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terça-feira, 11 de agosto de 2009

Glossário de termos de Emarketing

Transcrevo abaixo um glossário completo obtido no excelente site Emarketinglab, vale a pena acessar e conhecer mais sobre esse ótimo site
http://www.e-marketinglab.com/livro_emkt_glossar.html


Ad server - Aplicação responsável pela apresentação dos anúncios num site. Permite a gestão do conjunto e a obtenção de estatísticas diversas.
ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line) - Tecnologia para transferência de informação em banda larga através de linhas telefónicas de cobre normais.
Afiliado - Que pertence a uma rede de afiliados. Tem um acordo com um site através do qual envia tráfego para este recorrendo a banners e links colocados no seu site. Em troca recebe normalmente uma percentagem dos resultados gerados com este envio de tráfego.
Agente de shopping - Novo intermediário da economia digital, cuja principal função é comparar a oferta dos diferentes e-retailers.
Área temática - Área de um site especializada em determinado tema.
Arpanet - Rede percursora da Internet desenvolvida no final dos anos 60 e inicio dos anos 70, pelo departamento de defesa dos EUA.
ASP (Aplication Service Provider) - Empresa que fornece aplicações informáticas em regime partilhado aos seus clientes. Este software reside no site do ASP.
Audiência - Conjunto de utilizadores que frequentemente consultam um website.
Active-X - Linguagem de programação standard desenvolvida pela Microsoft, que permite conceber aplicações de cliente complexas, bem como aceder a estas através de um web browser. É concorrente da linguagem Java.


B
B2B (Business to Business) - Diz-se do e-commerce realizado por empresas entre si.
B2C (Business to Consumer) - Diz-se do e-commerce realizado entre empresas e consumidores.
B2G (Business to Governement) - Diz-se de relações entre governo e empresas recorrendo às tecnologias digitais.
Banner - Área rectangular do écran que publicita uma marca, procurando cativar o utilizador a fazer click sobre ele e entrar no website correspondente.
Banner interactivo html - Banner que possibilita ao utilizador a escolha da página html com a qual pretende fazer ligação.
BL (Banda Larga) - Tecnologia utilizada para entrega da informação através da Internet, com um fluxo várias vezes superior ao habitual (banda estreita).
Botão - Como se fosse um banner, mas de dimensões reduzidas e sem animação.
Bricks and mortar - Empresas que possuem lojas físicas.
Bricks and mortar online extension - Empresas que possuindo lojas físicas estenderam a sua actividade à Internet.
Brochureware - Designação corrente de um site em que a informação foi transferida directamente para a Internet a partir de uma base de papel existente.
Broker - Intermediário que coloca em contacto comprador e vendedor.
Browser - O mesmo que web browser.
Browsing - Utilizar o browser.
Business Angel - Entidade financeira que financia novos negócios com elevado potencial.
Business Intelligence - Área responsável pela recolha e tratamento de informação para suporte à decisão.
Buzzword - Palavra nova aplicada aos negócios da nova economia.


C
C2B (Consumer to Business) - Referente ao e-commerce em que a iniciativa parte do consumidor.
C2C (Consumer to Consumer) - Referente ao e-commerce em que consumidores nego- ceiam entre si, com o patrocínio de um broker. A situação mais usual são os leilões.
Cable Modem - Dispositivo que permite o acesso a informação de alta velocidade, como seja à Internet, através de uma rede de televisão por cabo.
Cabo coaxial - Geralmente utilizado para ligar o televisor aos serviços do operador de televisão por cabo, consiste num pequeno tubo de cobre coberto por um material isolante e um segundo condutor com um diâmetro superior, em geral sob a forma de bainha.
Cabo de fibra óptica - Consiste num pequeno filamento de vidro. Um transmissor laser codifica sinais de frequência em impulsos de luz e envia-os através da fibra óptica para um receptor, que volta a descodificá-los em frequências. Menos susceptíveis ao ruído e às interferências que outros tipos de cabo as fibras ópticas podem transmitir dados a grandes distâncias sem necessidade de amplificação. No entanto dada a sua fragilidade as fibras ópticas têm de estar enterradas, não podendo ser colocadas em ramais aéreos.
CGI (Common gateway interface) - É uma ferramenta para fornecer interactividade na web. Através de um formulário construído em HTML, o utilizador fornece o nome e o tipo de produto ou serviço em que está interessado, sendo-lhe devolvida a informação solicitada.
Conteúdos - É informação que constitui a página web. Bons conteúdos constituem um factor chave de sucesso para atrair os utilizadores ao site, reter o seu interesse e fomentar visitas futuras.
Canónico - Nome que é colocado no endereço electrónico antes do subdomínio.
Centro comercial virtual - O mesmo que shopping virtual.
Chat - O mesmo que chatroom.
Chat Room - Forma de comunicar online escrevendo comentários e respondendo a outras pessoas que estão a fazer o mesmo.
Cheque electrónico - O mesmo que cheque, mas em formato digital.
Click & mortar - Retalhista online puro, que não teve origem numa loja física existente.
Clickthrough - o acto de clickar num banner ou outro anúncio, que leva o utilizador para o site do anunciante.
CTR (Clickthrough rate) - Taxa de respostas de um anúncio online. Em geral é uma percentagem resultante da divisão do n.º de clickthroughs pelo n.º de impressões. Ex.: (20 clicks/1000 impressões) * 100 = 2% CTR.
Clipping - Classificação de noticias.
Comunidade virtual - Diz-se quando um website disponibiliza funcionalidades como foruns e chats, de modo a promover a comunicação entre os utilizadores. A vantagem de uma comunidade virtual está na geração de conteúdos pelos próprios utilizadores.
Cookie - É um pequeno ficheiro de texto guardado no PC do utilizador que permite a sua identificação quando este visita o site correspondente.
Costumização - Adaptação individual de produtos, serviços e mensagens publicitárias a cada consumidor particular.
Costumização de massas - Utilização das tecnologias digitais, para adaptar produtos, serviços e mensagens publicitárias a grupos de consumidores com o mesmo perfil de necessidades.
CPM (Custo por Mil Impressões) - É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja visualizado 1000 vezes.
CRM (Customer Relationship Management) - Comunicação única e individualizada com o seu cliente a partir da gestão de base de dados. Criação de acções de marketing coordenadas e personalizadas, que evitando conflitos, proporcionam sinergias com o cliente em todos os pontos de contacto entre este e a empresa.
Cupões virtuais - Cupões promocionais apenas com existência online, para utilização exclusiva em lojas virtuais.


D
Data warehouse - É um repositório de informação histórica de toda a organização.
Desintermediação - Redução do número de intermediários a que a empresa tem de recorrer para chegar ao cliente final.
Digital money - Uma versão electrónica de dinheiro na qual o comprador de um determinado produto permanece anónimo face ao vendedor.
Directório - É uma lista estruturada por categorias de websites registados. É semelhante a uma versão electrónica de páginas amarelas.
DNS (Domain Name Server) - Método utilizado para converter nomes de domínios Internet em endereços IP.
Domain-name - É o endereço IP (Internet Protocol) do website. Para além da identificação numérica, os websites tem igualmente nomes.
Domínio - Sistema de endereçamento da Internet constituído por uma sequência de nomes separados por pontos.
Dotcom - O mesmo que .com.
Download - Processo de recolha electrónica de informação, recorrendo a webpages, e-mail ou qualquer outra localização remota, como seja um web server.
DSL (Digital Subscriber Loop) - Tecnologia para transferência de informação em banda larga através de linhas telefónicas de cobre normais.


E
e-ad - Anúncio digital.
e-bonus - Bónus cuja existência apenas existe online.
e-business - Termo registado pela IBM e que pode definir-se como sendo a continua optimização das actividades de uma empresa utilizando as tecnologias digitais, tais como as comunicações digitais, o e-commerce e a pesquisa on-line.
e-cash - O mesmo que digital money.
e-commerce - É a comercialização de bens e serviços, utilizando a Internet e outros meios digitais
Economia digital - Todos os negócios em que as novas tecnologias tem um papel preponderante.
EDI (Electronic Data Interchange) - É a troca, utilizando meios digitais, de documentos de negócio standardizados, tais como ordens de compra e facturas.
e-finance - Negócios financeiros online.
EFT (Electronic Fund Transfer) - Transferência electrónica de quantias em dinheiro.
Electronic cash - O mesmo que e-cash.
Electronic wallet -Quantia em dinheiro, cuja utilização é exclusiva online.
e-mail - método para enviar e receber mensagens electrónicas, disponível através da Internet.
e-mailing - Mensagem enviada para um conjunto de endereços de mail.
e-marketplace - Intermediário que possui um site onde coloca em contacto vendedor e comprador, de modo a que estes façam negócios
e-newsletter - Mensagem de e-mail enviada para um conjunto de utilizadores com o mesmo perfil, com o fim de divulgar informações sobre a entidade emissora.
EPG (Electronic Programme Guide) - Aplicação que permite ao cliente escolher a sua própria grelha de programação.
e-procurement - Pesquisa de alternativas de fornecimento para deter- minado produto ou serviço, recorrendo aos meios digitais.
ERP (Enterprise Resource Planning) - Sistema relacionado com encomendas, compras, embalagem e inventário que permite às organizações a optimização dos seus processos, com a consequente redução de custos.
e-supplier - Fornecedor cujos negócios estão online.
e-tailer - Retalhistas online. O e-tailer não só promove e mostra produtos no seu site, como oferece aos clientes uma solução completa de e-commerce, para que estes possam efectuar as suas compras online.
e-tailing - É a extensão do retalho tradicional à Internet.
Extranet - Aplicação das tecnologias da Internet para comunicação com parceiros comerciais da empresa, como sejam os fornecedores e os distribuidores. Quase sempre é uma extensão da intranet, implicando igualmente a existência de uma password que impeça o acesso de outros utilizadores Internet.


F
Firewall - Software especializado colocado no server (ou solução de hardware especializada), no ponto em que a empresa está ligada à Internet. O seu objectivo é evitar o acesso de estranhos ao server. É fundamental para empresas que alojem o seu website.
Focus group -Metodologia qualitativa de recolha de informação detalhada através de um pequeno número de participantes.
FTP (File Transfer Protocol) - Um standard para movimentação de ficheiros através da Internet.
Forum - São semelhantes aos newsgroups, podendo os utilizadores recorrer aos mesmos para submeter as suas opiniões ou responder a mensagens, organizadas por temas.


G
G2B (Governement to Business) - Relacionamento por intermédio de meios digitais entre o Governo e as empresas.
GIF - É um ficheiro contendo duas ou mais imagens GIF, também conhecidas como frames.
GPRS (General Packed Radio Services) - Geração de comunicações móveis que está entre o GSM e o UMTS, permitindo um maior leque de opções que os sistemas de 2ª geração (GSM).
GPS (Global Positioning System) - Sistema de navegação por satélite.
Groupware - Tecnologias capazes de tornar mais produtivo o trabalho de equipa, apoiadas quase sempre em aplicações de e-mail, que incluem teleconferência, agenda de grupo, gestão de documentos, formulários electrónicos e partilha de informação.


H
Homepage - Página índice de um website, que contém normalmente um menu de opções e links para outros recursos dentro do site.
Hosting - Solução fornecida por um ISP para a disponibilização de conteúdos na Internet, normalmente em regime de servidor partilhado.
HTML (HyperText Markup Language) - É um formato standard utilizado para definir o texto e o layout das webpages. Os ficheiros HTML têm geralmente a extensão .html ou .htm.
http (hypertext transfer protocol) - É um standard que define a forma como a informação é transmitida através da Internet.
https (hyper text transfer protocol secure) - Standard que define a transmissão de informação através da Internet utilizando protocolos de segurança.
Hub - Os Hubs estão em geral relacionados com os mercados B2B. São mercados online criados para sectores específicos. Os compradores e os vendedores visitam o hub para fazerem os seus negócios
Hyperlink - Endereço sobre o qual fazendo um click somos conduzidos para a página correspondente algures na Web.


I
iDTV (Interactive Digital TV) - O mesmo que iTV.
Infomediação - Actividade levada a efeito pelo infomediário.
Infomediário - Intermediário cujo negócio é pesquisar e analisar informação, desenvolvendo análises detalhadas do mercado e caracterização dos clientes, para utilização por outras entidades;
Impressão - É uma unidade de medida. É uma passagem de um banner.
Internauta - Utilizador da Internet.
Interruption marketing - Publicidade e promoção comercial apresentadas sem prévia autorização do cliente.
Intersticial - Anúncios online geralmente incluídos numa janela pop-up.
Intranet - É uma infraestrutura de servidores em rede e comunicação por links entre si, que são utilizados para guardar e transportar a informação. Inclui milhões de redes de privadas, de empresas, de governos e outras organizações, bem como e-mail, newsgroups e web.
IP (Internet Protocol) - Protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores.
IPO (Initial Public Offering) - Primeira oferta pública de venda de acções, para admissão a cotação bolsista.
IRC (Internet Relay Chat) - Ferramenta de comunicação que permite conversações em tempo real baseadas em texto, entre duas ou mais pessoas ligadas ao mesmo tempo em qualquer ponto da Internet.
ISDN/RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) - Tecnologia de telecomunicações que permite a digitalização integral das comunicações (até às instalações do cliente). Particularmente adequada para acesso à Internet e transmissão de dados.
ISP (Internet Service Provider) - São empresas que fornecem ligações para acesso à Internet. Também fornecem serviços de hosting de websites ou então um link ao web server da empresa, de modo a permitir que outros acedam ao seu website.
iTV (Interactive TV) - Tecnologia que junta televisão e Internet permitindo ao utilizador a participação de forma interactiva nos programas de televisão.
IVR (Interactive Voice Response) - Tecnologia de integração de computador, telefone, servidor de base de dados, fax e utilizador, mediante a qual este pode ligar e no mesmo instante ter a resposta para a sua dúvida, desde que esta esteja na base de dados. A mesma pode ser em conversação, via fax, e-mail ou outra.


J
JIT (Just in Time) - Ferramenta de gestão da produção nascida no Japão, baseada na eliminação de desperdícios a todos os níveis do processo de planeamento e controle da produção.
Junk mail - Mensagem de e-mail recebida e que não foi solicitada.
JPEG - Formato comum de imagens com realismo fotográfico.
Java - Linguagem de programação standard promovida pela Sun Microsystems que permite conceber aplicações de cliente complexas, bem como aceder a estas através de um web browser. É concorrente da linguagem Active-X.


K
Keyword - Entrada indexada que indica um ficheiro ou documento especifico.


L
Local loop (lacete local) - Parte de uma rede de telecomunicações que contacta com as instalações do cliente final.
Leilões online - Venda de produtos em leilão através da Internet.
Local Top Level Domain - Parte do endereço Internet que neste caso corresponde a uma sigla atribuída por país. No caso de Portuga é 'pt'.
Loja virtual pura - Retalhistas online que não possui operações offline.
Loja virtual - Site com operações comerciais online.
Look & feel - Design, layout e experiência de navegação.



M
Mail lists - Lista de endereços de e-mail.
Marketing intelligence - Procedimento segundo o qual os responsáveis pelo marketing estão permanentemente a monitorar a macroenvolvente da empresa em busca de oportunidades e ameaças.
Marketing one to one (O2O) - Diálogo único que ocorre entre uma empresa e os consumidores individualmente, ou mais propriamente entre grupos de consumidores com necessidades semelhantes.
Marketing relacional - Utilização de informação actualizada dos consumidores individuais para conceber produtos e serviços, os quais são comunicados interactivamente, para que possam ser alvo de um desenvolvimento contínuo.
Marketing viral - Equivalente online do 'word of mouth', igualmente referido como 'word of mouse'. Ocorre quando são efectuados sucessivos 'forwards' de e-mails recebidos para amigos, colegas e familiares.
Mass customization - Potencialidade da Internet que permite a construção de marketing-mixs individualizados, implementados de forma automática.
m-commerce - E-commerce através de dispositivos móveis de acesso à Internet.
Metamediário - Agente que representa um grupo de produtores, e-tailers e fornecedores de conteúdos organizados em torno de um acontecimento importante da vida ou a aquisição de um bem de elevado valor.
Micropagamento - Sistema de digital money que permite a transferência de pequenas somas em dinheiro, sem a utilização de um cartão de crédito.
Microsite - Contéudo especializado que faz parte de um web- site e que não pertence necessariamente à mesma organização.
Minibanner - Banner de dimensões reduzidas.
Modem - Dispositivo que permite ligar o PC a uma linha telefónica de modo a que este comunique com outros através de uma rede telefónica normal.
Motor de busca - Os motores de busca são ferramentas, que indexam as webpages de sites registados. Os utilizadores podem pesquisar estes índices digitando as keywords relacionadas com a informação que pretendem encontrar.
MP3 (mpeg3) - Algoritmo de compressão (extensão) de ficheiros de audio comprimidos.


N
Navegação - Método utilizado para encontrar e se movimentar entre a informação e as páginas de um website.
Navegalibidade - Facilidade que permite ao internauta 'deslocar-se' entre os diferentes conteúdos de um site.
Newsgroup - Os utilizadores participam nos newsgroups submetendo e respondendo a mensagens enviadas por outros utilizadores.
Nsfnet - Rede de Internet académica que sucedeu à ARPANET.


O
OBI (Open Buying on the Internet) - Protocolo que tem como função assegurar que os vários sistemas de e-commerce podem comunicar uns com os outros. Tem o apoio de empresas como a Microsoft e a Oracle.
One-to-many - Diz-se da comunicação dirigida ao mass market.
OPS (Open Profiling Standard) - Protocolo que permite ao utilizador criar um perfil pessoal de preferências que pretende partilhar com os vendedores.
OTP (Open Trading Protocol) - Protocolo que pretende padronizar as actividades relacionadas com os pagamentos, incluindo acordos de compra e recibos.


P
Pageview - O mesmo que visualização. É uma das medidas básicas da publicidade online.
Patrocínio - Forma de anunciar de acordo com a qual, um conteúdo de um site, como um chat, um Forum, uma e-newsletter ou outro é patrocinado por um anunciante que se identifica com o mesmo target do conteúdo.
PDA (Personal Digital Assistant) - Equipamento electrónico portátil que funciona como Organizer e em alguns casos permite acesso telefónico móvel.
Permission marketer - Que utiliza técnicas de permission marketing.
Permission marketing - Abordagem que implica a autorização dos clientes antes de lhes ser enviada publicidade.
Personalização - Envolve a entrega aos utilizadores de conteúdos personalizados através de webpages, e-mail ou tecnologias push.
Plug-In - Programa de que é necessário fazer download para aceder a um contéudo particular, como por exemplo ficheiros de extensão PDF.
Pop-up - Um dos tipos de publicidade online.
Portal - É a porta de entrada na Internet. Muitos dos portais evoluíram a partir de motores de busca. O que os transforma em portais é o facto de fornecerem outros serviços para além da busca. Constituem boas opções para notícias, jogos, informação geográfica, compras, para além de serem uma boa rampa para saltar para outros endereços, através dos directórios que disponibilizam. Outros portais foram criados para agregar diferentes conteúdos pertencentes a um mesmo grupo económico.
Portal de empresa - A intranet de segunda geração. O objectivo do portal de empresa é disponibilizar a todos os funcionários informação e permitir a comunicação através de um único interface. O portal de empresa permite acesso a documentos internos, data warehouses, groupware, e-mail, para além da web.
Protocolo - Conjunto de regras que todos os PCs devem cumprir para poderem desenvolver tarefas compatíveis entre si.
Pure-player - Empresa sem actividades comerciais offline, o que representa o mais alto nível de envolvimento com o e-business.


R
Reintermediação - Criação de novos intermediários entre clientes e fornecedores, que fornecem serviços como procurement e avaliação de produtos e serviços.
Relançamento - A versão anterior do site é substituída por uma nova com um novo look and feel.
Real audio - Desenvolvido pela Real Networks é o formato mais comum de streaming audio.
Real Names - Serviço que permite registar nomes e marcas com endereços web.
Registo - Processo através do qual os utilizadores submetem informação sobre si próprios, de modo a ter acesso a conteúdos exclusivos do website. Esta é uma excelente forma de construir uma base de dados.
Run of sites - Situação em que o banner do anunciante passa de forma aleatória em qualquer local do website.


S
SCM (Supply Chain Management) - Coordenação dos canais de distribuição para entregar os produtos com eficácia aos clientes. Este processo é também designado por logística integrada.
Server - O mesmo que servidor, mas em inglês.
Servidor - PC que administra e fornece programas para outros PCs.
Set-top-box - Equipamento que em geral permite a descodificação de conteúdos, normalmente programas de televisão. Outras funcionalidades são o fornecimento de serviços interactivos como e-commerce, e-learning, telemedicina, videoconferência, etc.
Shopping de portal - Shopping virtual que está associado a um portal.
Shopping online - O mesmo que shopping virtual.
Shopping virtual - Website que agrega diferentes e-retailers numa única localização virtual.
SIM (Sistema de informação de marketing) - Sistema que satisfaz as necessidades de informação, reunindo, tratando e analisando a informação, que constituirá o suporte decisional.
Site - O mesmo que website.
Spam - Consiste em e-mails que não são solicitados enviados para um grande n.º de pessoas.
SSL (Secure Sockets Layer) - Técnica de encriptação utilizada para ocultar informação, como seja n.ºs de cartões de crédito, quando estes passam através da Internet, de um webbrowser para um webserver
SET (Secure Electronic Transactions) - Standard de encriptação cujo objectivo é garantir a segurança das transações de e-commerce e que foi desenvolvido pela Visa e pela Mastercard.
Start-Up - Empresa de elevado potencial em inicio de actividade.
Stickiness - Medida utilizada para saber o quanto efectivo um website é na retenção dos utilizadores que o visitam e na repetição das visitas destes.
Streamie - Utilizador de streaming audio ou vídeo.
Streaming audio - Ao contrário de um ficheiro, cujo download tem de ser completado antes de poder ser lido, o streaming media (audio ou vídeo) permite a leitura do ficheiro, cerca de 10 segundos depois de iniciar o download.
Streaming vídeo - Idêntico ao streaming audio, mas para imagens vídeo.
Subdomínio - É o endereço de Internet. Também conhecido como URL (Uniform Resource Locator). É a assinatura online, devendo aparecer em qualquer elemento de comunicação da empresa.


T
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) - Trata-se de um protocolo que assegura a transferência de dados através da Internet. Para que um PC possa receber webpages, ou um servidor possa hospedá-las, devem estar configurados de modo a suportar este protocolo.
Telnet - Aplicação que permite acesso remoto a dados e programas baseados em texto localizados remotamente.
TLD (Top Level Domain) - Parte do endereço Internet que neste caso corresponde a das siglas 'com'; 'net'; 'org', 'mil', 'int'; 'edu'.
TMT (Telecomunicações, Multimedia e Tecnologia) - Refere-se a empresas que operam nos sectores de actividade referidos.
Tráfego - Número de visitantes que um site recebe.


U
UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) - Terceira geração de comunicações móveis que vai substituir o GSM, permitindo a distribuição de informação em Banda Larga.
URL (Universal Resource Locator) - Texto que indica o endereço web de um site.


V
VDSL (Very High Bit-rate Digital Subscriber Line) - Variante do DSL com maior largura de banda que o ADSL.
Vendedor de bits - Designação correntemente atribuída a um e-tailer que vende software online.
Vídeo mail - A versão do e-mail recorrendo a vídeo e audio.
Video-on-demand - Funcionalidade que permite ao cliente escolher a partir de casa os vídeos que pretende ver e recebê-los através de uma rede de televisão por cabo.
Visitante único - Indicador que permite verificar a diversidade de utiliza- dores de um website.
Visitantes - Os utilizadores de um website.
Visitas - Idêntico a sessão num website.
Visitas repetidas - Indicador que dá o número de visitas realizadas pelo mesmo visitante
Visualização - O mesmo que impressão.
VoIP (Voz sobre Internet Protocol) - Termo utilizado para designar a telefonia através da Internet, que reside na utilização da Web para transmitir conversações telefónicas, eliminando nomeadamente os elevados custos nos casos de longas distâncias.
Vortal - Site com conteúdos especializados numa determinada área de interesse ou destinados a um target muito especifico.
VSP (Virtual Service Provider) - Trata-se de um ASP que gere um negócio completo, na medida em que agrega a quase totalidade das funções da cadeia de valor do negócio do cliente.


W
WAP (Wireless Aplication Protocol) - Especificação de protocolo que permite que os indivíduos possam aceder a informação de forma imediata, através de dispositivos móveis de forma similar à web.
WAP gateway - É a porta de entrada nos conteúdos WAP.
Web - É a parte da Internet que suporta um interface gráfico de utilizador que permite a navegação em hipertexto com um browser do tipo Internet Explorer ou Netscape. É na web que a maior parte das pessoas pensa que se está a falar quando se refere a Internet.
Webbrowser - Browsers como o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer fornecem a possibilidade de facilmente aceder à informação que está armazenada, sob a forma de documentos web, em diferentes servidores
Webdesign - Design especifico para conteúdos web.
Webpage - Documento HTML residente na Web, que em geral faz parte de um conjunto que constitui um website.
Webserver - Sistema capaz de suportar o serviço de presença web armazenando e mostrando documentos e ficheiros através do protocolo HTTP.
Webcam - Camâra de vídeo para captação de imagens para utilização em websites.
Webmail - Aplicação de e-mail cuja utilização está baseada num website.
Webphone -Equipamento que evoluiu a partir do telefone normal e que permite o acesso à Internet.
WebTV - Tecnologia de acesso a conteúdos web através de uma plataforma iTV.
Workaholics - Indivíduos viciados no trabalho.
World Wide Web - É um meio para publicar informação na Internet. Pode ser acedido por webbrowser, que permitem visualizar webpages em HTML/XML e correr aplicações de negócio. A informação da empresa está armazenada nos webservers, geralmente designados por websites.
WTP (wireless transfer protocol) - Protocolo para transferência de informação entre dispositivos móveis.


X
XML (eXtended Mark-up Language) - Linguagem que permite um melhor controle sobre informação estruturada em webpages, que o HTML. Permite a torca d einformação e integração de bases de dados e feeds de informação através de diferentes sistemas.

B
B2B (Business to Business) - Diz-se do e-commerce realizado por empresas entre si.
B2C (Business to Consumer) - Diz-se do e-commerce realizado entre empresas e consumidores.
B2G (Business to Governement) - Diz-se de relações entre governo e empresas recorrendo às tecnologias digitais.
Banner - Área rectangular do écran que publicita uma marca, procurando cativar o utilizador a fazer click sobre ele e entrar no website correspondente.
Banner interactivo html - Banner que possibilita ao utilizador a escolha da página html com a qual pretende fazer ligação.
BL (Banda Larga) - Tecnologia utilizada para entrega da informação através da Internet, com um fluxo várias vezes superior ao habitual (banda estreita).
Botão - Como se fosse um banner, mas de dimensões reduzidas e sem animação.
Bricks and mortar - Empresas que possuem lojas físicas.
Bricks and mortar online extension - Empresas que possuindo lojas físicas estenderam a sua actividade à Internet.
Brochureware - Designação corrente de um site em que a informação foi transferida directamente para a Internet a partir de uma base de papel existente.
Broker - Intermediário que coloca em contacto comprador e vendedor.
Browser - O mesmo que web browser.
Browsing - Utilizar o browser.
Business Angel - Entidade financeira que financia novos negócios com elevado potencial.
Business Intelligence - Área responsável pela recolha e tratamento de informação para suporte à decisão.
Buzzword - Palavra nova aplicada aos negócios da nova economia.


C
C2B (Consumer to Business) - Referente ao e-commerce em que a iniciativa parte do consumidor.
C2C (Consumer to Consumer) - Referente ao e-commerce em que consumidores nego- ceiam entre si, com o patrocínio de um broker. A situação mais usual são os leilões.
Cable Modem - Dispositivo que permite o acesso a informação de alta velocidade, como seja à Internet, através de uma rede de televisão por cabo.
Cabo coaxial - Geralmente utilizado para ligar o televisor aos serviços do operador de televisão por cabo, consiste num pequeno tubo de cobre coberto por um material isolante e um segundo condutor com um diâmetro superior, em geral sob a forma de bainha.
Cabo de fibra óptica - Consiste num pequeno filamento de vidro. Um transmissor laser codifica sinais de frequência em impulsos de luz e envia-os através da fibra óptica para um receptor, que volta a descodificá-los em frequências. Menos susceptíveis ao ruído e às interferências que outros tipos de cabo as fibras ópticas podem transmitir dados a grandes distâncias sem necessidade de amplificação. No entanto dada a sua fragilidade as fibras ópticas têm de estar enterradas, não podendo ser colocadas em ramais aéreos.
CGI (Common gateway interface) - É uma ferramenta para fornecer interactividade na web. Através de um formulário construído em HTML, o utilizador fornece o nome e o tipo de produto ou serviço em que está interessado, sendo-lhe devolvida a informação solicitada.
Conteúdos - É informação que constitui a página web. Bons conteúdos constituem um factor chave de sucesso para atrair os utilizadores ao site, reter o seu interesse e fomentar visitas futuras.
Canónico - Nome que é colocado no endereço electrónico antes do subdomínio.
Centro comercial virtual - O mesmo que shopping virtual.
Chat - O mesmo que chatroom.
Chat Room - Forma de comunicar online escrevendo comentários e respondendo a outras pessoas que estão a fazer o mesmo.
Cheque electrónico - O mesmo que cheque, mas em formato digital.
Click & mortar - Retalhista online puro, que não teve origem numa loja física existente.
Clickthrough - o acto de clickar num banner ou outro anúncio, que leva o utilizador para o site do anunciante.
CTR (Clickthrough rate) - Taxa de respostas de um anúncio online. Em geral é uma percentagem resultante da divisão do n.º de clickthroughs pelo n.º de impressões. Ex.: (20 clicks/1000 impressões) * 100 = 2% CTR.
Clipping - Classificação de noticias.
Comunidade virtual - Diz-se quando um website disponibiliza funcionalidades como foruns e chats, de modo a promover a comunicação entre os utilizadores. A vantagem de uma comunidade virtual está na geração de conteúdos pelos próprios utilizadores.
Cookie - É um pequeno ficheiro de texto guardado no PC do utilizador que permite a sua identificação quando este visita o site correspondente.
Costumização - Adaptação individual de produtos, serviços e mensagens publicitárias a cada consumidor particular.
Costumização de massas - Utilização das tecnologias digitais, para adaptar produtos, serviços e mensagens publicitárias a grupos de consumidores com o mesmo perfil de necessidades.
CPM (Custo por Mil Impressões) - É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja visualizado 1000 vezes.
CRM (Customer Relationship Management) - Comunicação única e individualizada com o seu cliente a partir da gestão de base de dados. Criação de acções de marketing coordenadas e personalizadas, que evitando conflitos, proporcionam sinergias com o cliente em todos os pontos de contacto entre este e a empresa.
Cupões virtuais - Cupões promocionais apenas com existência online, para utilização exclusiva em lojas virtuais.


D
Data warehouse - É um repositório de informação histórica de toda a organização.
Desintermediação - Redução do número de intermediários a que a empresa tem de recorrer para chegar ao cliente final.
Digital money - Uma versão electrónica de dinheiro na qual o comprador de um determinado produto permanece anónimo face ao vendedor.
Directório - É uma lista estruturada por categorias de websites registados. É semelhante a uma versão electrónica de páginas amarelas.
DNS (Domain Name Server) - Método utilizado para converter nomes de domínios Internet em endereços IP.
Domain-name - É o endereço IP (Internet Protocol) do website. Para além da identificação numérica, os websites tem igualmente nomes.
Domínio - Sistema de endereçamento da Internet constituído por uma sequência de nomes separados por pontos.
Dotcom - O mesmo que .com.
Download - Processo de recolha electrónica de informação, recorrendo a webpages, e-mail ou qualquer outra localização remota, como seja um web server.
DSL (Digital Subscriber Loop) - Tecnologia para transferência de informação em banda larga através de linhas telefónicas de cobre normais.


E
e-ad - Anúncio digital.
e-bonus - Bónus cuja existência apenas existe online.
e-business - Termo registado pela IBM e que pode definir-se como sendo a continua optimização das actividades de uma empresa utilizando as tecnologias digitais, tais como as comunicações digitais, o e-commerce e a pesquisa on-line.
e-cash - O mesmo que digital money.
e-commerce - É a comercialização de bens e serviços, utilizando a Internet e outros meios digitais
Economia digital - Todos os negócios em que as novas tecnologias tem um papel preponderante.
EDI (Electronic Data Interchange) - É a troca, utilizando meios digitais, de documentos de negócio standardizados, tais como ordens de compra e facturas.
e-finance - Negócios financeiros online.
EFT (Electronic Fund Transfer) - Transferência electrónica de quantias em dinheiro.
Electronic cash - O mesmo que e-cash.
Electronic wallet -Quantia em dinheiro, cuja utilização é exclusiva online.
e-mail - método para enviar e receber mensagens electrónicas, disponível através da Internet.
e-mailing - Mensagem enviada para um conjunto de endereços de mail.
e-marketplace - Intermediário que possui um site onde coloca em contacto vendedor e comprador, de modo a que estes façam negócios
e-newsletter - Mensagem de e-mail enviada para um conjunto de utilizadores com o mesmo perfil, com o fim de divulgar informações sobre a entidade emissora.
EPG (Electronic Programme Guide) - Aplicação que permite ao cliente escolher a sua própria grelha de programação.
e-procurement - Pesquisa de alternativas de fornecimento para deter- minado produto ou serviço, recorrendo aos meios digitais.
ERP (Enterprise Resource Planning) - Sistema relacionado com encomendas, compras, embalagem e inventário que permite às organizações a optimização dos seus processos, com a consequente redução de custos.
e-supplier - Fornecedor cujos negócios estão online.
e-tailer - Retalhistas online. O e-tailer não só promove e mostra produtos no seu site, como oferece aos clientes uma solução completa de e-commerce, para que estes possam efectuar as suas compras online.
e-tailing - É a extensão do retalho tradicional à Internet.
Extranet - Aplicação das tecnologias da Internet para comunicação com parceiros comerciais da empresa, como sejam os fornecedores e os distribuidores. Quase sempre é uma extensão da intranet, implicando igualmente a existência de uma password que impeça o acesso de outros utilizadores Internet.


F
Firewall - Software especializado colocado no server (ou solução de hardware especializada), no ponto em que a empresa está ligada à Internet. O seu objectivo é evitar o acesso de estranhos ao server. É fundamental para empresas que alojem o seu website.
Focus group -Metodologia qualitativa de recolha de informação detalhada através de um pequeno número de participantes.
FTP (File Transfer Protocol) - Um standard para movimentação de ficheiros através da Internet.
Forum - São semelhantes aos newsgroups, podendo os utilizadores recorrer aos mesmos para submeter as suas opiniões ou responder a mensagens, organizadas por temas.


G
G2B (Governement to Business) - Relacionamento por intermédio de meios digitais entre o Governo e as empresas.
GIF - É um ficheiro contendo duas ou mais imagens GIF, também conhecidas como frames.
GPRS (General Packed Radio Services) - Geração de comunicações móveis que está entre o GSM e o UMTS, permitindo um maior leque de opções que os sistemas de 2ª geração (GSM).
GPS (Global Positioning System) - Sistema de navegação por satélite.
Groupware - Tecnologias capazes de tornar mais produtivo o trabalho de equipa, apoiadas quase sempre em aplicações de e-mail, que incluem teleconferência, agenda de grupo, gestão de documentos, formulários electrónicos e partilha de informação.


H
Homepage - Página índice de um website, que contém normalmente um menu de opções e links para outros recursos dentro do site.
Hosting - Solução fornecida por um ISP para a disponibilização de conteúdos na Internet, normalmente em regime de servidor partilhado.
HTML (HyperText Markup Language) - É um formato standard utilizado para definir o texto e o layout das webpages. Os ficheiros HTML têm geralmente a extensão .html ou .htm.
http (hypertext transfer protocol) - É um standard que define a forma como a informação é transmitida através da Internet.
https (hyper text transfer protocol secure) - Standard que define a transmissão de informação através da Internet utilizando protocolos de segurança.
Hub - Os Hubs estão em geral relacionados com os mercados B2B. São mercados online criados para sectores específicos. Os compradores e os vendedores visitam o hub para fazerem os seus negócios
Hyperlink - Endereço sobre o qual fazendo um click somos conduzidos para a página correspondente algures na Web.


I
iDTV (Interactive Digital TV) - O mesmo que iTV.
Infomediação - Actividade levada a efeito pelo infomediário.
Infomediário - Intermediário cujo negócio é pesquisar e analisar informação, desenvolvendo análises detalhadas do mercado e caracterização dos clientes, para utilização por outras entidades;
Impressão - É uma unidade de medida. É uma passagem de um banner.
Internauta - Utilizador da Internet.
Interruption marketing - Publicidade e promoção comercial apresentadas sem prévia autorização do cliente.
Intersticial - Anúncios online geralmente incluídos numa janela pop-up.
Intranet - É uma infraestrutura de servidores em rede e comunicação por links entre si, que são utilizados para guardar e transportar a informação. Inclui milhões de redes de privadas, de empresas, de governos e outras organizações, bem como e-mail, newsgroups e web.
IP (Internet Protocol) - Protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores.
IPO (Initial Public Offering) - Primeira oferta pública de venda de acções, para admissão a cotação bolsista.
IRC (Internet Relay Chat) - Ferramenta de comunicação que permite conversações em tempo real baseadas em texto, entre duas ou mais pessoas ligadas ao mesmo tempo em qualquer ponto da Internet.
ISDN/RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) - Tecnologia de telecomunicações que permite a digitalização integral das comunicações (até às instalações do cliente). Particularmente adequada para acesso à Internet e transmissão de dados.
ISP (Internet Service Provider) - São empresas que fornecem ligações para acesso à Internet. Também fornecem serviços de hosting de websites ou então um link ao web server da empresa, de modo a permitir que outros acedam ao seu website.
iTV (Interactive TV) - Tecnologia que junta televisão e Internet permitindo ao utilizador a participação de forma interactiva nos programas de televisão.
IVR (Interactive Voice Response) - Tecnologia de integração de computador, telefone, servidor de base de dados, fax e utilizador, mediante a qual este pode ligar e no mesmo instante ter a resposta para a sua dúvida, desde que esta esteja na base de dados. A mesma pode ser em conversação, via fax, e-mail ou outra.


J
JIT (Just in Time) - Ferramenta de gestão da produção nascida no Japão, baseada na eliminação de desperdícios a todos os níveis do processo de planeamento e controle da produção.
Junk mail - Mensagem de e-mail recebida e que não foi solicitada.
JPEG - Formato comum de imagens com realismo fotográfico.
Java - Linguagem de programação standard promovida pela Sun Microsystems que permite conceber aplicações de cliente complexas, bem como aceder a estas através de um web browser. É concorrente da linguagem Active-X.


K
Keyword - Entrada indexada que indica um ficheiro ou documento especifico.


L
Local loop (lacete local) - Parte de uma rede de telecomunicações que contacta com as instalações do cliente final.
Leilões online - Venda de produtos em leilão através da Internet.
Local Top Level Domain - Parte do endereço Internet que neste caso corresponde a uma sigla atribuída por país. No caso de Portuga é 'pt'.
Loja virtual pura - Retalhistas online que não possui operações offline.
Loja virtual - Site com operações comerciais online.
Look & feel - Design, layout e experiência de navegação.



M
Mail lists - Lista de endereços de e-mail.
Marketing intelligence - Procedimento segundo o qual os responsáveis pelo marketing estão permanentemente a monitorar a macroenvolvente da empresa em busca de oportunidades e ameaças.
Marketing one to one (O2O) - Diálogo único que ocorre entre uma empresa e os consumidores individualmente, ou mais propriamente entre grupos de consumidores com necessidades semelhantes.
Marketing relacional - Utilização de informação actualizada dos consumidores individuais para conceber produtos e serviços, os quais são comunicados interactivamente, para que possam ser alvo de um desenvolvimento contínuo.
Marketing viral - Equivalente online do 'word of mouth', igualmente referido como 'word of mouse'. Ocorre quando são efectuados sucessivos 'forwards' de e-mails recebidos para amigos, colegas e familiares.
Mass customization - Potencialidade da Internet que permite a construção de marketing-mixs individualizados, implementados de forma automática.
m-commerce - E-commerce através de dispositivos móveis de acesso à Internet.
Metamediário - Agente que representa um grupo de produtores, e-tailers e fornecedores de conteúdos organizados em torno de um acontecimento importante da vida ou a aquisição de um bem de elevado valor.
Micropagamento - Sistema de digital money que permite a transferência de pequenas somas em dinheiro, sem a utilização de um cartão de crédito.
Microsite - Contéudo especializado que faz parte de um web- site e que não pertence necessariamente à mesma organização.
Minibanner - Banner de dimensões reduzidas.
Modem - Dispositivo que permite ligar o PC a uma linha telefónica de modo a que este comunique com outros através de uma rede telefónica normal.
Motor de busca - Os motores de busca são ferramentas, que indexam as webpages de sites registados. Os utilizadores podem pesquisar estes índices digitando as keywords relacionadas com a informação que pretendem encontrar.
MP3 (mpeg3) - Algoritmo de compressão (extensão) de ficheiros de audio comprimidos.


N
Navegação - Método utilizado para encontrar e se movimentar entre a informação e as páginas de um website.
Navegalibidade - Facilidade que permite ao internauta 'deslocar-se' entre os diferentes conteúdos de um site.
Newsgroup - Os utilizadores participam nos newsgroups submetendo e respondendo a mensagens enviadas por outros utilizadores.
Nsfnet - Rede de Internet académica que sucedeu à ARPANET.


O
OBI (Open Buying on the Internet) - Protocolo que tem como função assegurar que os vários sistemas de e-commerce podem comunicar uns com os outros. Tem o apoio de empresas como a Microsoft e a Oracle.
One-to-many - Diz-se da comunicação dirigida ao mass market.
OPS (Open Profiling Standard) - Protocolo que permite ao utilizador criar um perfil pessoal de preferências que pretende partilhar com os vendedores.
OTP (Open Trading Protocol) - Protocolo que pretende padronizar as actividades relacionadas com os pagamentos, incluindo acordos de compra e recibos.


P
Pageview - O mesmo que visualização. É uma das medidas básicas da publicidade online.
Patrocínio - Forma de anunciar de acordo com a qual, um conteúdo de um site, como um chat, um Forum, uma e-newsletter ou outro é patrocinado por um anunciante que se identifica com o mesmo target do conteúdo.
PDA (Personal Digital Assistant) - Equipamento electrónico portátil que funciona como Organizer e em alguns casos permite acesso telefónico móvel.
Permission marketer - Que utiliza técnicas de permission marketing.
Permission marketing - Abordagem que implica a autorização dos clientes antes de lhes ser enviada publicidade.
Personalização - Envolve a entrega aos utilizadores de conteúdos personalizados através de webpages, e-mail ou tecnologias push.
Plug-In - Programa de que é necessário fazer download para aceder a um contéudo particular, como por exemplo ficheiros de extensão PDF.
Pop-up - Um dos tipos de publicidade online.
Portal - É a porta de entrada na Internet. Muitos dos portais evoluíram a partir de motores de busca. O que os transforma em portais é o facto de fornecerem outros serviços para além da busca. Constituem boas opções para notícias, jogos, informação geográfica, compras, para além de serem uma boa rampa para saltar para outros endereços, através dos directórios que disponibilizam. Outros portais foram criados para agregar diferentes conteúdos pertencentes a um mesmo grupo económico.
Portal de empresa - A intranet de segunda geração. O objectivo do portal de empresa é disponibilizar a todos os funcionários informação e permitir a comunicação através de um único interface. O portal de empresa permite acesso a documentos internos, data warehouses, groupware, e-mail, para além da web.
Protocolo - Conjunto de regras que todos os PCs devem cumprir para poderem desenvolver tarefas compatíveis entre si.
Pure-player - Empresa sem actividades comerciais offline, o que representa o mais alto nível de envolvimento com o e-business.


R
Reintermediação - Criação de novos intermediários entre clientes e fornecedores, que fornecem serviços como procurement e avaliação de produtos e serviços.
Relançamento - A versão anterior do site é substituída por uma nova com um novo look and feel.
Real audio - Desenvolvido pela Real Networks é o formato mais comum de streaming audio.
Real Names - Serviço que permite registar nomes e marcas com endereços web.
Registo - Processo através do qual os utilizadores submetem informação sobre si próprios, de modo a ter acesso a conteúdos exclusivos do website. Esta é uma excelente forma de construir uma base de dados.
Run of sites - Situação em que o banner do anunciante passa de forma aleatória em qualquer local do website.


S
SCM (Supply Chain Management) - Coordenação dos canais de distribuição para entregar os produtos com eficácia aos clientes. Este processo é também designado por logística integrada.
Server - O mesmo que servidor, mas em inglês.
Servidor - PC que administra e fornece programas para outros PCs.
Set-top-box - Equipamento que em geral permite a descodificação de conteúdos, normalmente programas de televisão. Outras funcionalidades são o fornecimento de serviços interactivos como e-commerce, e-learning, telemedicina, videoconferência, etc.
Shopping de portal - Shopping virtual que está associado a um portal.
Shopping online - O mesmo que shopping virtual.
Shopping virtual - Website que agrega diferentes e-retailers numa única localização virtual.
SIM (Sistema de informação de marketing) - Sistema que satisfaz as necessidades de informação, reunindo, tratando e analisando a informação, que constituirá o suporte decisional.
Site - O mesmo que website.
Spam - Consiste em e-mails que não são solicitados enviados para um grande n.º de pessoas.
SSL (Secure Sockets Layer) - Técnica de encriptação utilizada para ocultar informação, como seja n.ºs de cartões de crédito, quando estes passam através da Internet, de um webbrowser para um webserver
SET (Secure Electronic Transactions) - Standard de encriptação cujo objectivo é garantir a segurança das transações de e-commerce e que foi desenvolvido pela Visa e pela Mastercard.
Start-Up - Empresa de elevado potencial em inicio de actividade.
Stickiness - Medida utilizada para saber o quanto efectivo um website é na retenção dos utilizadores que o visitam e na repetição das visitas destes.
Streamie - Utilizador de streaming audio ou vídeo.
Streaming audio - Ao contrário de um ficheiro, cujo download tem de ser completado antes de poder ser lido, o streaming media (audio ou vídeo) permite a leitura do ficheiro, cerca de 10 segundos depois de iniciar o download.
Streaming vídeo - Idêntico ao streaming audio, mas para imagens vídeo.
Subdomínio - É o endereço de Internet. Também conhecido como URL (Uniform Resource Locator). É a assinatura online, devendo aparecer em qualquer elemento de comunicação da empresa.


T
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) - Trata-se de um protocolo que assegura a transferência de dados através da Internet. Para que um PC possa receber webpages, ou um servidor possa hospedá-las, devem estar configurados de modo a suportar este protocolo.
Telnet - Aplicação que permite acesso remoto a dados e programas baseados em texto localizados remotamente.
TLD (Top Level Domain) - Parte do endereço Internet que neste caso corresponde a das siglas 'com'; 'net'; 'org', 'mil', 'int'; 'edu'.
TMT (Telecomunicações, Multimedia e Tecnologia) - Refere-se a empresas que operam nos sectores de actividade referidos.
Tráfego - Número de visitantes que um site recebe.


U
UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) - Terceira geração de comunicações móveis que vai substituir o GSM, permitindo a distribuição de informação em Banda Larga.
URL (Universal Resource Locator) - Texto que indica o endereço web de um site.


V
VDSL (Very High Bit-rate Digital Subscriber Line) - Variante do DSL com maior largura de banda que o ADSL.
Vendedor de bits - Designação correntemente atribuída a um e-tailer que vende software online.
Vídeo mail - A versão do e-mail recorrendo a vídeo e audio.
Video-on-demand - Funcionalidade que permite ao cliente escolher a partir de casa os vídeos que pretende ver e recebê-los através de uma rede de televisão por cabo.
Visitante único - Indicador que permite verificar a diversidade de utiliza- dores de um website.
Visitantes - Os utilizadores de um website.
Visitas - Idêntico a sessão num website.
Visitas repetidas - Indicador que dá o número de visitas realizadas pelo mesmo visitante
Visualização - O mesmo que impressão.
VoIP (Voz sobre Internet Protocol) - Termo utilizado para designar a telefonia através da Internet, que reside na utilização da Web para transmitir conversações telefónicas, eliminando nomeadamente os elevados custos nos casos de longas distâncias.
Vortal - Site com conteúdos especializados numa determinada área de interesse ou destinados a um target muito especifico.
VSP (Virtual Service Provider) - Trata-se de um ASP que gere um negócio completo, na medida em que agrega a quase totalidade das funções da cadeia de valor do negócio do cliente.


W
WAP (Wireless Aplication Protocol) - Especificação de protocolo que permite que os indivíduos possam aceder a informação de forma imediata, através de dispositivos móveis de forma similar à web.
WAP gateway - É a porta de entrada nos conteúdos WAP.
Web - É a parte da Internet que suporta um interface gráfico de utilizador que permite a navegação em hipertexto com um browser do tipo Internet Explorer ou Netscape. É na web que a maior parte das pessoas pensa que se está a falar quando se refere a Internet.
Webbrowser - Browsers como o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer fornecem a possibilidade de facilmente aceder à informação que está armazenada, sob a forma de documentos web, em diferentes servidores
Webdesign - Design especifico para conteúdos web.
Webpage - Documento HTML residente na Web, que em geral faz parte de um conjunto que constitui um website.
Webserver - Sistema capaz de suportar o serviço de presença web armazenando e mostrando documentos e ficheiros através do protocolo HTTP.
Webcam - Camâra de vídeo para captação de imagens para utilização em websites.
Webmail - Aplicação de e-mail cuja utilização está baseada num website.
Webphone -Equipamento que evoluiu a partir do telefone normal e que permite o acesso à Internet.
WebTV - Tecnologia de acesso a conteúdos web através de uma plataforma iTV.
Workaholics - Indivíduos viciados no trabalho.
World Wide Web - É um meio para publicar informação na Internet. Pode ser acedido por webbrowser, que permitem visualizar webpages em HTML/XML e correr aplicações de negócio. A informação da empresa está armazenada nos webservers, geralmente designados por websites.
WTP (wireless transfer protocol) - Protocolo para transferência de informação entre dispositivos móveis.


X
XML (eXtended Mark-up Language) - Linguagem que permite um melhor controle sobre informação estruturada em webpages, que o HTML. Permite a torca d einformação e integração de bases de dados e feeds de informação através de diferentes sistemas.

Fonte

http://www.e-marketinglab.com/livro_emkt_glossar.html

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