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segunda-feira, 6 de março de 2023

SWOT ANALYSIS / ANÁLISE SWOT



Esse artigo  é uma adaptação do artigo de Manktelow, James

SWOT ANALYSIS / ANÁLISE SWOT



A análise SWOT tem se mantido como peça chave para elaboração de Planos de Negócios e em diversas outras situações onde tenhamos que efetuar avaliações e análises importantes. Essa metodologia simples e inteligente pode ser utilizada por todas as área do conhecimento.


Trata-se da mais reconhecida, mais utilizada e mais consagrada ferramenta para se fazer planejamento estratégico, para se contruirem cenários e para a busca da melhoria contínua

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VÍDEO SWO ANALYSIS







SWOT  é um acróstico formado pelas primeiras letras em inglês das palavras  Forças, Fraquezas,  Oportunidades e Ameaças ou, em Inglês  Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.



Qualquer empresa que empreenda um
planejamento estratégico
avaliará suas forças e fraquezas
 ( ambiente interno )
e oportunidades e ameaças

( ambiente externo )



Por que usar a análise SWOT?

A análise do SWOT é uma forma eficaz de identificar  forças e fraquezas, e de examinar as oportunidades e as ameaças que você enfrenta em uma determinada situação. Realizar uma análise que usa a estrutura do SWOT ajuda focalizar suas atividades nas áreas onde você é forte e onde as maiores oportunidades se encontram.
Como usar a ferramenta?

Para realizar uma análise do SWOT responda perguntas como as abaixo. Use perguntas similares:

Forças:

Que vantagens você tem?
Que você faz bem?
Que recursos relevantes você tem o acesso?
O que  os outros vêem como suas forças?
Considere isto de seu próprio ponto da vista e do ponto de vista de outros. 

Não seja modesto. 
Seja realista. 
Se você sentir qualquer dificuldade, tente escrever abaixo uma lista de suas características. 
Algumas características representarão forças!

Ao examinar suas forças, pense sobre elas com relação a seus concorrentes – por exemplo, se seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, ou se possuem processos de produção com qualidade elevada.


Procure associar cifras na forma números, porcentagens e outros indicadores de desempenho fazendo com que a sua análise SWOT não seja apenas qualitativa, mas também quantitativa.
 

Fraquezas:

Que poderia você melhorar?
Que você faz mal?
Que deve você evitar?
Avalie a situação com base interna e externa: As pessoas percebem as
fraquezas que você não vê? Seus concorrentes estão fazendo melhor do que você? É melhor ser realista agora, e enfrentar todas as verdades desagradáveis o mais cedo possível.
 

Oportunidades:

Onde as boas  oportunidades estão?
Quais são as tendências que estão lhe interessando?
As oportunidades úteis podem vir de coisas como:

Mudanças na tecnologia e nos mercados em uma escala ampla ou direcionada.
As mudanças na política do governo relacionaram-se com a sua atividade
Mudanças nos padrões sociais, perfis da população, estilos de vida, etc..
Eventos Locais
Uma abordagem útil consiste em olhar as oportunidades, você deve olhar suas forças e avaliar se encontra oportunidades. Alternativamente, deve olhar suas fraquezas e perguntar-se se você poderia criar oportunidades eliminando ou diminuindo as fraquezas.

 

Ameaças:

Que obstáculos você enfrenta?
O que a sua concorrência está fazendo?
As especificações requeridas pelo seu trabalho, produtos ou serviços estão mudando?
A mudança tecnológica está ameaçando sua posição?
Você tem ou pode vir a ter problemas no seu cash-flow?
Algumas de suas fraquezas podem ameaçar seu negócio?
Realizar esta análise freqüentemente irá contribuir para melhorar seu auto conhecimento e ampliar as perspectivas.
 Você pode também aplicar a análise do SWOT aos seus concorrentes. 




Isto pode produzir algumas introspecções interessantes.



Exemplo de Análise SWOT 

Forças:

Nós podemos responder muito rapidamente às necessidades dos atuais mais de aproximadamente 200 clientes. Nosso índice de reclamações é muito pequeno menos de 0,5% e estamos trabalhando para reduzir.

Nossos profissionais tem reputação muito boa no mercado. Temos recebido frequentemente feed back positivo e raras reclamações.

Nós podemos nos adaptar às mudanças rapidamente, somos ágeis.

Nós temos despesas gerais baixas da ordem de 5% das Receitas Líquidas, e podemos oferecer bom serviço aos clientes.

Fraquezas:


Nossa companhia tem presença limitada a São Paulo pois não temos representantes em outros estados.

Nós temos uma equipe de 55 funcionários pequena atuando em muitas áreas. Nossos planos preveem investimentos e aumento de 5 funcionários.

Nós somos vulneráveis caso soframos perdas na equipe de funcionários.

Oportunidades:


Nosso setor do negócio está se expandindo, com muitas oportunidades futuras e temos grande possibilidade de aumentar nossos market share de 5 para 10% em 2 anos.

Nosso conselho local quer incentivar novos negócios onde seja possível.

Nossos 3 concorrentes principais são lentos na adoção novas de tecnologias

Ameaças:


Os desenvolvimentos nas tecnologias estão mudando muito rapidamente e nossa área de desenvolvimento tem apenas 2 funcionários envolvidos em muitos projetos.
Uma mudança pequena no foco de um grande concorrente pode representar grande ameaça.


Seja qual for a necessidade, sempre antes de assumir posições importantes faça uma análise SWOT e certamente sua decisão terá maiores chances de alcançar o sucesso.


A seguir apresento 3 charts da Palestra / Treinamento SWOT Analysis















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Ariovaldo Lopes da Silva

-  Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br

2 comentários:

  1. Que legal, acabo de encontar um blog "fora da caixa". Legal o post sobre Swot, contudo devo dizer que apenas a análise qualitativa proposta pelo texto não reflete com certeza a realidade. Para o bom desenvolvimento de uma análise Swot é necessário fazer análises qualitativas como também quantitativas.

    Ps: Se precisar de explicações não deixe de me procurar. (darcio_martins@hotmail.com)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal...

    Adorei esse blog, trata de assuntos bem interessantes e que me chamou muito a atenção, gostaria de endossar a a palavras do nosso amigo darcio martins, tenho a mesma opinião, parabéns pessoal, não deixem de visitar meu blog qualquer dia desses, muito obrigado, abraços.

    ResponderExcluir

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