Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Ética nas Empresas. O impacto da Ética na Contabilidade.

Quanto mais evoluídos os grupos sociais mais fortes são os valores éticos observados.

Segundo Patrícia de Sá a ética pode ser definida como os valores e regras de conduta que são necessários para uma sociedade ou comunidade funcionar.

Ética nas Empresas. O impacto da Ética na Contabilidade.


Para um adequado relacionamento entre os participantes de um grupo social, é necessário que se estabeleça e se obedeça um código de ética. O código de ética é um conjunto de regras que definem padrões de comportamento entre os componentes de um grupo social.

Atitudes antiéticas podem desestabilizar uma organização. Atitude antiética é aquela que fere ao código de ética da organização.

Os códigos de ética ou códigos de conduta podem ser formais ou não formais. Algumas regras de conduta são pré-existentes e independem de estarem determinadas de maneira formal, por exemplo: usar roupa, cumprimentar as pessoas, etc... No entanto as organizações necessitam de códigos de ética formais.

O Controller e seu staff desempenham um amplo papel com relação à orientação sobre aspectos éticos na empresa. Freqüentemente o Controller é consultado sobre os resultados alcançados principalmente no curto prazo.

O Controller frequentemente é chamado a participar no planejamento de resultado da empresa, ele também interage durante o processo de apuração de resultado mensal.

Dependendo da atuação do Controller podemos ter a ocorrência de problema de ordem ética. De certa forma é normal o Controller procurar influenciar positivamente os resultados da empresa, mas essa influência deve ocorrer mediante a observância dos procedimentos vigentes.

Dependendo da forma de atuação do Controller podemos ter um grave problema de ordem ética.

Exemplo de problema de ordem ética: se o Controller segue continuamente às pressões da direção da empresa para modificar ainda que minimamente as demonstrações financeiras. Isso pode levar a mais e mais alterações.

Outro exemplo pode ocorrer quando as normas relativas aos relatórios de despesas são freqüentemente desacatadas, a não intervenção do Controller se configura em um grave problema de ética contábil.

Se o Controller não segue os mais elevados padrões éticos, o resto do grupo contábil não terá um líder para seguir.

Não é suficiente apenas mencionar que os mais elevados padrões éticos devem seguidos, se tais padrões não estão bem definidos. Para evitar problemas como esse deve-se criar e cumprir um adequado código de ética.

Pontos a serem tratados pelos códigos de Ética

Ø negociações de contratos;
Ø leis antitruste;
Ø conflitos de interesse;
Ø brindes;
Ø disposição de resíduos;
Ø boicotes internacionais;
Ø despesas com viagens;
Ø gastos em geral reembolsáveis por relatórios de despesas;
Ø contribuições a políticos;
Ø conservação e uso de ativos;
Ø padrões de conduta;
Ø local e segurança no trabalho;
Ø preconceito e discriminação;
Ø confidencialidade de informações financeiras e não financeiras:
Ø seleção de fornecedores ;
Ø favorecimento de fornecedor conhecido;
Ø Aceitar ou solicitar cortesias de fornecedores;
Ø obtenção de vantagens pessoais no uso de prerrogativas do cargo;
Ø utilização de ativos da empresa para fins pessoais.

De uma forma geral é a contabilidade a área que registra e reporta todos os bens, obrigações e movimentações nas diversas contas devedoras e credoras. Todos os registros contábeis e todas as transações processadas devem ocorrer sobre o máximo rigor contábil.

Rigor contábil significa registrar corretamente, no tempo adequado e comunicar para as pessoas certas. Também deve ocorrer análise e controle contábil suficientes para garantir qualidade da informação contábil, bem como proteção aos interesses da empresa e de seus acionistas.

A não aplicação sistemática pela contabilidade do necessário rigor contábil configura-se como grave problema.

O GRUPO CONTÁBIL TEM UM AMPLO PAPEL DE REFORÇAR OS PADRÕES ÉTICOS NA EMPRESA. 

O CONTROLLER DEVE TER O MAIOR INTERESSE EM MONTAR UM CÓDIGO DE ÉTICA QUE O GRUPO CONTÁBIL POSSA ASSUMIR E ASSEGURAR DE FORMA A MANTER APROPRIADOS PADRÕES ÉTICOS.

Palestra sobre Ética na sua empresa.
Faça um contato
arilopessilva@gmai.com
11.97227.7471

10 comentários:

  1. Prezado Mestre Ari.

    Um dos meus desafíos atuais está na construção e implementação das melhores práticas de Governança Corporativa que não deve apenas passar por criação de mensagens lindas, mas sim colocar em prática as famosas discussões dos Códigos de Ética e Conduta.
    Tenho buscado uma boa inspiração nas cartilhas da CVM e IBGC.
    São temas que não estão restritos a profissionais da área Financeira ou Contábil, mas sim atinge a todo colaborador e acima de tudo cidadão de uma sociedade, tão carente nos dias atuais de valores sólidos, positivos e justos.

    Adilson Ramos de Oliveira
    Relações Institucionais da Orizon

    ResponderExcluir
  2. A pratica da etica nas organizações se tornou um necesidade. Atualmente, em São Paulo, há várias Faculdades de Administração de Empresas e Economia que incluíram o ensino da ética em seus currículos.
    Simone Silva
    Acadêmica Administração FLA

    Anápolis, 22 de Setembro 2011

    ResponderExcluir
  3. Ser 100 % ético em um pais como o nosso, é heroísmo puro. Tudo aqui é na base do jeitinho, do favorecimento ou da massiota. Os governantes criam dificuldades para venderem facilidades as empresas. Mas mesmo assim, não acredito que a ética seja uma utopia, ela é um exercício que devemos fazer diariamente, para podermos construir o pais que queremos.

    Ian Moreira
    Estudante de Administração

    ResponderExcluir
  4. Atualmente as organizações têm se preocupado em ter em seu quadro de colaboradores profissionais éticos. No setor financeiro no qual trabalho é imprescindível que os profissionais sigam os seguintes princípios éticos: integridade, objetividade, competência, confidencialidade e profissionalismo, nenhum é mais importante que o outro, pois todos devem ser seguidos ao pé da letra. O profissional que não se enquadra dentro desses princípios, não terá chances no sistema financeiro.

    Laêssa Faria

    Acadêmica do Curso de Administração
    Faculdade Anhanguera de Anápolis

    ResponderExcluir
  5. Através de uma pesquisa feita pela revista UOL, que ouviu mais de 540 empresas, mostra que responsabilidade, ética e comprometimento com resultados são características que mais pesam na escolha do novo funcionário.

    Tatiane V. Silva
    Acadêmica do curso de Administração
    Faculdade Anhanguera Anápolis-GO.

    ResponderExcluir
  6. Agir com ética é dever di todo ser humano para viver em harmonia um com os outros.Porem muitas das vezes as pessoas não consegue definir o que realmente o que ser ético.Basta tratar as pessoas como gostaria de ser tratado já e um bom caminho andado.

    Magna Pereira
    Faculdade Anhanguera

    ResponderExcluir
  7. Ser ético nas organizações é sinal de sucesso e qualidade,pois toda organizaçõa que se preze tem di agir com ética, e com certeza conseguirás sobresair a concorrencia.


    Magna santos
    Fla de Aknapolis

    ResponderExcluir
  8. Nos tempos atuais, as empresas que estão que já atuam no mercado estão sendo obrigadas a mudar o modo como trabalham, e as que hoje estão chegando trazem consigo essa nova visão de mercado, que as organizações precisam ser ética tanto com seus clientes internos como clientes externos e o diferencial decisivo para a permanência e para o sucessos das organizações no mercado. As empresas hoje em dia com suas missões, visões, pirâmides de valores estão colocando ética em destaque acima de outros valores como rentabilidade e gente, pois já detectaram que ser ético nos tempos atuais e um diferencial competitivo no mercado tão acirrado como temos nos tempos atuais.
    Leonardo Antonio A. Guimarães.
    Acadêmico curso Administração de empresas 8° período;
    Faculdade Anhanguera de Anapolis.

    ResponderExcluir
  9. A ética faz parte da administração renovadora.O perfil do executivo exigido pelo terceiro milênio é um líder ético e competente.

    Simone Silva Barbosa

    ResponderExcluir
  10. A visão estratégica voltada para valores éticos, é a mais sustentável e valiosa vantagem competitiva.

    Tatiane Valdeci
    ADM FLA Anápolis

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM