Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

ANALISE SWOT - Forças X Fraquezas, Oportunidades X Ameaças


O texto abaixo é uma adaptação e tradução de artigo de James Manktelow


ANALISE SWOT - Forças X Fraquezas, Oportunidades X Ameaças




Análise SWOT SWOT é um acróstico formado pelas primeiras letras das palavras em Inglês forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ou, em Inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats


Por que usar a análise SWOT? A análise do SWOT é uma maneira muito eficaz de identificar suas forças e fraquezas, e de examinar as oportunidades e as ameaças que você enfrenta.


Realizar uma análise que usa a estrutura do SWOT ajuda focalizar suas atividades nas áreas onde você é forte e onde as maiores oportunidades se encontram.


Como usar a ferramenta?


Para realizar uma análise do SWOT responda perguntas como as abaixo.


Use perguntas similares:


Forças: Que vantagens você tem? Que você faz bem? Que recursos relevantes você tem o acesso? O que os outros vêem como suas forças?
Considere isto de seu próprio ponto da vista e do ponto de vista de outros. Não seja modesto. Seja realista. Se você sentir qualquer dificuldade, tente escrever abaixo uma lista de suas características. Algumas características representarão forças! Ao examinar suas forças, pense sobre elas com relação a seus concorrentes – por exemplo, se seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, ou se possuem processos de produção com qualidade elevada.


Fraquezas: Que poderia você melhorar? Que você faz mal? Que deve você evitar? Avalie a situação com base interna e externa: As pessoas percebem as fraquezas que você não vê? Seus concorrentes estão fazendo melhor do que você? É melhor ser realista agora, e enfrentar todas as verdades desagradáveis o mais cedo possível.


Oportunidades: Onde as boas oportunidades estão? Quais são as tendências que estão lhe interessando? As oportunidades úteis podem vir de coisas como: Mudanças na tecnologia e nos mercados em uma escala ampla ou direcionada. As mudanças na política do governo relacionaram-se com a sua atividade As mudanças nos padrões sociais, perfis da população, estilos de vida, etc.. Eventos Locais Uma abordagem útil consiste em olhar as oportunidades, você deve olhar suas forças e avaliar se encontra oportunidades. Alternativamente, deve olhar suas fraquezas e perguntar-se se você poderia criar oportunidades eliminando ou diminuindo as fraquezas.


Ameaças: Que obstáculos você enfrenta? O que a sua competência está fazendo? As especificações requeridas pelo seu trabalho, produtos ou serviços estão mudando? A mudança tecnológica está ameaçando sua posição? Você tem ou pode vir a ter problemas no seu cash-flow? Algumas de suas fraquezas podem ameaçar seu negócio? Realizar esta análise frequentemente irá contribuir para melhorar seu auto conhecimento e ampliar as perspectivas. Você pode também aplicar a análise do SWOT aos seus concorrentes. Isto pode produzir algumas introspecções interessantes.


A análise SWOT consitui-se em excelente suporte à realização do Planejamento Estratégico bem como para avaliação de projetos em geral.


PALESTRA SOBRE ANÁLISE SWOT


Um comentário:

VEJAM TAMBÉM