Harrington, H. James. The Complete BenchmarkingImplementation Guide: Total Benchmarking Management.McGraw-Hill, 1996.• Iacobucci, Dawn, and Christie Nordhielm. ‘CreativeBenchmarking.’ Harvard Business Review, November/December 2000, pp. 24-25.• Reider, Rob. Benchmarking Strategies: A Tool for ProfitImprovement. John Wiley & Sons, 2000.• Stauffer, David. ‘Is Your Benchmarking Doing the Right Work?’Harvard Management Update, September 2003, pp. 1-4.• Zairi, Mohamed. Benchmarking for Best Practice:Continuous Learning Through Sustainable Innovation.Butterworth- Heinemann, 1998. 11

Fonte do material abaixo: http://www.bain.com/bainweb/images/cms/localOffice/São_Paulo/Livreto_Ferramentas_de_Gestão.pdfPainel


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