segunda-feira, 19 de maio de 2014

Quanto vale uma marca premium?


Algumas marcas chegam a custar o dobro ou mais, em relação ao preço dos seus concorrentes detêm imbatível liderança.

Marcas como Super Bonder, PRITT, Gillete, Omo, CocaCola, Bombril e tantas outras alcançaram liderança indiscutível. Uma vez construída uma marca premium para os concorrentes irão sobrar parcelas menores de participação do mercado a preços menores.



Será que vale a pena deixar de comprar um produto de qualidade superior indiscutível como o Super Bonder, PRITT ou Gillete para economizar 30, 40, 50 por cento, ou mais? 

A maneira como muitos consumidores se comportam diz que não.

As multinacionais detentoras de grandes marcas possuem agressiva política de divulgação e defesa de suas marcas, chegando a investir 10, 20 ou maior porcentagem do seu faturamento em propaganda e marketing.

No entanto, não existe marca que se sustente apenas com propaganda, é necessário que os consumidores se identifiquem com o diferencial indiscutível que suas marcas preferidas devem apresentar.

Em alguns casos, algumas grandes marcas acabam sendo afetadas por concorrentes que acabam conseguindo importante participação no mercado, um exemplo é o caso da marca Assoolan que tirou importante participação da consagrada Bombril.

Algumas marcas acabam exagerando no diferencial de preço em relação à concorrência e caso este seja muito elevado, o consumidor pode ser levado a fazer a seguinte indagação: 

SERÁ QUE ESSA MARCA QUE É INDISCUTIVELMENTE SUPERIOR VALE TODO ESSE SOBREPREÇO?

Algumas vezes, como cliente ou simplesmente observando marcas, produtos e nível de serviço, me dá vontade de perguntar para algumas empresas:  

VOCÊS TÊM IDÉIA DO PREJUIZO QUE ESTÃO CAUSANDO PARA SUAS MARCAS? 

Quem já foi a uma dessas lojas de telefonia celular em pleno sábado, permaneceu esperando ali por horas, e acabou sendo pessimamente atendido vai entender muito bem do que estou falando. Parece que o mau atendimento é padrão da maioria das lojas das operadoras de telefonia celulares.

Muitas vezes quando entramos em uma dessas redes que dominam o mercado encontramos produtos  vendidos por um preço de 50%, até o dobro maior que o preço oferecido por algum pequeno estabelecimento. 


Em épocas de crise, as dificuldades podem contribuir para que a fidelidade às marcas seja enfraquecida, além disso, nesse período as empresas tendem a cortar os investimentos nas marcas - o que em conjunto, com a necessidade aumentada dos consumidores economizarem, pode contribuir para o avanço dos produtos concorrentes. Desta forma, recomendamos muita cautela com relação ao corte dos investimentos nas marcas em períodos de crise econômica.

O mais recomendado é que as empresas redefinam suas estratégias visando adaptá-las à conjuntura atual. Por exemplo: ferramentas tradicionais de propaganda e marketing podem ceder espaço à mídia por Internet, que tem ganhado cada dia maior destaque. Outra boa alternativa a ser considerada diz respeito às TVs a cabo, que apesar de ter um número menor de telespectadores, atingem uma classe consumidora com alto poder econômico, além de serem formadores de opinião.

Além da propaganda, um outro aspecto essencial para o sucesso das marcas diz respeito ao atendimento nos pontos de venda. Encontramos um paradoxo com algumas marcas que investem pesadamente em propaganda, mas que entregam um péssimo nível de serviço nos pontos de venda. Não posso deixar de exemplificar novamente o péssimo nível de serviço oferecido pela maioria das operadoras de celulares, que é notório.

O maior investimento que uma empresa pode realizar é na sua imagem. Obtido por meio da demonstração contínua de respeito aos seus clientes e parceiros. No entanto, existem grandes empresas amplamente reconhecidas pelo péssimo atendimento nos pontos de vendas e pela pressão anormal aos fornecedores, essas empresas tem comprometimento apenas COM O LUCRO. Na realidade, algumas vantagens de curto prazo podem trazer prejuízos irreparáveis à longo prazo.

Os principais ativos das empresas são as marcas e o conhecimento, as marcas estão representadas por produtos e mercado, e o conhecimento por pessoas. As empresas que estão trabalhando bem esses dois ativos estão com 80% dos requisitos para o sucesso.

A teoria básica de marketing ensina a respeito dos 4 Ps. Ou seja, as empresas devem desenvolver seu marketing com base em: PRAÇA, PREÇO, PRODUTO E PROMOÇÃO. Nesses quatro pilares se situam a maioria das ações de marketing. No entanto, tomo a liberdade de incluir um outro P sem o qual nenhuma marca sobrevive, é o P de pessoas. Cuidado às vezes estratégias superiores de marketing podem ser destruídas por péssimas estratégias no que diz respeito à gestão de pessoas e à práticas inadequadas de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Controladoria Palestras custos liderança Consultoria Gestão Controller Contabilidade ética comportamento marketing Livros linkedin IFRS comunicação BSC Material de Controladoria Normas Contábeis Palestra RH compliance planejamento planejamento estratégico postura vagas CPC Crise Palestrante Plano de Negócios auditoria consultor empregos facebook meio ambiente melhores práticas sistemas de custos treinamento BLOCO K Bain Brazil Consultoria de Gestão ERP Ebook Gestão de Custos KPI Logística Mapa Estratégico PME TCC codigo de ética educação estratégia funcionários lider processos produtividade proteção animal qualidade vendas ABC Alpha Premium Balance Scored Card Bancos Blog Brasil CFC CRC CV CVM Comportamento Organizacional Consulting Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC DRE Demonstrativos Financeiros EBITDA EMPRESAS EVA Editora Saraiva Emprego Estagiários FASB FIFA Futebol Indicadores de Desempenho Integridade Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão P&L Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio apostila de controladoria. Controle ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques evaluation gerentes headhunter jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores youtube 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Ativos Fixos Avaliação 360 graus Ayres Brito BB Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Cora Coralina Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 Dilma Dinossauros E-commerce Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico PEC 231/95 PIB Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consultoria de custos consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo eleições empresa empresas globais energia ethics excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão estratégica gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity inventários investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio normatização operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano de negócio população postagens povo previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda