Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A SÍNDROME DO SAPO FERVIDO

Os Sapos Fervidos estão por toda parte, mas estão principalmente nas empresas. Ainda hoje pessoas que são demitidas saem profundamente magoadas, isso por não terem recebido o valor que julgavam merecer.  

Senhores potenciais Sapos Fervidos acordem e se preparem para o jogo empresarial onde quase sempre os mais espertos é que sobrevivem. As melhores empresas devem prestigiar aqueles que entregam resultados e que melhor se adaptam às mudanças incessantes que não param de ocorrer.

 

Reproduzo texto abaixo da Síndrome do Sapo Fervido. A matéria completa está no LINK abaixo.

 

http://www.jornalnativo.com.br/anteriores/index.php?id_edi=55


Obs: link inativado

 

Vários estudos biológicos provam que um sapo colocado num recipiente, com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo que aquecemos a água, até que ferva. 

O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudanças do ambiente) e morre quando a água ferve. lnchadinho e feliz. 

Por outro lado,  um sapo que seja jogado neste recipiente já com a água fervendo salta imediatamente para fora. Meio "cozido", porém vivo! 

Muitas pessoas têm comportamento similar ao do SAPO FERVIDO. Não percebem as mudanças, acham que está tudo bem, que vai passar, que é só dar um tempo! E fazem um grande estrago, "morrendo" inchadinhos e felizes, sem terem percebido ou avaliado o resultado de suas ações (ou falta de). Outros,  graças  a  Deus, ao serem confrontados com as questões, pulam, saltam; em ações que representam, na metáfora, os trabalhos  necessários.   Temos vários sapos fervidos por aí, prestes a morrer, porém boiando estáveis e impávidos na água que se  aquece a cada minuto.  Sapos fervidos que não perceberam que o conceito de administrar significa cuidar de uma manutenção eficiente do lugar, em sí. Não há futuro se não administramos o presente. 

Assim, os sapos fervidos não percebem, que na administração, além de serem eficientes (fazer certo as coisas), precisam ser eficazes (fazer as coisas certas).

O desafio ainda maior está na humildade de atuar de forma coletiva. Tomar decisões coletivas exige, fundamentalmente, muita competência interpessoal para o desenvolvimento e o espírito de equipe. Exige saber partilhar o poder, delegar, acreditar no potencial das pessoas e saber ouvir até os Sapos Fervidos, que ainda acreditam que o fundamental é conservar o emprego a qualquer custo, independente da competência e do compromisso com a Comunidade.

        

A noticia completa está no excelente Jornal Nativo de Ipojuca no link acima

6 comentários:

  1. Vejo muito essa histório do sapo mas será mesmo que isso acontece? Nunca ouvi dizer que alguém realmente tenha feito isso com um pobre sapo.
    Ou será que essa história só foi inventada para dar mais sentido aos vários tipos de explicações possíveis?

    Eu hein...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ari, vim te agradecer a sua visita, adorei seu blog...tem conselhos interessantes...

    ResponderExcluir
  3. Interessante!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Vim dar os parabéns aqui também pai!E dizer que vc está se saindo um blogueiro de primeira.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Grata Prof Ari. As mudanças graduais de temperatura é o que leva a maioria das pessoas as crises.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, prof ari...
    meu nome e Elizangela, sou de sa paulo e adorei seu blog sobre custos e controladoria, sou analista de custos e busco re-colocacao no mercado de trabalho, e meu objetivo e expandir e crescer em controladoria... adicionei seo blog no meus favoritos e muita coisa que voce publica eu gostei, pois me mantem esclarecida...
    voce tambem tem conhecimento de como é o mercado de trabalho para quem atua na area? agradeco seu retorno sobre minha pergunta, abracos Eli.

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM