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segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O modelo das cinco forças de Porter


O modelo das cinco forças de  Porter é uma ferramenta para auxiliar na estratégia da unidade de negócio e para entender o ambiente externo. Serve também para fazer análise da atratividade de um determinado segmento de um negocio ou de um produto



  



Análise das Forças Competitivas -  Identifica 5 forças dos principais dos concorrentes: 

1.                
Entrada dos concorrentes. Com que facilidade ou dificuldade os novos concorrentes começam a competir, quais são as barreiras existentes?
2.                
Ameaça dos produtos concorrentes. Com que facilidade um produto ou um serviço pode ser substituído por outro especial ou  mais barato?
3.                
Poder de negociação dos compradores. Qual é a fortaleza dos compradores. Podem eles influir em grandes variações nos volumes dos produtos ou serviços comercializados?
4.                
Poder de negociação dos fornecedores. Qual é a posição dos compradores? Existem muitos potenciais fornecedores ou somente alguns poucos? existe monopólio? 5.                Rivalidade entre os concorrentes atuais. Existe uma forte concorrência entre os concorrentes atuais?  Há uma empresa muito dominante ou a  concorrência é bem distribuída?
6.                 Às vezes uma sexta força é observada vem a ser o  
Governo.
 
O modelo das cinco  Forças  do Porter é uma das ferramentas mais usadas na estratégia do negócio. O modelo do Porter é boa ferramenta para pensar e avaliar o ambiente externo.  Vide resumo dos principais pontos do modelo.
  
Ameaça para entrada de novos competidores: 
 
·                  Economias de escala.
·                  Exigências de capital/investimento.
·                  
Custos de substituição dos clientes.
·                  Alcance dos canais de distribuição.
·                  Alcance da tecnologia.
·                  Lealdade . São os clientes leais?
·                  Existe probabilidade da retaliação dos competidores existentes no mercado.?
·                  Regulamentos do governo. Podem os novos concorrentes receber subsídios?
  
A ameaça dos produtos alternativos depende de: 
 
·                  Qualidade. É um substituto melhor?
·                  Vontade dos compradores substituirem produtos atuais.
·                  O preço e  performance dos substitutos.
·                  Os custos de migração para substitutos. É fácil mudar para um outro produto?
 
Ordem de negociação dos fornecedores depende de: 

·                  Concentração dos fornecedores. Há muitos compradores e poucos fornecedores                              dominantes?
·                  Marca. É o fornecedor forte?
·                  Lucratividade dos fornecedores. Os fornecedores são forçados a subir preços?
·                  Os fornecedores ameaçam tomar a frente dos negócios.
·                  Os compradores não aceitam revisar preços.
·                  Papel da qualidade e do serviço.
·                  A indústria não é um elemento chave do cliente para os fornecedores.
·                  Custos do troca de fornecedores. É fácil para fornecedores encontrarem clientes                              novos?
 
O poder de negociação dos compradores depende dos fatores abaixo:
·                  
Concentração dos compradores:

                   Há alguns compradores dominantes e muitos vendedores na indústria?
·                  Diferenciação. Os produtos são padronizados?
·                  Lucratividade dos compradores.
·                  Papel da qualidade e do serviço.
·                  Custos de troca de fornecedor.  É fácil para compradores trocarem seu fornecedor?
 
A intensidade da competitividade depende de: 

·                  A estrutura da competição. será mais intensa se houver um grupo de pequenos                                concorrentes
pequenos ou que atuem em nichos específicos de mercado.
                   a rivalidade será menor se uma indústria tiver um liderança incontestável de mercado.
·                  A estrutura de custos da indústria. As indústrias com custos fixos elevados incentivam.                    concorrentes a operarem a plena capacidade de forma a  reduzirem preços e 
     ganharem mercado.
·                  Grau de diferenciação do produto. Nas indústrias onde os produtos são comodites                                        (por exemplo aço, carvão) ocorre uma rivalidade maior .
·                  Custos do substituição. A rivalidade é menor quando os compradores têm custos de
                   troca elevados.
·                  Objetivos estratégicos. Se os concorrentes buscarem estratégias agressivas de   
    crescimento, a competitividade será mais intensa. 

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito desta sua postagem e do seu blog. Ele é muito bom.

    Parabéns!

    Um abraço

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