SIGAM ESTE BLOG

sábado, 18 de outubro de 2008

Business Combinations ( Combinações de Empresas )

Existem varias situações que podem representar descontinuidade nas empresas. Essa descontinuidade pode se dar por aquisições, fusões e constituições de Joint ventures e outros fatores que não são objetos dessa postagem como falência ou corcordata.

Sempre que há uma situação de descontinuidade nas empresas os tratamentos contábeis tradicionais não são suficientes, cabendo então a aplicação das normas previstas essas situações.

As combinações entre empresas podem ser verticais ou horizontais. Nas combinações verticais uma empresa se combina com um cliente ou fornecedor, essa prática é menos comum. Nas combinações horizontais normalmente duas empresas com negócios similares ou complementares juntam suas operações. 

Combinações de empresas podem trazer algumas vantagens e outras desvantagens. No entanto elas ocorrem em grande número e são lideradas pelas grandes empresas internacionais.

 Como vantagens das combinações podemos citar: 

  • diversificação dos negócios 
  • melhora das condições financeiras
  • aumento de participação no mercado ( market share )
  • obtenção de atrativo retorno sobre investimento
  • obtenção de benefícios advindos de planejamento tributário. 

Como desvantagens podemos ter: 

  • choque de culturas
  • benefícios esperados com relação às reduções de custos e obtenção de sinergias podem ocorrer abaixo do nível esperado
  • problemas na integração dos níveis gerenciais das duas empresas
  • dificuldades com o CADE, etc...

 



Processo de integração nas Combinações entre Empresas

As combinações entre empresas requerem complexo e detalhado processo de integração, esses processos podem levar de alguns meses a 1, 2 ou mais anos e requerem um projeto muito bem preparado e executado.

Nas combinações são avaliadas 2 diferentes tipos de sinergias que espera-se obter, a saber:

Sinergias ofensivas –são aquelas representadas pelas vendas adicionais que resultarão da união das empresa e;

Sinergias defensivas – que são aquelas resultantes da eliminação de áreas similares existentes nas empresas combinadas, esse segundo tipo de sinergia invariavelmente acarretará em eliminação de diversas posições duplicadas com conseqüentes demissões de funcionários escolhidos.

Outros aspectos das Combinações entre Empresas.

Nas combinações entre empresas existem normas internacionais e nacionais que precisam ser atendidas, além de ser necessário o atendimento das exigências legais existentes.

 

As normas contábeis internacionais FASB e IFRS definem complexos regulamentos a serem atendidos em casos de combinações entre empresas ou Business Combinations, abaixo destacamos 2 links onde podemos encontrar algumas considerações sobre essas normas contábeis:

 

http://jobfunctions.bnet.com/abstract.aspx?docid=57999

http://www.pwc.com/Extweb/service.nsf/docid/1A7B6D83257A857480257133004AF641

 

Nas combinações o tratamento dos intangíveis de acordo com o Fair Value ( valor justo ) deverá ser observado.  Normalmente esse processo é auxiliado por empresas internacionais e auditoria e consultoria contábil.

 

Vale a pena também conhecer o estudo preparado  pela comparando o IFRS e a Norma Contábil Brasileira referente:

  Estudo sobre as Diferenças e Similaridades da Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) e as Normas e Práticas Contábeis Brasileiras


Posteriormente falaremos um pouco sobre o Fair Value que representa uma grande inovação na contabilidade e que praticamente sepulta o velho e superado principio do custo histórico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...