Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 9 de julho de 2022

A GESTÃO DE PREÇOS E OS SISTEMAS DE CUSTOS - Postagem Revisada

A GESTÃO DE PREÇOS E OS SISTEMAS DE CUSTOS - Postagem Revisada


A melhor gestão de preços é aquela onde mantem-se o mercado equilibrado com práticas saudáveis de preço. É importante ter um acompanhamento comparativo da evolução dos preços com em relação aos custos e respectivas margens.


Para obter a melhor gestão de preços um bom sistema de custos é essencial.

As empresas que conseguem obter uma relação favorável entre a evolução dos preços e a evolução dos custos e despesas, irão agregar um desempenho positivo que será refletido nas margens de contribuição, lucratividade e EVA.

Como metodologias internacionais consagradas gosto do ABC / ABM, Target Costing, Kaizen Costs System e varias outras coisas boas que existem por aí.Falar hoje em sistemas de custos para industrias é algo muito limitado, pois nas minhas classes, os alunos que trabalhavam em industriais eram minoria, sendo que uma grande parte dos alunos trabalham em bancos, seguradoras, companhias de auditoria e consultoria, hospitais, entidades beneficientes, transportadoras, etc...

Precisamos de sistemas de custos que atendam a todas as categoriais de empresas e não somente às industriais, o que é importante, mas é apenas uma pequena parcela das necessidades amplas que existem por aí, principalmente com relação ao setor de serviços. 

A teoria disponível foca os custos com mão de obra direta e demais custos diretos e indiretos, ou utilizando em inglês, Labor e Overhead. No entanto grande parte das empresas industriais tem nos custos de matérias primas e embalagens a grande parte de seus custos, então os sistemas de custos devem estar voltados para o controle dos materiais de forma prioritária. 

Nas minhas aulas sempre explorei custos de uma forma diferente, onde abordava alguns aspectos praticamente inexistentes nas literaturas disponíveis. Isso foi decorrente de eu estar trabalhando com custos durante dezenas de anos e saber que a teoria disponível, principalmente a nacional, estar muito distante da realidade e necessidade das empresas.

Abordar custos da manutenção, custos de logística, custos de quilômetros rodados nas transportadoras, custos do funcionamento de uma UTI em um hospital, custos de produtos financeiros nos bancos, são alguns exemplos de custos que precisam ser entendidos e estudados.

Para formação de preços Custos de Materiais devem considerar sempre os custos de reposição. Após computar esse itens deve-se detalhar todos os custos variáveis. Os custos fixos podem ser alocados como uma porcentagem do preço de venda ou mesmo como uma proporção sobre os custos diretos.

Posteriormente vou abordar a formula para se calcular o preço de venda. Essa é uma parte mais padronizada e matemática que não possui maiores dificuldades.

3 comentários:

  1. Sou formado em economia e lembro que estudamos custos, disciplina mastante complexa.
    Vim retribuir sua visita feita ao meu blog, aproveitei e favoritei seu blog no blogblogs, se quiser retribuir fico feliz.
    Desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o artigo...

    Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof. Ari. Sou Simone da Tecnosul e trabalhamos com o método UEP. Gostaríamos de manter contato contigo e trocar algumas idéias. Vindo à SC não deixe de nos visitar. Att. Simone E.de Oliveira

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM